Porque eu não deveria crer em Deus?

Meus Caros,

Creio em Deus e não vejo razão alguma para não crer. Pois tudo o que existe desde o universo, terra e homens indicam a existência de Deus. Penso que Deus seja a melhor explicação para a existência do universo e da humanidade.

Além disso, defendo dois pontos que para mim é relevante para manter minha fé:

1. Todo homem deseja ser feliz. E com base nesta verdade, posso dizer que sou muito feliz por crer em Deus.

2. Não tenho nada a perder se minha fé não for verdadeira. Embora eu creia que minha fé é verdadeira e veja boas razões para crer em Deus com base na existência humana, ainda que minha fé não fosse verdadeira não teria nada a perder, visto que se minha fé for falsa, o NADA me aguarda assim como aguarda os demais homens que não creem em Deus.

Sendo assim, minha base para crer é:

1. A melhor explicação para toda existência é Deus.

2. Todo homem deseja ser feliz e a fé em Deus me faz feliz.

3. Não tenho nada a perder após a morte se minha fé não fosse verdadeira.

Com isso, fica a pergunta: "Porque eu não deveria crer em Deus?"

Update:

Na resposta do usuário "Aquele Sentimento" me chamou atenção a seguinte frase: "não precisa ficar pedindo opinião de terceiros num fórum repleto de analfabetos funcionais".

Porém gostaria de observar o seguinte:

1. Minha pergunta neste fórum, embora seja aberta para todos, o destino não é para os crentes que tem as mesmas ou até mais razões que as minhas para crer em Deus, mas sim para quem de fato não crê. Pois aqueles que não creem nos acusam porque cremos.

2. Uma vez que busco a opinião principalmente dos descrentes e ele se apresenta como "Ateu - Não crê em Deus", isto quer dizer que ele se refere aos próprios ateus, incluindo ele mesmo quando diz: "analfabetos funcionais".

Comments

• Isso mesmo, usuário. Tupã seja louvado.

• "Creio em Deus e não vejo razão alguma para não crer."

Que tal verificar se a resposta deus é uma resposta efetiva, real e coerente ?

"Pois tudo o que existe desde o universo, terra e homens indicam a existência de Deus."

Essa é uma alegação falsa sua. Veja, partindo unicamente de evidências vc não chega a deidade alguma e esse detalhe invalida esta sua alegação.

"Penso que Deus seja a melhor explicação para a existência do universo e da humanidade."

Para o universo, a humanidade efetivamente não significa nada.

"Além disso, defendo dois pontos que para mim é relevante para manter minha fé:

1. Todo homem deseja ser feliz. E com base nesta verdade, posso dizer que sou muito feliz por crer em Deus."

Acredito que sua crença lhe traga felicidade, mas a crença em qq ideia de deidade dá tal impressão de felicidades aos aderentes a essas crenças.

Já como validade de resposta, sua alegria nada representa.

"2. Não tenho nada a perder se minha fé não for verdadeira."

Efetivamente tem. Vc meramente adere a sua fé pelos dogmas religiosos que lhe foram impostos.

"Embora eu creia que minha fé é verdadeira e veja boas razões para crer em Deus com base na existência humana, ainda que minha fé não fosse verdadeira não teria nada a perder, visto que se minha fé for falsa, o NADA me aguarda assim como aguarda os demais homens que não creem em Deus."

Como aposta, o deus de sua crença é mais uma aposta num jogo de alegações vazias. Há centenas de milhares de outras alegações de crença, sobre uma ou mais deidades. E cada uma só promete o mesmo que promete sua crença religiosa.

"Sendo assim, minha base para crer é:

1. A melhor explicação para toda existência é Deus."

A ideia "deus" não é uma explicação coerente. Mas é uma alegação cômoda.

"2. Todo homem deseja ser feliz e a fé em Deus me faz feliz."

Reduzir a alegria a uma resposta religiosa se mostra bem mesquinho. A alegria em si pode ser achada em muito mais coisas bem diferentes da crença religiosa. Mas se serve para vc, use como seu motivo de alegria. Nem todos querem ou precisam da mesma resposta que vc.

"3. Não tenho nada a perder após a morte se minha fé não fosse verdadeira."

A não ser o direito de investigar a realidade. Efetivamente vc apresentou a aposta de Pascal, que é uma alegação já refutada.

• Olá Alex.

Vou lhe sugerir refazer sua pergunta.

Porque você crê no seu deus especificamente?

Porque não em Horus? Shiva? Tupã? Khali? Alá? Zeus? Odin? Ou algum outro (a lista é enorme).

Porque é o seu deus que existe e não os deuses dos outros?

Do mesmo jeito que você é descrente em relação aos deuses dos outros, nós os ateus, somos descrentes em relação ao seu deus.

Mais um detalhe: Crer em um ser imaginário apenas como "zona de conforto" no pós morte tipo: Melhor eu temer a deus, vai que ele existe. Se não existe o pós vida vai ser igual o dos ateus, más se ele existe é só pedir para levantar minha ficha que ele vai ver que acreditei nele durante a vida e assim vou me dar bem. Isso é um claro indício que você tem um enorme MEDO do que pode lhe acontecer no pós vida, e este MEDO é a verdadeira força que rege sua vida.

E se quando chegar la no suposto céu o deus verdadeiro for Tupã e você orou a vida toda por Jeová? Te garanto que os ateus vão estar melhor que você.

E para fechar:

- Deus já foi totalmente "dispensado" para qualquer explicação quanto a existência do universo e humanidade. Não existe mais nada que requer a existência de um deus qualquer para ser explicado, (inclusive o seu deus).

- Nem todo ser humano deseja ser feliz, há inúmeros casos de pessoas que estão em sofrimento neste exato momento e gostariam de dar cabo da própria vida.

- Você tem muito a perder se sua fé não for verdadeira, você desperdiçou uma vida em cima de uma posição ideológica falsa, além de desperdiçar recursos em ofertas e dízimos.

Na sua lógica Alex, você deveria crer também em papai Noel, pois se ele não existe você simplesmente não vai ganhar nada, más vai que ele existe, quem sabe você não ganha um presentinho em dezembro próximo?

Quando você entender que tudo se trata de um sentimento de MEDO quanto a continuidade de sua consciência depois de sua morte, entenderá porque usa tanto o jargão: "Sou TEMENTE a deus.

Abraço!

• voce pode CRER no que QUISER !!!!!!!

isto faz PARTE do que se chama LIBERDADE INDIVIDUAL

siga sua CRENÇA e seja feliz !!!!

NINGUEM TEM NADA A VER COM ISTO !!!

APENAS UM SENAO :

a sua crença é SUA crença,

nao tem NADA a ver com :

1- crença dos OUTROS

2- REALIDADE , isto nao depende de NINGUEM, é um fato que CONTINUARA existindo mesmo que todos morramos

conheço um bando de gente que :

- tem fe na vitoria do corinthians

- se diz ser o elvis presley

qto a sua "base para ser feliz" apenas DISCORDO do item 1

a melhor EXPLICAÇAO para toda existencia é a CIENCIA

a ciencia explica,

na religiao se aceita

na ciencia qdo os fatos desmentem uma teoria, esta é JOGADA FORA

na religiao. qdo os fatos contrariam a crença, jogam o FATO FORA (negam)

o TEMPO (e o espaço) começou com o big bang, surgiram estrelas, planetas,

da materia surgiram aminoacidos, vida e nois

• Que confusão.

• Você não deve, você pode, pois dever é algo que a igreja impõe e não a descrença, descrença é opção, se você crer em deus, melhor ainda para você, será bem aceito na sociedade, já eu, falo apenas, não acredito em deus na faculdade, que já sou vista como filha de satã rsrsrsrs!! Mas já me acostumei com a aversão e pré-conceito.

Então aproveite sua crença se acha que é feliz com isso.

• vc ta certa

• Assim como a fé (e não a mera filiação a uma religião), o ateísmo nasce de um certo período de reflexão. Crer ou não em deus é uma decisão que você tomará conforme suas experiências, não precisa ficar pedindo opinião de terceiros num fórum repleto de analfabetos funcionais.

------------------------------------------------------------------------------------

Não sei se já percebeu, mas aqui está cheio de pessoas que se acham inteligentes demais (principalmente entre os ateus). E eles podem aparecer aqui com quinhentos argumentos copiados e colados de algum lugar tentado provar suas convicções. Mas isso é algo que deve partir de você e não da opinião de pessoas que respondem via ctrl v + ctrl c.

PS. Sou ateu.

Sign In or Register to comment.