Por que os "seguidores" de Jesus se casam?

O próprio Cristo em Mt 19, 12 exalta o celibato:

"Pois há homens incapazes para o casamento porque assim nasceram do ventre da mãe; há outros que assim foram feitos pelos homens, e há aqueles que assim se fizeram por amor do reino dos céus. Quem puder entender, que entenda".

Cristo continua:

"E todo aquele que deixar casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou campos por amor de meu nome, receberá cem vezes mais e possuirá a vida eterna." (Mt 19,29)

Paulo endossa tal posicionamento:

Quisera que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem de Deus a sua própria graça; este uma, aquele outra. Contudo, aos não-casados e às viúvas eu digo: é melhor para eles que permaneçam como eu." (1Cor 7,7-8)

"Eu vos quereria livres de cuidados. O celibatário cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor. O casado deverá cuidar das coisas do mundo, de como agradar à sua mulher, e assim está dividido. A mulher não casada e a virgem só se preocupam com as coisas do Senhor, com ser em corpo e em espírito. Porém a casada se preocupa com as coisas do mundo, como agradar ao marido. Isto vos digo para vossa conveniência, não para vos armar um laço, senão olhando ao que é melhor e ao que vos permite unir-vos mais ao Senhor, livres de impedimentos." (1Cor 7,32-35)

E mais:

Pedro começou a dizer-lhe: Eis que deixamos tudo e te seguimos. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade vos digo, ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por causa de mim e por causa do Evangelho, que não receba, já neste século, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, e terras, com perseguições, e no século vindouro a vida eterna?. (Marcos 10,28- 29).

Os apóstolos não levaram mulheres, filhos e bens materiais para seguir Jesus.

Update:

Ah, a "conveniência"...

Agora tenho certeza que "apertei" demais...

Update 3:

Jô, meu bode tá amarrado faz tempo...

Comments

• Faça o que eu falo , mais não faça o que eu faço ;)

• Porque o próprio apóstolo Paulo disse que CADA UM TEM O SEU DOM.

"Contudo queria que todos os homens fossem como eu mesmo; MAS CADA UM TEM DE DEUS O SEU PRÓPRIO DOM, um deste modo, e outro daquele."

(1 Coríntios 7:7)

• Jlucas 08/6/2012, o celibato religioso está intimamente unido com o SERVICO ao REINO de DEUS, e segundo Paulo, o não-casado não tem a preocupacão de cuidar das coi$a$ do mundo e das coi$a$ que agradam à sua espô$a, como vemos hoje em várias denominacões Nào-Católicas. Afinal, o servico a DEUS deve ser INTEGRAL e não ficar dividido. Por isto, Jesus, Paulo, Timóteo, e outros se mantiveram celibatários, para que NADA os ATRAPALHASSE a difundir o Reino de Deus. Obrigado e Felicidades. Tudo por Jesus, nada sem Maria. TOTUS TUUS MARIAE !!!

• O celibato é uma opção, não um mandamento. Acho difícil para o homem hoje em dia ser assim.

• Pelo visto, vc não ESTUDOU hermenêutica. O próprio PAULO DEVE ter sido CASADO. Pois, ele foi FARISEU. Só podia ser fariseu, o homem que tivesse pelo menos 30 anos e fosse CASADO. Sabemos que Paulo, não fala sobre seu passado sentimental. Ou seja, não fala nada se a esposa morreu, ou se separou da mulher, pelo fato de a mesma não ter seguido a fé dele, ou se ela quis a separação.

Outra coisa, DEUS nunca PROIBIU o Homem de se CASAR. O mesmo Paulo, que comenta sobre as recompensas p/ os eunucos, é o mesmo que faz a seguinte afirmação: "ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade". DEUS sempre prezou pela FAMÍLIA!!!!

Estude hermenêutica

• O proprio apostolo disse: que quiser casar por causa da tribulação da carne, case!

Mas ele tanbem advertiu que os casados passariam por tribulação, tal como os que optaram em ser solteiros.

• aHHHHHHHHHH

eu num ia aguentar a ''boa vida'' de solteirice ,um dia ia ter que amarrar meu bode em algum canto,kkkk

• Jesus na verdade não condenou o casamento, bem como Paulo também não condenou o ato das pessoas se casarem. Entretanto, para Deus e para Jesus existem algumas observações, conforme te relato a seguir, extraído da bíblia:

Deus fez o casamento para durar uma vida inteira: A vontade básica de Deus a respeito do casamento permanece inalterada desde o Éden. Jesus baseou seu ensinamento no princípio revelado em Gênesis 2:24 (Marcos 10:6-9). Paulo usou o mesmo princípio, claramente entendido em Romanos 7:2-3. Uma vez que o casamento dura somente até a morte (Mateus 22:30), as pessoas que enviúvam ficam livres para se casarem novamente (veja 1 Coríntios 7:39; 1 Timóteo 5:14).

O divórcio sempre envolve pecado: Em termos gerais, Deus proíbe o divórcio "sem motivo" (1 Coríntios 7:10-11), ou seja, é um ato de rebelião contra o Senhor. Aos olhos de Deus, não há tal coisa como divórcio "sem culpa", ou seja, para divorciar deve ter um motivo para isto: traição por exemplo.

Jesus condena divórcio e novo casamento: Jesus não condena o casamento e sim o divórcio "sem motivo" e o novo casamento. Em Mateus 5:32 "Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério." A regra básica é a mesma encontrada em Lucas 16:18 e Marcos 10:11-12. O divórcio geralmente resulta em outros pecados. Novo casamento é condenado. Se, contudo, o divórcio for por causa de imoralidade sexual, aquele que repudia a ofensora não faz com que ela se torne adúltera.

Jesus condenou o que tem se tornado comum em nossa sociedade: a prática de deixar um cônjuge para se unir a outro.

O pecado não está meramente no ato de fazer um voto de casamento, mas na conseqüente posse de um cônjuge ilícito. Não era errado somente para Herodes tomar Herodias como sua esposa; era ilícito para ele tê-la (Marcos 6:18). Para retificar esta situação perante Deus, a separação teria sido necessária. Quando o pecado é adultério, os frutos do arrependimento requerem o fim da prática (Mateus 3:8; 1 Coríntios 6:9-11). Tão certamente como ladrões, bêbedos e homossexuais têm que cessar suas práticas ímpias, os adúlteros têm que deixar suas relações ilícitas.

Mais ainda: Paulo em 1coríntios 7 disse: "melhor casar do que abrasar". Em outras palavras, o que Paulo quer dizer é que quem não consegue viver solteiro, como ele vivia, então que esta pessoa se case.

Então, no resumo da ópera, não há problemas em seus seguidores se casarem, porque senão o próprio Deus e Jesus teria dito claramento que não era permitido se casar, entende?

Nota: para o usuário acima denominado "?" vale aqui um lembrete: Realmente, existem algumas instituições não católicas que tomam dinheiro realmente do povo (IURD, Igreja Mundial), mas vale lembrar que o padre também recebe salário, e há igrejas católicas (mais chiques) que pagam um valor mais "gordinho" para os seus padres. Sei disso, pois meu o meu colega de trabalho ministra a palavra na igreja católica (quando da ausência do padre) e ele mesmo me disse que o padre recebe sim um salário para sobrevivência.

Espero ter ajudado!

Abraços.

• veja bem o perfil de jesus----:cabeludo barba rala magrelo e queimado pelo sol,batas largas e coloridas precatas de couro cru bornal de couro de bode velho e falando por parábolas a gíria do mundo antigo,e ele e sua mina a Maria madal viviam por ai a olharem os lírios dos campos.Então em vez de casarmos

o melhor mesmo é sair por ai para olhar os lírios dos campos,como ensinou o mestre.---Olhai os líros dos dos campos pois se é verde natural e vegetal então onde esta o mal.

• Apertou naaada! Eu sou admiradora das cartas do apóstolo Paulo e já havia me atentado para isso.

Cada qual tem seu dom. Quando eu tinha meus 15 anos, sentia uma vontade enorme de ser freira, mas não sei por que cargas d`água (talvez por morar na roça e por meus pais serem um pouco mal informados) não segui esse destino. Como resultado disso estou até hoje, com 31 anos, solteira e não vejo em mim vocação para ser mãe. Procuro não ficar tão ansiosa, faço meu trabalho dando o melhor possível de mim e peço a Deus que me mostre o caminho. Sem ansiedade, senão eu piro!

Sign In or Register to comment.