Espíritas: O Espiritismo precisa de uma grande reforma?

Ontem, um determinado usuário do YR citou que "o Espiritismo precisa de uma grande reforma", mas não especificou que tipo de reforma seria. Algum irmão Espírita (e até mesmo o citado usuário) poderia nos falar algo sobre este assunto? Abraços cheios de paz e luz.

Update:

TAT: Concordo plenamente com você...

Comments

  • Amigo.

    Esta tua pergunta é interessante pois aborda um ponto que gera muita confusão para o entendimento da realidade sobre o Espiritismo.

    Primeiro passo a ser considerado:A Doutrina Espírita, não é uma produção intelectual de Allan Kardec e sim, dos ESPÍRITOS.

    Kardec foi o codificador, ou seja, a pessoa responsável por organizar, colocar em códigos aquela produção intelectual.

    Ele foi por assim dizer, um operário de relevante tarefa, cuja missão era assentar os primeiros tijolos deste monumental edifício constantemente em evolução.

    Kardec, sem dúvida jamais deverá ser esquecido, tendo em vista sua inteligência e a capacidade de organizar as idéias com lógica e didática.

    Outros grandes missionários surgiram e surgirão.

    Quanto a reforma, penso que não colocamos em prática nem o básico.Há sem dúvidas, alguns aspectos que necessitam ser desenvolvidos ou ampliados, ou retomados, como o científico.

    A maior reforma que precisamos fazer urgentemente é a íntima.

  • o Espiritismo para mim esta atualíssimo...quem precisa de reforma, digo construção são seus adptos incluindo Eu.

  • O Espiritismo não precisa de reforma; ELE É A REFORMA. Nós sim, Espíritas, Evangélicos, Católicos, etc, etc, precisamos nos REFORMAR, baseados na reforma apresentada pelo Espiritismo. O Espírita que disse isso ou QUER O ESPIRITISMO A SUA MANEIRA OU NADA ENTENDE DE ESPIRITISMO.

  • Quem tem que mudar são as pessoas e não a Doutrina.

  • Caro Rivail, a doutrina e perfeita, informativa, consoladora, sabia, cheia de Amor...

    O que tem que mudar e a doutrina sempre adverte sobre isso são as pessoas que as vezes, sabem o que e Espiritismo mas não entrou ainda em seu coração, entende mas não sente.

    Quando uma pessoa chega em publico a julgar uma outra e porque não sente compaixão desse irmão, então não segue os ensinamentos do Mestre Jesus, quem somos nos para julgar o ser?

    E uma Doutrina? Nossa, quanta responsabilidade desse amigo que ve defeitos onde ainda nem entendeu a mensagem...

  • Quem necessita de reforma somos nós espiritos erroneos.

    Precisamos de reforma intima espiritual, pois estamos mergulhados

    as maleficias,no orgulho,materialismo, egoismo etc.

    O espiritismo é a base e a filosofia para que possamos nos tornar

    seres melhores, e o caminho ao encontro das proximidades da perfeição.

    Axé!

  • essa eu vou acompanhar.

  • Eu diria pequenas reformas.

    Como sugestão eu proporia rever a doutrina acerca da obsessão, contrapondo aos distúrbios espirituais do Modelo do Dr. Lacerda. Creio ser melhor explicada a obsessão pela apometria. (Opinião pessoal)

    Quanto aos tratamentos espirituais deveria se usar o método de pesquisa de Kardec e verificar se cromoterapia, passes, TVP teriam alguma utilidade em favor de necessitados. (Eu creio que sim, mas carece de estudo sério e metódico como o realizado por Kardec)

    Mas no cerne da doutrina não vejo necessidade de reformas! Óbvio que não sou espírita, mas admiro, estudo e respeito a codificação de Kardec.

  • Olá! Sou espírita. Que reforma será que esse usuário quis dizer, hein? Quando leio as obras de Kardec ou os livros psicografados por vários médiuns (médiuns que entendem que a psicografia é para ajudar as pessoas, não médiuns que ficam usando os dons para ganhar dinheiro para benefício próprio), então, quando leio esses livros, vejo que os ensinamentos, mesmo sendo antigos, ainda não são entendidos pela maioria das pessoas. Se ainda não alcançamos plenamente os dizeres dos ensinamentos, quem precisa de reforma? Concluo que quem precisa de reforma é a maneira de interpretar e repassar os ensinamentos dos espíritos, e por enquanto o espiritismo não precisa.

  • Não diria uma grande reforma mas uma atualização aos novos tempos.

    E isso não seria demérito nenhum, pois a doutrina é evolucionista e deve se atualizar.

    Temas como clonagem humana, o fim da escrita, dos livros impressos, do avanço tecnológico, das contestações da ciência devem ser revistos e atualizados.

    E o método deve ser o mesmo utilizado por Kardec, perguntando diretamente a espiritualidade.

Sign In or Register to comment.