Devem orientar sim, opinar também, mas nunca decidir por eles.
Sabe poeta, nossos pais ( em sua maioria ) e não falo aqui só de pais biológicos, mas dos pais que adotamos, como um amigo mais velho, como um tio, ou um pai que nos gerou no coração, então, te digo, eles tem mais experiência de vida e por isso opinam, mas, sempre existem aqueles que querem nos controlar, por isso, é interessante sempre verificar se nossa opção e escolha tem futuro mesmo e para isso temos muitas formas.
Eu acho que os pais podem opinar, podem dizer aos filhos quais serão as consequências de uma decisão mal tomada, mas nunca devem decidir pelos filhos.
Comments
Devem orientar sim, opinar também, mas nunca decidir por eles.
Sabe poeta, nossos pais ( em sua maioria ) e não falo aqui só de pais biológicos, mas dos pais que adotamos, como um amigo mais velho, como um tio, ou um pai que nos gerou no coração, então, te digo, eles tem mais experiência de vida e por isso opinam, mas, sempre existem aqueles que querem nos controlar, por isso, é interessante sempre verificar se nossa opção e escolha tem futuro mesmo e para isso temos muitas formas.
Errar é inevitável, e é bom ouvir conselhos sim.
Beijão!
Orientar, sempre
Tomar a decisão por eles, nunca
Isso depois de uma certa idade na qual a criança já tem discernimento para saber escolher
Claro q sim.
Ninguém melhor q os Pais p auxiliar os filhos e intervir nas suas escolhas, principalmente se eles ainda forem dependentes e não tiverem maturidade p decidirem sozinhos. A experiência dos pais nessa hora conta mto.
abrs
Devem de ajudar nas escolhas, mostrando o certo, o errado e o duvidoso, mas cabe ao filho se descobrir e decidir.
Acho que a função dos pais é mostrar o caminho pros filhos, alertando quanto aos perigos, pedras que encontrarão no percurso mas permitir que o percorram sozinhos.
Dar opinião, aconselhar mas nunca decidir por eles ou querer realizar neles os sonhos frustrados de sua própria vida.
Deixo aqui um texto que pra mim diz tudo:
Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã,
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós,
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força
Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria:
Pois assim como ele ama a flecha que voa,
Ama também o arco que permanece estável.
Oi Poeta
Eu acho que os pais podem opinar, podem dizer aos filhos quais serão as consequências de uma decisão mal tomada, mas nunca devem decidir pelos filhos.
Mas, o mais importante de tudo, é dar bom exemplo aos filhos, os filhos que podem se espelhar nos pais, vendo que os pais tomaram as decisões certas, provavelmente não terão dificuldade em escolher o melhor na hora de alguma decisão.
Outro fator importante também é o apoio, mesmo que um filho tome uma decisão errada, que faça ele "quebrar a cara", se tiver o apoio dos pais certamente conseguirá superar e se levantar novamente. Afinal ninguém é perfeito.
Beijos.
Creio que opinar sim , mas intervir nunca, so com conselhos , senao por que seriamos pais.
intervir acho q não
mas aconselhar sim
Devem apenas orientar.
Abraços
Hum...pergunta dificil...sou completamente a favor da liberdade de escolhas, mas tratando de filhos nossa, nem sei bem o q dizer, mas achu q o máximo q tento passar pros meus filhos é o meu ponto de vista de determinadas escolhas deles...e seja o q Deus qzer!
bjO ^^