Por que aquele acelerador de particulas de 27km localizado na Suiça pode acabar com o mundo?
Vi no jornal que há uma teoria sobre a criação de um buraco negro, devido ao "aceleramento das particulas". NÃO QUERO SABER SE VOCÊ ACHA QUE O FIM DO MUNDO É POSSIVEL DEVIDO A ISSO, SÓ QUERO SABER POR QUE ACONTECERIA.
Comments
"tais teorias são meramente absurdas, e que as experiências foram meticulosamente estudadas e revisadas e estão sob controle[carece de fontes?].
Entretanto, se um buraco negro fosse produzido dentro do LHC, ele teria um tamanho milhões de vezes menor que um grão de areia, e não viveria mais de 10-27 segundos, pois por ser um buraco negro, emitiria radiação e deixaria de existir.
Mas, supondo que mesmo assim ele continuasse estável, continuaria sendo inofensivo. Esse buraco negro teria sido criado à velocidade da luz (300 mil km por segundo) e continuaria a passear neste ritmo se não desaparecesse. Em menos de 1 segundo ele atravessaria as paredes do LHC e se afastaria em direção ao espaço. A única maneira de ele permanecer na Terra é se sua velocidade for diminuída a 15 km por segundo. E, supondo que isto ocorresse, ele iria para o centro da Terra, devido à gravidade, mas continuaria não sendo ameaçador. Para representar perigo, seria preciso que ele adquirisse massa, mas com o tamanho de um próton, ele passaria pela Terra sem colidir com outra partícula (não parece, mas o mundo ultramicroscópico é quase todo formado por vazio), e ele só encontraria um próton para somar à sua massa a cada 30 minutos a 200 horas. Para chegar a ter 1 miligrama, seria preciso mais tempo do que a idade atual do universo."
fonte wikipedia
Olá!
Estou muito longe de conhecer o assunto. A bem da verdade, Meu conhecimento acerca dele se restringe ao nÃvel secundário.
Ainda assim, housarei arriscar um palpite: Isso é Marketing!
Falando essas coisas atrai-se atenção. Uma grande e muito esperta propaganda.
A fusão nuclear é o berço de buracos negros quando envolve massas estelares. E estamos falando de estrelas muito maiores que o nosso Sol...
Para originar um buraco negro, a gravidade no vórtice tem que tender a infinito. Isso geraria um efeito bola de neve, atrraindo ainda mais matéria aumentando mais a massa, ad infinitum.
Duvido muito que isso seria possÃvel de produzir na Terra por mãos humanas. Tem gente muito presunçosa e alarmista por aÃ...
Abraços.
http://img401.imageshack.us/img401/7851/1220535911...