Sabiam que Igreja Católica acredita na Salvação de quem não conheceu a Cristo ?
A igreja Católica ao contrário dos protestantes acredita na Salvação dos que não são Cristãos.
A história da salvação está sempre marcada por este enlace de particularidades e de universalidades. Vemos bem na primeira leitura de hoje este nexo: São Pedro, ao ver na Casa de Cornélio a fé dos pagãos e o seu desejo de Deus, diz: "Reconheço, na verdade, que Deus não faz acepção de pessoas, mas que em qualquer nação que O teme e põe em prática a justiça, Lhe é agradável" (Act 10, 34-35). Temer Deus e praticar a justiça, aprender isto e assim abrir o mundo para o Reino de Deus: é esta a finalidade mais profunda de qualquer diálogo inter-religioso.
O Fora da Igreja não ha Salvação é somente para quem está ciente desta realidade.
Comments
A Santa Igreja Católica afirma a autoridade de quem tem 20 séculos de experiência com Deus, assistida pelo Espírito Santo em nas afirmações que faz seu magistério, o resto é palpite de pastor e papagaios.
Abraão, David, Isaac, e tantos outros, quando viveram ainda Cristo não havia nascido, e acreditamos que foram salvos.
Completamente de acordo consigo.
Ué, isso não é nenhuma novidade. Basta ir à missa na semana santa e prestar atenção nas orações...
Eu ja sabia... sim
Romanos 1:17 Porque no evangelho é revelada, de [fé] em [fé], a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da [fé].
João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou "O" caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Sabe que no caso:"O", não é um, nem uns é único?
— Mas pra vocês tanto faz! Um equivoco a mais, um equivoco há menos.
MARCELO: Como disseste(sem Cristo, não se salvarão.)
Amém!
Deus olhando para terra só ve 2 homens corporativos
Adão e Cristo, Adão(toda humanidade natural desde o nascimento)(RM - Toda a EpÃstola)
Cristo( aqueles que receberam Jesus e nasceram de novo integrando assim seu corpo a Igreja = novo homem) o 1º esta condenado pelo pecado original e o 2º é a nova criação isenta do pecado é uma questão existencial: quem existe em Adão esta condenado e quem existe em Cristo já esta salvo.
A velha dicotomia: 2 arvores ,2 homens, 2 caminhos
à verdade! Tinha uma leitura na missa desse fim de semana que dizia: O EspÃrito de Deus sopra onde quer e não está preso em nenhuma instituição.
mas a minha igreja tbm acredita, acreditamos pq sabemos q é verdade, mas como vc não é muito sábio, fala abertamente de todos os evangélicos!
1 - Sim, fora da Igreja, não fora da ICAR. Jesus não fundou nenhuma Igreja material.
2 - Evangélico que não acredita nisso nunca leu Rm 2. Quando ler, passará a acreditar. Eu sei que é possÃvel se salvar sem ter conhecido Cristo aqui. Mas, necessariamente passarão por Cristo do outro lado. Ainda assim, sem Cristo, não se salvarão.
3 - A propósito, nunca pregaram isso para mim em minha Igreja.
4 - Aproveitando a passagem de Cornélio citada, ela está descontextualizada com seu tÃtulo: se Cornélio se converteu, então, ele é salvo, sim, e já está na Igreja de Cristo.
5 - Procurem ler com cuidado essa passagem e vejam que Pedro se negou a aceitar a reverência de Cornélio, pois era homem igual a ele. Não se curvem a imagens de Pedro, por favor, se ele ficou desconcertado como homem ainda nesta vida, imagine se ele pudesse saber o que fazem diante de uma imagem que, teoricamente é dele, e que usam para finalidades não propostas por Jesus. Certamente ficaria triste.
Fique com Deus.
Edição: Augusto Andrade, leia Rm 2, como indiquei. Mas, perceba que, como falei em (2), ninguém irá ao Pai sem Jesus, disto estou certo.
Edição 2: beleza, três negativadas, e só falei a verdade!!!