Homenagem aos Poetas e as Poetisas do Yahoo! Aceitam ?
Poeta
Ser poeta é ter a capacidade de medir a alma humana, não em grandeza, mas em profundidade. É ter a facilidade de dizer em poesia o que muitos sentem, mas não sabem exprimir. É viver um pouquinho da vida de cada um, dos sonhos de cada um, das felicidades e infelicidades de cada um.
Um poeta é um ser múltiplo, mas solitário muitas vezes. É um ser só repleto de sonhos, dele e dos outros. Um poeta dói sempre em si mesmo. Ele se desnuda, quando nem todos sabem compreender a sua nudez e ele se entrega quando nem todos estão preparados para recebê-lo.
Um poeta inventa palavras, reinventa a vida. Cria sonhos que nem sempre vive.
Quando ele ama, ama intensamente; quando sofre, sofre como ninguém. Ele não conhece mais a vida que outras pessoas, mas talvez caminhe um pouquinho à frente nas adivinhações das probabilidades dos sonhos, das possíveis dores e lágrimas. E nem por isso pára no meio do caminho... ele avança, vivendo por ele, vivendo pelos outros, com todos os riscos que isso pode acarretar.
Um poeta é uma alma à parte. Não melhor, nem pior. À parte, apenas. Ele é a corôa de si mesmo, de glórias, mas também de espinhos. Ele sangra voluntariamente se a razão é o amor.
Um poeta é uma multidão em um único ser.
Letícia Thompson
COMENTEM!
A todos meus amigos Poetas e as Poetisas que inventam nosso dia com palavras que inspiram tanto amor e os vários sentimentos alienados no coração....
Eu tmb gostaria de ser homenageado! Mas ninguém vai se importar muito com isso....nunca ganhei uma homenagem ou algo parecido...tenho sensação de que ninguém gosta de mim....=/
Agradeço a todos!
Comments
Ôôôôôôôôôôô.... qual é meu camarada, qual é meu amigo, qual é meu irmão, qual é meu poeta... faz assim não... aí você machuca... você sabe que um poeta não deve deixar vazar, esse tipo de sentimento, para outro poeta...; eu já estava entusiasmado ao ler a sua pergunta, depois, vim para a sua pergunta, em seguida, comecei a ler o conteúdo, quase me abalo (ultimamente ando assim, hipersensível...), louco para chegar ao final e procurar a palavra, para iniciar a minha resposta, e quando cheguei ao final, já estava com a resposta pronta na ponta do fio do cabelo (encaracolado, prateado... maior que o normal...), seguindo para os últimos 2 parágrafos, VOCÊ ME DERRUBOU!!!
E agora... como é que El Moreno, (vindo a pouco de uma tempestade de meteoritos que atingiram em cheio a minha mochila de letrinhas tristes) vai responder...., fala!... começar por aonde?... você não me deixou nenhuma alternativa..., já esqueci o que li lá em cima... estou focado nesta sua temporária tristeza... e também fiquei triste, porque não só você, mas, todos os poetas e poetisas, acham que merecem homenagens, por termos o dom da sensibilidade mais aflorante do que as pessoas comuns.... ah, pessoas comuns... como deve ser bom apenas LER, e não, LER e ESCREVER.... ah, benditas pessoas comuns, que riem, choram, ficam tristes, alegres, e despendem tantos outros sentimentos que nem é bom comentar por aqui... (deixa quieto, senão...) e nós, CATADORES DE LETRAS e FORMADORES DE PALAVRAS, humildes letras e às vezes tristes palavras, que dardeamos às telas destas pessoas comuns, e também às nossas próprias, como nos sentimos...? EU DIGO À VOCÊ, como nos sentimos: simples... somos simples, simplórios, simplésimos, aparentemente, na verdade, SOMOS INSACIÁVEIS!!! sim... insaciáveis por querer, a todo os dias, escrever, escrever, escrever... e ler, ler, ler... ao ponto de chegarmos a este ponto e vírgula... é, isto mesmo... NÓS SOMOS: PONTO E VÍRGULA, VÍRGULA, RETICÊNCIAS, ASPAS, COLCHETES, PARÊNTESES, acentuamos aqui, ali, acolá... mas, NUNCA TOMAMOS A CORAGEM DE COLOCAR UM PONTO FINAL!!! (está vendo... usei a exclamação, 3 vezes!)
Você e nós, poetas e poetisas, sabemos por qual razão não gostamos de usar o PONTO... final... AINDA BEM!!!
Agora responda: VOCÊ, AINDA QUER QUE CADA UM DE NÓS, estudantes de ESCREVER POESIAS, façamos uma homenagem para você... POETA DO AMOR???
Catapultas alexandrianas neste seu coração que só sabe falar... de AMOR... e muito bem... (eu acho...)
EL MORENO (ainda, sem saber responder a pergunta do Poeta...)
PS.: Poeta, você esqueceu de dizer, lá em cima, que nós somos o APÊNDICE, dos sorrisos e das lágrimas...
Meu amigo, me sinto contemplado por essa homenagem e você também
deve se sentir, pois posta poesias belÃssimas na nossa comunidade, estamos nos tornando um grupo grande de sonhadores e isso é maravilhoso.
Um fraterno abraço!!!!
*Poeta, muito bonito esse texto, e obrigada por o ter postado, não o conhecia...Faz me lembrar outro poeta que dizia algum assim:"Ser poeta é ser mais alto, é ser maior que ninguém, é beijar como quem morde..." e por ai adiante.
Eta, o que é isso!...Como ninguém gosta de você?!...So fato de ter tanta gente a responder e procurar as suas perguntas é um indicio disso....Aah!... Ok,já entendi, carência.... E uma muito pequeniiiina chantagesiinha emocional...Ah!ah!ah! ESTA BEM!... Como sou um coração mole vou escrever umas frases de ânimo também como a sua poesia ou como vejo a sua personalidade, da qual eu muito aprecio:
" A um Poeta Camaleão:Multiforme e Multicolor"
"Do alto da sua jovem idade,
mas sem que isso constitua uma barreira
ou limitação,
exerga o mundo e um "outro lado",
aonde habita o engenho e a emoção.
Veste-se de todas as cores,
como um rebelde arco-iris entre as nuvens,
busca algo inusitado captando tanto o sol como a lua.
Fascina-me todas essas "nuances",
essas formas e brilhos,
que me pergunto a mim mesma se será uma benção
ou sonhos de andarilho.
Raramente eu vi algo assim...
alma antiga, em corpo jovem,
que me decidi seguir o avatar sensÃvel,
em busca de alguma prova,
mas não,
não é difÃcil de decodificar...
Alma sensÃvel e delicada
e com uma interessante inteligência a coroar,
e hoje encontrei outra faceta,
deste poeta homem-menino,
e por gostar de supresas(quando elas são boas)
vou continuar o escrutÃnio.
Poeta do Amor;
Poeta Solitario,
e eu digo Poeta sem Idade
pois para ser um poeta é so preciso Ser Grande
Ser mais alto em sensibilidade"
Espero que goste é para você, gostaria de estar em um melhor dia de inspiração, porque você merece, mas ficou so assim...
*Bxxx a você e a todos.
PS: Ah! Espero que entenda o português, porque é português de Portugal.
Amei!!!!
Olá querido! Bonito poema.
Todos os poetas e poetisas merecem homenagens, por nos presentear com suas belÃssimas inspirações.
Só não gostei do trecho:Eu tmb gostaria de ser homenageado! Mas ninguém vai se importar muito com isso....nunca ganhei uma homenagem ou algo parecido...tenho sensação de que ninguém gosta de mim....=/
Que melancolia é esta depois de postar palavras tão bonitas?
Você é muito querido, saiba que tens um lugar especial em meu coração, pelo doce de pessoa que vc é, está me conquistando a cada dia e não apenas eu .
Você sabe o quanto é querido no YR.
Esta homenagem também é sua, vc merece. Depois de postar tantos poemas lindos, mexendo com nossos sentimentos, nos emocionando a cada palavra, cada trecho.
Este eu dedico a vc:
EM SEUS VERSOS EU ME ENCONTRO!!!
De tempos em tempos eu passo...
Leio-te me apaixono...
Perco-me nas horas do tempo...
Mas em seus versos eu me encontro...
Meu poeta é destro...
E em seus versos me deixa viajar...
E te lendo vou me reconhecendo...
E sozinha sorrio lendo seus versos...
Há poeta que em seus versos me despe...
E aos poucos te busco nos versos incertos...
Alguma resposta pra me recompor...
Com a agulha do vento
Remendo amores esfarrapados...
Desejos infundidos...
E uma saudade que desfia lentamente...
Mas em teus versos eu me encontro...
Madrugada vazia...
Vencida pelo tempo rasgo...
Os mapas de meu destino...
E te desafio...
Será que agora perdida estarei...
Ou ainda há tempo para um único beijo proibido...
Pois em teus versos eu ainda me encontro...
Beijocas querido!
Ao ler cada poema,eu,como professora de literatura,acabo analisando cada poesia e a elas faço minha reverência,porque escrever não é fácil e colocar nossos sentimentos numma poesia é mais difÃcil ainda.Minha homenagem ati,com toda esta candura expressa em cada verso.Abraços e parabéns.Professora
Oi Poeta do Amor, me desculpe invadir o espaço, não sou poetisa, mas amo de paixão poesias, tudo que refere a sentimentos.Quero, aqui de público, pedir aos amigos poetas que lhe prestem uma homenagem, você merece! A carência de afeto hoje está notória nas suas letrinhas que eu adoro. O teu trabalho é de uma delicadeza sensÃvel que vem tocar o meu coração e acredito de todos do YR.
Posso te oferecer um poema que gosto muito?
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...
Mário Quintana
Abraços amigo e fique na Paz.
Lindo texto...
Ser poeta (poetisa) é isso mesmo. Quando escrevo uma poesia sinto como se tivesse conquistado o mundo, como se tirasse um grande martÃrio do peito... já ajudei várias amigas através de rimas, já fiz algumas chorarem tbm... as vezes quando elas estão tristes, cabis-baixo e ñ conseguem falar eu pergunto a elas como elas se sentem e elas falam e eu acabo transformando a dor delas em poesia e isso é ótimo saber q posso ajudar as pessoas com meu talento!
Parabéns a vc tbm, ñ só eu ou outro poeta ou poetisa merecem essa homenagem... vc tbm a merece afinal ser poeta é compartilhar com outras pessoas suas alegrias e tristezas!
Mil Bjs!
Depois visita meu blog de poesias: http://ritinhapoesias.blogspot.com/