Como acrescentar nome no registro de nascimento?OBS:Não é sobrenome!!?
Minha sobrinha foi registrada apenas com o nome da mãe dela,meu irmão(que é o pai)faleceu,falamos com o juiz para acrecentar o nome e sobrenome dele no registro,mas o advogado não fez nada ainda,mas sabemos que isso será possível!!Como meu irmão morreu sem ter conhecido a filha,gostariamos de poder colocar um nome em homenagem a ele,o nome dela é Ruama,como disseram que não podemos mais retirar o nome,queremos então,pelo menos acrescentar Marcelly.O que devemos fazer para conseguir??Me ajudem por favor!!
Comments
Para alteraçaõ de nome, precisa promover uma ação que se chama Ação de Retificação de Registro, que tramitará perante a Vara de Registros Públicos ou, se não houver na sua cidade, na Vara Cível.
Ressalto que esse tipo de ação somente será procedente, ou seja, somente o juiz autorizará a mudança ou acréscimo do nome se a razão for pertinente. Não estou certa de que será possível no seu caso, pois se trata apenas de um prenome. Os juízes têm deferido a retificação nos casos de nomes que expõem a pessoa ao ridículo, nomes incompreensíveis ou quando falta um sobrenome de um dos pais que é essencial para indentificação do indivíduo.
Se a crianca e muito pequena nao havera muita demora por que ela nao tem carteira de identidade cpf etc eles nao tem muito o que procurar a respeito dela mas vcs vao ter que converser alguns o porque querem acrecentar um novo nome na crianca o que nao e de se extranhar.