Como conciliar a Graça e o Livre Arbítrio na doutrina da predestinação?
Paz e Bem !
Gostaria que algum protestante explicasse, com a habitual educação e sabedoria, a doutrina da predestinação calvinista.
Considerando que a Igreja Católica também crê na predestinação ainda que seja fator controverso no âmbito da teologia católica.
Santo Agostinho e São Tomas e tantos outros teólogos aceitam a predestinação dos eleitos ao paraíso, mas também afirma a liberdade da vontade humana, distinguindo-se dessa forma do Calvinismo.
Deus sempre será soberano, o que se discute é a graça em aparente contradição ao livre arbítrio.
A Igreja Católica afirma a predestinação como dogma de fide (o maior nível de certeza teológica), e ao mesmo tempo afirma o livre arbítrio e a possibilidade da queda pelo abandono da fé. Ou seja , ainda que Deus eleja , Ele sempre deixará ao Homem a possibilidade de rejeitar a graça.
Assim sendo, desde o Concilio de Trento , dogmaticamente a Igreja define a predestinação a partir da fé- De fide. A realidade da predestinação está claramente atestada em Rm 8,29 e seguintes: ... cf. Mt 25,34; Jo 10,27 e seguintes; At 13,48; Ef 1,4 e seguintes... A predestinação faz parte do plano divino da Eterna Providência.
Os tomistas , agostinianos e escotistas aceitam que Deus livremente determina por toda a eternidade, independente dos méritos da graça do homem, a chamar certos homens à bem-aventurança e conseqüentemente concede a eles graça que os guiará infalivelmente à correta execução do Decreto Divino.
A maioria dos molinistas, e também São Francisco de Sales (1622) ensinam uma predestinação condicionada (ad gloriam tantum), que é, postand popter praevisa merita. De acordo com eles, Deus, por sua scientia media, vê antecipadamente qual homem irá reagir livremente às várias disposições da graça.
Ele( Deus) conhece por antecipação e infalivelmente qual o uso que cada homem fará com a graça concedida a ele. Então Ele elege à bem-aventurança eterna aqueles que por virtude de seus méritos previstos cooperam perseverantemente com a graça.
Porém, As dificuldades que permanecem dos dois lados provam que a Predestinação, mesmo com uma razão iluminada pela fé, ainda é um mistério insondável (Rm 11,33ss).
O Concílio de Trento declarou-se contra o calvinismo, que a certeza do conhecimento da predestinação de alguém somente pode ser obtida por revelação especial... a Sagrada Escritura ordena o homem a trabalhar por sua salvação com temor e tremor (Fl 2,12). O que acha que está no alto cuide que não caia (1 Cor 10,12).
Comments
Estimado Frei Bento,
Estou terminando a leitura do livro "O Espírito Santo na Tradição Ortodoxa" do teólogo ortodoxo Paul Evdokimov, (S. Paulo, A M edições, 1996) em cuja página 109, referindo-se às três Igrejas (romana, ortodoxa e protestante), reza: "O Espirito Santo, o Espírito de comunhão fará Dom da sua alegria na qual as Três Igrejas se comprazerão em conjunto e, de cada Igreja, O Espírito fará Dom às outras. As Igrejas serão unidas não para se confundirem, mas para se conterem reciprocamente".
Parece que fugi da pergunta, mas que lembrar que no Ocidente deixamo-nos, por demais, nos envolver em questões racionais, escolásticas. Queremos "explicações" e não nos contentamos com manter tensões. A sua pergunta mostra um caso histórico, a tensão entre livre arbítrio e predestinação.
Bem, cabe observar que nem todo o protestantismo manteve a interpretação de Calvino. O luteranismo mantém a predestinação, mutatis mutandis, como o catolicismo, em que pese o acento na Graça. Mas, com a Declaração Conjunta de 31.10.1999, entre a Igreja Católica Romana e a Federação Luterana Mundial os anátemas da Reforma e Contra-Reforma (Trento) ficam superados, como a declaração o afirma explicitamente.
Por outro lado, desde o início do século XVII, surge o arminianismo, que rejeita o ponto de visto de Agostinho/Calvino, e dá ênfase à liberdade humana de rejeitar o dom da salvação, ou de perdê-la. O metodismo, surgido mais tarde, aceitou o arminianismo, bem como igrejas pentecostais como a Assembléia de Deus e outras.
A dupla predestinação não é dogma das igrejas reformadas (calvinistas), eu diria que teria o mesmo status do limbo, no catolicismo, antes da revogação recente do mesmo.
Um renomado teólogo reformado, Karl Barth, admirado pelo papa Pio XII, deu uma reinterpretação da eleição que ainda se encontra mais nas esferas teológicas, que no pensamento comum dos fiéis. A eleição se dá "em Cristo", não de modo individual, pessoal. Fomos eleitos em Cristo, como afirma o autor da carta aos Efésios. Cristo sofreu a condenação, nele se deu a "dupla-predestinação". A questão que resta é se isto não leva ao universalismo de Orígenes. Nesse ponto, Barth parece ter dito que nem afirma, nem nega. Aliás, Barth faz teologia dialética, não elimina tensões, não é simplista.
Fica aí algumas reflexões.
"Que todos sejam um... para que o mundo creia".
É impossível haver livre-arbítrio pleno e predestinação total.
Entretanto, se Deus é absolutamente onisciente, então tudo é predestinado.
Logo, se existe livre-arbítrio, então Deus não é onisciente.
Oieee Frei ,
Mesmo não me denominando protestante e sim Cristã venho humildemente expor minha opinião.
Como não sigo a Lutero ,Calvino ,ou outro homem além de Jesus tenho que buscar dentro da doutrina de Jesus ( e não de homens) explicação para a questão.
Em I Coríntios 15: 22 A palavra do Senhor diz que em Adão TODOS SEM EXCEÇÃO estamos predestinados a morrer : “Porque assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão glorificados em Cristo.”
Em Jesus todos nós ganhamos o advento da salvação , João 1: 12 : “Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no Seu Nome.”
Tito 2: 11 – “Porque a Graça de Deus se há manifestada, trazendo salvação a todos os homens.”
II Pedro 3: 9 – “ ... não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” Atente para a palavra TODOS !!!
Apocalipse 22: 17 – “...QUEM QUISER (livre arbítrio) receba de graça a água da vida.”
Deus não predestinou ninguém para a perdição.
Pelo contrário, é Seu desejo que ninguém se perca, entretanto DEUS não pode interferir nas decisões do homem, por força do LIVRE ARBÍTRIO que conferiu ao ser humano.
Todos tem a oportunidade de serem salvos, mas isso é exclusivamente UMA DECISÃO PESSOAL E INDIVIDUAL.Essa é a graça de Deus a nós.
A palavra de Deus diz que o homem é livre para decidir qual seu destino, mas é inegável a vontade de Deus para que TODAS AS SUAS CRIATURAS sejam salvas visto que a palavra diz que todas as almas pertencem a Deus.
Deus deixa essa vontade expressa nos livros de I Timóteo 2: 4 – “O qual deseja que os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” e João 3: 16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que TODO AQUELE QUE NELE crê não pereça, mas tenha a vida eterna”
Que Jesus morreu por TODOS NÓS É FATO mas a palavra é clara quando diz que os que crerem, serão salvos!
Jesus mesmo ratificou este princípio, garantindo que a salvação não é um prêmio só para alguns privilegiados, mas é extensiva a todos os que perseverarem na carreira cristã até o dia final. Diferente de Saul ,Demas, Alexandre,Himineu e tantos outros que abandonaram a carreira da fé.
Apocalipse 2: 10 – “...sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida.”
Apocalipse 3:5 – “Ao que vencer, de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da Vida...”
Deus nos deu sua palavra em favor de TODOS os homens, de todas as eras e de todas as condições: financeiras, culturais e étnicas :Ezequiel 18: 32 –“Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor. Portanto, convertei-vos e vivei.”
Mateus 7: 21 – “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino do Céu, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos Céus...”
Deus sofre em ver sua criação rejeitá-lo. Por isso, os que não se salvarem, se perderão de livre e espontânea vontade. Deus mostra o caminho :Jeremias 21: 8 “...eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.”ou Josué 24: 15 – “...escolhei hoje a quem sirvais...”
Deus quando nos concede a liberdade do livre arbítrio se compromete a não interferir na vontade humana, mas em toda a Bíblia demonstra profundo amor e interesse na conversão do pecador, pois deseja que ele viva para sempre.
É o homem quem escolhe e determina o seu destino eterno, e não Deus.
Atos 17: 30 – “... notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam." , I Timóteo 2: 4 “Que quer que todos os homens se salvem...” ou Atos 16: 31 – “...crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa.”
E assim como o senhor Frei bem mencionou : “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe, não caia.”
A doutrina da predestinação é que ninguém precisa arrepender-se porque o caso de todos já está pré-estabelecido. Se dissidentes dessa ideia estivessem corretos por que Paulo, cheio do Espírito conclama a que todos se arrependam? Não seria uma preocupação desnecessária do apóstolo, mandar se “cuidar” para não cair na vida espiritual, se o destino de todos estiver traçado?
I Tessalonicenses 5: 9 – “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.”
Jesus Cristo, o nosso Salvador pagou com sangue o preço da redenção de todos.
João 6: 37 “...o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”
João 6: 47 “...aquele que crê em Mim tem a vida eterna.”
Apocalipse 3:11 “...guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa.”
Deus jamais virá a nós dizendo: “Mudei de idéia contigo, Meu sacrifício está anulado, agora as regras do Plano da Redenção são outras.”
Não! Quem escolhe é o homem. O preço está pago para todos sem exceção!
Um dia Jesus ficou tão triste com a indiferença de Seu povo, que afirmou:
João 5: 40 “E não quereis vir a Mim para terdes vida.”
Acredito que todos nós nascemos predestinados ao céu, quanto a isso não tenho a menor dúvida, mas acreditar que Deus da a benção a um e a maldição ao outro, não entra na minha cabeça. Seria então o nosso Deus um Deus injusto? Um Deus que faz hoje, e amanhã se arrepende? esse pensamento é um pensamento completamente humano. Deus é Deus, não podemos encontrar nele atitudes puramente humanas, como o ódio e a vingança. Não consigo visualisar, eu, mãe, me vingando do meu filho, ou odiando meu Filho. Deus é perfeito e eu não, e mesmo assim jamais odiaria um Filho meu, fizesse ele o que fizesse eu sempre o perdoaria. Às vezes penso no motivo de ainda permanecer viva, e tenho certeza que é porque procuro caminhar nos caminhos de Deus, não que isso vá me dar mais tempo de vida do que a qualquer outra pessoa, mas existe algo que ainda preciso fazer, (talvez Deus não me tenha predestinado a fazer) mas Ele tem certeza que eu farei, então todo dia Ele me dá uma nova oportunidade de realizar.Olho para as pessoas que estão acamadas, que enfrentCâncercer, ou a morte de seus familiares. Aquelas que estão em busca de Deus, todos os dias encontram um novo motivo ppermaneceremerem lutando, e outras como Paulo dizem cumpri aquilo que me foi proposto, e agora é hora de ir.
+ Oi Amado filho! Lutero foi o filho que gerou o Protestantismo, este filho não conciliou com a Igreja que Jesus fundou!... Enquanto o Beato Anchieta com seu amor a Deus gerou santos! ...Lendo a pergunta o livre arbítrio é o que nos leva a Deus , porque as coisas de Deus é aberta para todos os povos inclusive o Catolicismo acolhe a todos! O Nosso Deus é um Deus Liberta dor aquele que por amor enviou Teu Filho ao mundo Jesus! Quanto a teólogos conheço uns filhos que não perderam a Unção do Espírito Santo, mas conheço uns que ficaram teóricos demais passa a para as pessoas a imagem de um ditador. Creio que Deus É Amor + Fé todo aquele filho ou filha {a} que abandona a Fé + Amor o mundo deste filho e {a} cai!... Pelas coisas que acontece na vida da gente somente Deus + as Bem Aventuranças! Segura nas Mãos De Deus e peçam sempre para A Mãe de Jesus o Filho de Deus ti envolver sempre com o Manto Sagrado Dela ! A Bem Aventurada Virgem Maria! Abraços com os Braços da Mãe Das graças para o senhor viu! E me perdoe se não respondi a pergunta na integra sou leiga, sou Católica! Abraços a todos com os Braços do Pai Eterno! +
Amei a explanacao e concordo que a forma calvinista de pensar é errada e leva incontáveis almas ao erro.
Neste aspecto, eu, tomista que sou, deixo de lado o Doutor Angélico e fico com a predestinação condicionada.
Olá Frei Bento
(opinião pessoal)
Um dos maiores erros que eu entendo com relação a Deus é justamente quando tentamos entender seu livre arbitrio (o livre arbitrio de Deus )
Então quando estamos 'engatinhando" nessa questão temos o erro de generalizar certos verciculos contidos na biblia , mas , a biblia tem que ser entendida em seu todo e não apenas por pontos de vistas pessoais que na maioria das vezes não traduz seu conteudo
temos que entender que Deus muda de proposito, isso é bem expresso com relação aos hebreus no livro de Deuteronomio esta registrado o MONTE DA BENÇÃO e o MONTE DA MALDIÇÃO, isso significa que mesmo Deus não esta condicionado a agir apenas de uma determinada maneira como entendemos quando estamos nos achegar a Ele e quando estamos tentando entende-lo..
Existe uma herança cultural que coloca um deus de cabelos longos branquinhos sentado em um trono e sempre pronto a perdoar, um deus bonzinho ao extremo, mas isso não é verdade
Exisetem varios pesos e varias medidadas que temos que ter em mente e saber avaliar ou analisar
Por exemplo Paulo deixa bem claro que a graça salva mas que também aquele que cumprir a lei sera salvo pela lei, como se entende isso? È simples Deus não condena o justo simplesmnte por não entender seus propositos pois justo é justo não importa se pelas leis divinas ou pelas leis humanas e muito mentos que tipo de fé professe (esse é um aspecto) vamos a outros aspectos sobre essa mesma quettão. Muitas pessoas começam suas vidas de um modo corrompido mas em um determinado momento mudam de atitudes radicalmente e se tornam altruistas ao extremo (esse é outro aspecto) Agora , eu entendo que é impossivél determinar o modo como Deus vai resgatar ou condenar as pessoas Jesus deixou isso bem claro quando disse que uns são chamados no começo do dia outros ao meio dia e outros no final do dia mas o "salário' é o mesmo.
Outra questão é que muitas pessoas não são impias por que querem mas por circunstancas então um ser humano comum não tem como avaliar tantos aspectos que influenciam na vida e conduta de uma pessoa, nem os juizes mais experimentados ou advogados não se arrriscariam a formular juizos sem conhecer o total conteudo da vida de uma pessoa
Finalizando (por falta de espaço) Jesus disse para não julgarmos , nesse caso em questão o não julgar é com relação aos processos que implica na questão da salvação ou não pois não temos capacidade para availiar o conteudo de cada vida e mesmo o determinar o que pode ser salvo ou não
(não estou impondo uma ideia mas sim expondo meu particular ponto de vista)
Um abraço
Paz
Predestinação ocorre sob a ótica divina, pela onisciência.
Livre arbítrio acontece na esfera humana, apenas enquanto percepção de liberdade na compreensão parcial, a qual nós podemos atingir.
Predestinação = Saber divino
Livre arbítrio = leitura humana do saber divino
Eis a maior prova do livre arbítrio
Deuteronomio 11
26 ¶ Eis que ponho eu hoje diante de vós a bênção ou a maldição;
27 a bênção, se obedecerdes aos mandamentos de Jeová vosso Deus, que eu hoje vos ordeno;
28 e a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos de Jeová vosso Deus, mas vos desviardes do caminho, que eu hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não tendes conhecido.
O que for dito além disso é especulação e apostasia.