Para melhorar o trânsito é preciso acabar com os carros velhos?

Todos sabem ou deveriam saber que carro velho só fere mesmo o senso estético das pessoas. Basta verificar nos pátios das seguradoras e delegacias para se certificar que nos acidentes realmente graves quase nunca há carros velhos envolvidos. Os doidos do volante, aqueles que matam e morrem no trânsito, são quase sempre jovens pilotando possantes carros novos.

Quem recomenda a retirada dos carros velhos está preocupado com o trânsito, ou quer que o coitado que tem um carro velho volte a andar a pé?

Update:

Não haveria nada demais em retirar os carros e outros veiculos velhos de circulação, desde que existissem outras opções à disposição daqueles que precisam de um veiculo para trabalhar. O fato é que nenhuma montadora fabrica nada do gênero e pelo Brasil afora muitos tiveram que improvisar inclusive veiculos todo-terreno de baixo preço baixa velocidade boa economia e capacidade de carga. Vide :Tuco-tuco ; tuc-tuc; mula mecanica etc além das ximbicas citadinas que são carros comuns toscamente transformados em "caminhonetes" etc.

Comments

  • Seria uma boa e necessária providência, pois além de melhorar o transito estaria dando melhores condições de segurança aos usuários e também estaria colaborando para o melhoramento das condições ambientais do nosso planeta.

  • A unica forma de melhorar o trânsito é parar de vender veiculos e alargar as vias públicas.

    Investimento a curto prazo no transporte publico, principalmente o metrô. Vide as grandes metrópoles, o transporte e todo centrado no metrô, que é rapido, não polui e não stressa.

    Ok

    paco

  • Não é a idade do carro que interessa mas sim o estado.

    Um carro semi novo faltando espelho retrovisor, com pneu careca, capò amarrado com arame, é mais perigoso que um velinho bem conservado.

  • Os que andam de carro velho são os que não tem condições de comprar um novo, se todos recebessem um salário digno e não pagassem tantos impostos acho que não existiria tantos carros velhos circulando por aí e tem outra, deviam tirar esses caras andam de carros novos que ficam desobedecendo as leis de trânsito, pior ainda essa "Lei seca", o motorista que é pego simplesmente paga uma fiança é liberado e continua dirigindo.

  • Depende do tipo de carro velho. O que não pode é deixar carros totalmente acabados, sem manutenção, rodar por aí! É um perigo para os motoristas.

    Mas é como você disse, muito se vê nos pátios da polícia carros novos, caros, importados; enquanto os carros velhos continuam circulando. Isso também se deve ao fato de que os motoristas não são todos iguais e, os que tem carro velho, geralmente tem mais experiência no trânsito (como também pode se dizer a hipótese financeira) enquanto os jovens, maiores responsáveis por acidentes, sempre estão com carros novos.

    Entretanto, estes dirigem perigosamente e acham que nunca vai acontecer nada com eles, são imprudentes e irresponsáveis.

  • Para melhorar o transito e também a segurança nele, uma das etapas importantes é acabar com os carros mal conservados e sem a mínima condição de rodar. E não necessariamente velhos.

    Outra etapa é acabar com os motoristas imprudentes. Cassar a carta é pouco para muitos dos casos.

    Cadeia e multa pesada foi a receita de muitos países que hoje tem um transito civilizado.

    Desculpem, pode parecer uma opinião elitista mas carro significa despesa. O cara precisa ter condição financeira suficiente para poder manter um carro em condições de rodar com segurança, mesmo que seja um velhinho.

    Aí vem um Maluf falando de botar um tampão sobre o rio nas marginais em SP para aumentar o número de pistas. Precisa é de um transporte coletivo de qualidade para que ricos e pobres possam usufruir dele e aliviar o transito nas grandes cidades.

  • O mercado de automóveis no Brasil está efervescente, mas a infra-estrutura das cidades brasileiras está sem gás. Milhares de carros são licenciados em todo o país diariamente. E enquanto modelos tinindo de novos ganham as ruas e estradas brasileiras aos borbotões, problemas crônicos e estruturais ameaçam atravancar cada vez mais o trânsito.

    Frota com idade avançada, transporte público deficiente, fiscalização ineficaz e falta de planejamento configuram um cenário caótico para o tráfego. Isso num país cuja frota total evoluiu 27,3% nos últimos sete anos, e hoje já soma mais de 25 milhões de veículos. No caso dos automóveis, a idade média da frota nacional está em torno de nove anos e a renovação, apesar das vendas em alta, ainda caminha a passos lentos.

    As sugestões são muitas, mas poucas saem do papel. Uma delas é a vistoria anual. Prevista no Código Brasileiro de Trânsito desde sua publicação, em 1998, visa fiscalizar as condições técnicas dos carros. "A vistoria é uma ferramenta eficaz para, indiretamente, renovar a frota e tirar de circulação veículos sem condições que acabam enguiçando e atrapalhando o trânsito", diz Orlando Moreira, coordenador geral de infra-estrutura de trânsito do Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito.

    Uma década depois, porém, só o Detran do Rio de Janeiro faz as vistorias. "Hoje, em todo o país, os veículos são licenciados analisando-se a documentação e não sua saúde mecânica. O carro sofre de uma negligência do dono e da omissão do governo, que não implantou a inspeção veicular", critica Roberto Scaringella, especialista em tráfego e ex-presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo.

    Há até a previsão de a vistoria obrigatória passar a ser aplicada em todos os Estados, e a promessa de não permitir a renovação do licenciamento anual de veículos sem manutenção adequada. Tudo depende de um projeto de lei que aguarda aprovação no Congresso Nacional. Mas, para muitos especialistas, a vistoria, por si só, não basta. É preciso fiscalização.

    A própria obrigatoriedade da inspeção no Rio, por exemplo, criou num mercado paralelo. É comum, ao lado dos postos de vistoria do Detran, encontrar sujeitos se oferecendo para "emprestar" (em troca de quantias nem sempre módicas) toda sorte de itens automotivos: extintores de incêndio dentro da validade, lentes para faróis e lanternas -- e até pneus novos.

    boa sorte...

  • acredito q num tem nada a ver

    veja nas estradas, 90% dos motoristas q correm mto com o carro são carros populares (uno, gol, corsa) qm tem carro q pode correr mais geralmente respeita os limites

    o ruim dos carros velhos eh q eles quebram nas ruas e complicam o transito, mas se o cara num ganha nem pra por gasolina no carro sofrido q ele compra, como q q ele mantenha um carro novo

  • CARRO VELHO SIM, TEM QUE APOSENTAR mas não os antiguinhos...tipo os corcel, belina, opala, gol, parati...

    tem carro velho bom rodando aí e que é muito melhor do que essas desgraçadas carroças de mil cilindradas, que fazem o nego se meter em divida de quase 7 anos num carro que não dura nem 5...

  • A idade do carro não tem nada haver com o transito.

    Carros velhos precisam estar em condições de dirigir, como não se faz mais inspeções veiculares vemos carro sem condições rodando por ai.

    O maior problema disso é com relação a segurança e não ao transito...

    Para resolver o problema de transito, é preciso governos Federais e Estaduais sérios, que façam invertimentos em infra-estrutura e nao campanha politica.

    Metro, Ferrovias, anéis viários, todas essas obras foram negligenciadas pelo governo nesse 10 anos de PT, agora estamos pagando a conta.

    O lado triste é que essas obras são longas, mais de 5 anos de duração, imagina quanto tempo vai levar para resolver o problema...

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