porque Moisés afirmou que o sol é maior que a lua, se a olho nú é impossível esta verificação?

em que ano foi constatado [cientificamente] que o sol é maior do que a lua?

Moisés, 1593 AC, afirmou que o sol é maior do que a lua!

E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.

Gênesis 1:16

quando diz: "...dois grandes luminares..." é referência clara ao "tamanho", e não quanto à intensidade de luz.

leia o evangelho.

Update:

obs: se a intenção fosse descrever a luminosidade, usaria-se frases tais como: "luminar mais intenso" ou ao menos: "luminar menos intenso" ou "luminar mais forte" e "luminar mais fraco"

conhecendo a bíblia, por sua linguagem clássica superior, sei não haver a possibilidade de tal erro.

Comments

  • Ironias à parte, só esse fato, de Gênesis dizer que o Sol era MAIOR do que a Lua, já prova que a Bíblia foi "inspirada por Deus" (2 Timóteo 3:16), pois realmente, aqui da Terra, os "discos" do Sol e da Lua PARECEM iguais (às vezes, a Lua parece até maior do que o Sol).

    Como Gênesis sabia disso, sem um telescópio?

    E não é só aí.

    Em Jó 26:7, que também foi escrito por Moisés, diz que a Terra "está suspensa sobre o nada" (ou sobre o vazio)".

    Os homens só puderam COMPROVAR isso, que a Terra está como que "suspensa no ar", no século 20, quando puderam "orbitar" a Terra, ou quando puderam viajar em volta dela.

    Como Jó sabia disso, mais de 3.500 anos atrás? E sem telescópio? (João 17:3,17 - Atos 20:20)

  • Porque ele foi inspirado por Deus. Ninguém pode ver o sol mas a ciência já constatou que o sol é o maior planeta.

  • O relato de Gênesis conta que, durante o quarto “dia” criativo, Deus fez com que houvesse luzeiros “na expansão dos céus”. (Gên 1:14, 19) Isto não indica que ali veio à existência a própria luz (hebr.: ʼohr), visto que se mostra que ela já existia antes. (Gên 1:3) Nem quer isso dizer que o sol, a lua e as estrelas foram criados neste ponto. O versículo inicial da Bíblia declara: “No princípio Deus criou os céus e a terra.” (Gên 1:1) De modo que os céus, com seus corpos celestes, inclusive o sol, existiram por um período indeterminado antes dos processos e dos eventos declarados como ocorrendo durante os seis períodos criativos descritos nos versículos seguintes do primeiro capítulo de Gênesis.

    Deve-se notar que, ao passo que Gênesis 1:1 declara que Deus, no princípio, “criou” (hebr.: ba·ráʼ) os céus e a terra, os versículos 16 e 17 de Gên 1 declaram que, durante o quarto “dia” criativo, “Deus passou a fazer [hebr., uma forma de ʽa·sáh] os dois grandes luzeiros, o luzeiro maior para dominar o dia e o luzeiro menor para dominar a noite, e também as estrelas. Assim, Deus os pôs na expansão dos céus para iluminarem a terra”. A palavra hebraica ʽa·sáh, freqüentemente traduzida “fazer”, pode significar simplesmente estabelecer (2Sa 7:11), designar (De 15:1), formar (Je 18:4) ou preparar (Gên 21:8).

    Assim, o registro declara aqui o que os já existentes sol, lua e estrelas se tornaram então com relação ao planeta Terra. No primeiro “dia”, a luz (hebr.: ʼohr) evidentemente penetrou aos poucos nas camadas de nuvens que ainda envolviam a terra e se teria tornado visível ao observador terrestre, se tivesse havido um. (Gên 1:3) No quarto “dia”, as coisas mudaram. A declaração de que Deus “os pôs na expansão dos céus” naquele dia expressa que Deus fez com que as fontes de luz (hebr.: ma·ʼóhr), a saber, o sol, a lua e as estrelas, se tornassem discerníveis na expansão. O objetivo deles era “fazerem separação entre o dia e a noite” e “servir de sinais, e para épocas, e para dias, e para anos”. Além de serem sinais da existência e majestade de Deus, os movimentos desses luzeiros habilitam o homem a marcar com exatidão as estações, os dias e os anos. — Gên 1:14-18; Sal 74:16; 148:3.

    A mesma palavra hebraica (ma·ʼóhr) é usada com referência ao equipamento iluminador no tabernáculo, que empregava óleo aceso como meio para produzir iluminação. (Êx 25:6; 27:20; 35:8, 14, 28; Le 24:2; Núm 4:9) Em Provérbios 15:30, é usada figurativamente na expressão “luminosidade dos olhos”. O Egito é profeticamente advertido de que se retirará toda a luz por Jeová escurecer e encobrir todos “os luzeiros [uma forma de ma·ʼóhr] de luz [ʼohr] nos céus”. — Ez 32:2, 7, 8.

  • Moisés não mentiu.

    O sol é maior do que a lua.

    Mesmo ele não sendo cientista e não tendo informação a época para falar isso, esse fato mostra que o texto foi feito com inspiração divina.

  • Ele não mentiu. Se você não sabe, a Bíblia não foi escrito da cabeça de um próprio homem, mas sim com inspiração divina. Então não foi só por observar, mas foi Deus quem tratou com Moisés isso. E, aliás, tudo o que está na Bíblia é Deus quem trata. Mais uma coisa, Moisés foi o único com quem Deus falava face a face.

    Então disse: Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu o Senhor a ele me faço conhecer em visão, falo com ele em sonhos.

    Não é assim com o meu servo Moisés; ele é fiel em toda a minha casa.

    Boca a boca falo com ele, claramente e não em enigmas, e ele contempla a forma do rosto do Senhor. Por que razão, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?

    Números 12:6-8

    Eu acho que isso é uma das provas que a Bíblia é realmente verdadeira, o que está nela é real. Você não acha?

  • Embora para nós simples mortais pareça difícil chegar a essa conclusão gênios do passado já a conheciam. Eratóstenes mediu o diâmetro da Terra em 300AC, Observando a projeção da sombra da Terra sobre a Lua determinaram o diâmetro e a distância da Lua,Com a Lua em quadratura mediram a distância do Sol grosseiramente claro. Os Caldeus eram capazes de prever eclipses, então, talvez já conhecessem esse fato, quem sabe até por antigas tradições.

  • A palavra hebraica traduzida “fazer”, no Gê 1 versículo 16, não é a mesma que a palavra para “criar”, usada em Gênesis, capítulo 1, versículos 1, 21 e 27. “Os céus”, que incluíam os luzeiros, foram criados muito antes de o “primeiro dia” sequer começar. Mas a luz desses luzeiros não atingia a superfície da Terra. No primeiro dia “veio a haver luz” porque a luz difusa passou a atravessar as camadas de nuvens e tornou-se visível na Terra. Com isso, à medida que girava, a Terra passou a ter dia e noite. (Gênesis 1:1-3, 5) As fontes dessa luz ainda eram invisíveis da Terra. No entanto, durante o quarto período criativo, aconteceu uma mudança notável. O Sol, a Lua e as estrelas passaram então a ‘iluminar a terra’. (Gênesis 1:17) “Deus passou a faz[ê-los]” no sentido de que passaram a ser vistos da Terra.

  • Sim, é possível verificar isso. Ao amanhecer ou ao pôr do sol, se você observá-lo no horizonte, haverá um momento em que a luz dele não machucará os olhos. É nesse instante que pode-se ver uma parte dele, uma parte de sua circunferência. Comparando o raio desta com o raio lunar, fica óbvio que o primeiro é maior que o segundo.

  • A Bíblia não é um Livro de Ciências .

  • Revelação divina.

Sign In or Register to comment.