posso receber pensao?
minha mae morreu quando tinha 11 anos ela trabalhou 20 anos registarda e deichou uma pensao quando morreu mais esta no nome do meu pai eu queria saber se pode passar po meu nome se ele autorizar
minha mae morreu quando tinha 11 anos ela trabalhou 20 anos registarda e deichou uma pensao quando morreu mais esta no nome do meu pai eu queria saber se pode passar po meu nome se ele autorizar
Comments
Prezada Fernanda você precisa passar algumas informações a mais, pois existem vários regimes de previdência social com regras diferentes para a manutenção do benefício de pensão, também o direito de recebimento depende da época em que sua mãe faleceu e do regime de trabalho a que ela se submetia. É importante você informar qual a sua idade atual.
Quanto ao regime geral de previdência social (INSS), seu direito esta previsto na Lei 8.213/91 basicamente.
Se você for menor de 21 anos, tem direito a sua quota parte, ou seja, vai dividir a pensão com o seu pai até completar a idade citada, após, a sua quota parte se converterá automáticamente ao seu pai.
Quanto ao seu pai autorizar que a pensão seja passada para o seu nome, ele não pode fazê-lo pois não existe previsão legal para isso.
Espero ter ajudado, caso você forneça maiores informções posso tentar completar a resposta pedida.
colega, meu pai também recebe pensão da minha mãe, a minha irmã também estava de olho mas a resposta que ela recebeu foi a seguinte:
meu pai teria que falecer para ela receber, so pode receber ate 21 anos de idade, se casar antes também perde! conclusão: não tem direito. á não ser que você se enquadre nos requisitos.
bjos
pode com um processo aberto junto ao inss.
Informe-se com um advogada ou vá a um posto do inss e tente obter informações.
Abraços
Acho que depende de qts anos vc tiver agora..
Acho que se ele autorizar, assinar contrato e tudo, acho que dá sim.
Boa Sorte