Quem for inteligente responde essa aqui!?
Alguém tem algum material referente ao Cinema e a escola/educação?
Estou fazendo uma pesquisa com o tema "O cinema em sala de aula"(metodologia de ensino). Estou precisando de mateiras sobre o assunto, tipo indicações de sites com trabalhos prontos, livros e revistas. Enfim qualquer material que tenha alguma relação com esse tema.
Update:Kika obrigada pela sua resposta, mas só utilizei essa referência inteligente p pessoal responder minha perguntas, pois eu fiz com outro estilo e ninguém respondeu! É eu fiquei estressada mesmo, mas só depois de ver as primeiras respostas que foram totalmente ignorantentes!Bjus....
Update 3:Kazan amei sua respostas!
Comments
Além de puro entretenimento, o cinema representa um fantástico potencial de aprendizado para qualquer tipo de público. Esta obra de apoio para professores, revela caminhos para transformar a exibição de filmes na sala de aula em um recurso rico, lúdico e extremamente sedutor. Descreve os procedimentos básicos para analisar um filme e indica numerosas atividades práticas, com sugestões de títulos e de abordagens por disciplina ou por temas transversais. Com instruções claras e precisas, este livro contribui para que o cinema deixe de ser usado, quando muito, como mera ilustração de aulas e se torne um instrumento didático poderoso no trabalho dos professores.
http://www.espacoacademico.com.br/079/79araujo.htm
http://www.editoracontexto.com.br/livro.php?livro_...
http://www.min-edu.pt/np3/2741.html
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_te...
http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/pa...
Olha na minha escola, nós tentamos apresentar trabalhos através de Cinema e tal.
Minha professora de Inglês passou um trabalho, fazendo com q os alunos apresentasem algo sobre o ABBA, porém sem cartazes, mas sim um viodeclipe, gravação, e ainda com direito a show dentro da sala!
Foi engraçado porque fomos separados em grupos e cada grupo ficou com Um Ano, no Final, foi uma aula completamente diferente e gostosa!!
Preciso dizer que voce esta procurando no lugar errado?
Mas vou te tar uma idéia que eu tive:
Lembra do seriado LOST? Pois então. Este seriado pode ser levado para dentro da sala de aula pelos seguintes motivos:
1- Inglês: como são personagens de diversos de paÃses, há diversos dialetos e pronúncias diferentes, o que pode facilitar o aprendizado do idioma. E para quem já sabe um pouco, é uma excelente oportunidade para reconhecer estilos, testar gramática, aprimorar o vocabulário. E claro, por se tratar de algo interessante, atrativo para diferentes faixas etárias inclusive, abre um canal de comunicação o que facilita em muito o aprendizado. De uma forma divertida.
2- Psicologia/comportamento - Quem é quem! Do que é feito um lider? O que leva uma pessoa a enfrentar ou fugir de um problema? Como lidar com seus próprios medos? E o medo dos Outros? Porque se reunir em grupos? Porque se ausentar? E tantas outras questôes relacionadas com o tema. O professor pode incitar discussôes sobre o comportamento dos personagens. Indagar o porque dele ter tomado aquela atitude, ou se o personagem tivesse feito diferente, quais seriam as consequências. Testar os dilemas. Confrontar opiniôes. Fazer a rapaziada PENSAR. Argumentar, discutir e defender um ponto de vista.
3- Filosofia/teologia - Existe coincidência? Existe destino? Como aceitar uma situação? São escolhas? São Kharmas? O que é Kharma? Ciencia ou religião? Jack ou John? Novamente uma discussão proposta pelo professor e direcionada a desenvolver esse raciocinio filosófico que é muito forte na série.
Infelizmente, meu conhecimento generalista não é tâo grande e eu não consigo ir muito além desse pequeno raciocÃnio que fiz.
Mas tenho certeza, que J.J. Abrams, Damon Lindelof e toda galera da protução tem muito mais a oferecer em seu seriado.
Tente montar uma tese com esste tema: Lost na sala de aula ou ponha em prática, observe, experimente, conclua.
E claro, divulgue.
E nos avise...
Você poderia procurar a TV Globo que tem, com certeza, material interessante para ser copilado. Outros organismos como o Museu da Imagem e do Som na Pç. XV. Boa sorte.
faça uma aula divertida!!
a varios filmes e livro!!
tem um livero q se chama..viagem ao centro da terra..tambem tem o filme!!!e bem interessante...tem o filme o segredo..pra dizer as pessoas q numca deves pensar negativos sobre as coisas!!
Colega... desculpe...
no tom que vc fala...
com as palavras que utiliza...
do jeito que se mostra stressada...
complica mesmo!
Boa sorte!
Pesquisei algo... vamos ver se ajuda... vide abaixo:
Sexta-feira, 30 de Novembro de 2007
Cinema e escola: receita que dá certo
Em nossa sociedade estamos passando por um perÃodo de muitas mudanças e avanços, dentre eles a evolução dos aparatos tecnológicos. A utilização das novas tecnologias em sala de aula, como suporte para se transmitir conhecimento aos alunos, faz parte das discussões pedagógicas atuais. O papel da TV e das novas mÃdias na educação e a importância e dificuldades do uso do cinema nas escolas, deverá ser discutidos por educadores que visualizam a importância da viabilidade de implantação do ensino do cinema para crianças e adolescentes. Deve haver a construção de uma polÃtica pública que valorize a função pedagógica do cinema e da produção audiovisual, como geradores de conhecimento. Ainda assim devemos discutir a democratização da produção e acesso ao cinema.Os filmes apresentam múltiplas possibilidades de criatividade e habilidade do professor em conduzir o processo, pode ser uma experiência riquÃssima, principalmente considerando o fato de se estabelecer uma relação interdisciplinar a partir do conteúdo do filme, tornando a aprendizagem, mas dinâmica, crÃtica e participativa.
Levar o aluno a assistir um filme pode ser que uma atividade recreativa, estimulante e lúdica, e também uma ferramenta de aprendizado.
Para o educador se utilizar do cinema para ensinar é de extrema importância, pois os filmes nos passam mensagens e ainda , nos levam a reflexão.
Postado por Vivian Garcia às 15:43
Cinema na escola
Por: Prof. Moysés Faria
Moysés Faria das Chagas
Resumo:
Este trabalho discute a possibilidade do cinema como medida sócio-educativa inovadora e de grande atratividade para o ensino de arte-educação através da mÃdia, como forma de mediação desta prática cultural nas escolas. Considerando que a pesquisa com crianças pode ser uma forma de compreender criticamente a produção cultural de nossa época, o trabalho sugere que, através de uma perspectiva projetada pela produção cinematográfica proporcionada pela arte-educação para educar com o cinema, sobre o cinema e através de todos os meios disponÃveis, sendo possÃvel desenvolver um percurso didático que ultrapasse alguma fronteira no trabalho com a criança e o adolescente: das crianças e adolescentes consumidores e espectadoras à s crianças e adolescentes produtores de cultura. A fim de construir uma apropriação crÃtica e criativa das mÃdias, propõe-se um percurso educativo na escola que possa assegurar a experiência da fruição, análise e criação, envolvendo a produção cinematográfica realizada com professores e alunos nas escolas.
Palavras chave: Arte-educação, mÃdia na educação, cinema na escola, produção cinematográfica, crianças e adolescentes.
Introdução:
O cinema, no contexto da arte-educação como mÃdia educativa, pode ser compreendido a partir de diversas dimensões estéticas, cognitivas, sociais e psicológicas inter-relacionadas com o caráter instrumental da cinematografia, aplicados como suporte do ensino através da utilização de ferramentas psicodinâmicas, e sobre tudo, com o caráter de objeto temático de educar com o cinema e sobre o cinema. Ou seja, a educação pode abordar o cinema como instrumento objeto de conhecimento, meio de comunicação e meio de expressão de pensamentos, arte e sentimentos. Matisse estava certo em dizer que “os meios através dos quais a arte se expressa e o sentimento pela vida que os estimula são inseparáveis” (GEERTZ, 2002, p.148). Tomemos como exemplo o tema cinema na escola, considerando que a realização cinematográfica é por essência artesanal e quando aplicado no âmbito escolar tem força suficiente para transformar socialmente o indivÃduo, em sua maneira de pensar e de agir, porque oferece a oportunidade para comunicar e expressar os sentimentos através de Mostra de filmes e do fazer cinematográfico, integrando, informando, educando, divertindo, gerando conhecimento e envolvendo professores, alunos e a comunidade escolar num trabalho coletivo e segmentado na Arte-educação, de forma bastante criativa, promovendo inclusive o fomento da arte como sistema cultural. Estudar arte é explorar uma sensibilidade; de que esta sensibilidade é essencialmente uma formação coletiva; e de que as bases de tal formação são tão amplas e tão profundas como a própria vida social, nos afasta daquela visão que considera a força estética como uma expressão grandeloqüente dos prazeres do artesanato (GEERTZ, 2002, p.149). Como observou Baxandall, o público não necessita aquilo que já possui. Necessita sim um objeto precioso, no qual lhe seja possÃvel ver aquilo que sabe; precioso o bastante, para que, ao ver nele o que sabe, possa aprofundar esse seu conhecimento (GEERTZ, 2002, p. 158). O dicionário classifica arte como sendo “a produção consc
nao perca tempo com isso
vá para o bar mais proximo e beba, beba muito!
sou burro mesmo !!!!!
Sou burro demais para quem procura por trabalhos prontos.
realmente vc nao é inteligente...