Quem foi mais importante nas teorias educacionais Jean Piaget ou lev vigotsky?
Se tiver algum pedagogo ou estudante de pedagogia dê sua opiniao .A respeito d piaget e vigotsky Exitem varios filosofos que muito contribuiram para a educação ,como Paulo Freire ,Maria montessori entre outros mas esse 2 ai stao m deixando confusa .Desde ja agradeço
Update:É dificil encontrar um pedadogo ou studante de pedagogia aqui ,eu q ja deveria ter deixado isso aqui pois em nada acrescenta no meu aprendizado,no meu intelecto perco tempo deixo de ler p/ vir jogar conversa fora.
MAS EU SOU VICIADA
Comments
Vigotski e Piaget, trouxeram diferentes contribuições para as teorias educacionais. Eles possuem linhas de pensamento que se diferem. Entre os educadores há aqueles que apóiam mais Vigotski do que Piaget, e vice e versa. Mas, o erro se encontra em aproximar as teorias destes dois autores. Sou estudante do curso de Pedagogia, e vou mais pela linha da teoria de Vigostski, estou lendo o livro A construção do pensamento e da linguagem deste autor e nele há um capítulo (2) "A linguagem do pensamento da criança na teoria de Piaget", no qual, ele faz uma crítica bem fundamentada a Piaget, dentre as quais estão a concepção de que o pensamento egocêntrico seria uma fase intermediária entre o pensamento autista e socializado, ao principio teórico utilizado por Jean Piaget, o seu fundamento empírico, etc.
Vigotski valoriza o papel do professor no processo educacional, algo muito desvalorizado pelos "ideários pedagógicos fundamentados no lema aprender a aprender", por esse e outros motivos acredito que ele foi muito importante nas teorias educacionais. (DUARTE)
Sugiro a leitura dos livros A construção do pensamento e da linguagem de L. S. Vigotski (Uma leitura que exige atenção e paciência) e o Vigotski e o " Aprender a Aprender" de Newton Duarte (Ajudará na comprenção da enorme diferença entre Piaget e Vigostski)
Sandra eu só sei que os dois contribuíram muito para o desenvolvimento da educação, não conseguiria neste momento te dizer qual dos dois se destacou mais. Porém te aconselho a postar estar pergunta na Categoria Ciências Sociais ou Artes e História, com certeza seria mais fácil encontrar respostas.
sei la
Eu sou estudante de teologia, mas conheço bem de educação e pelo fato de Jean Piaget ser meio ateu e materialista eu não acho que ele contribuiu para a educação, então me resta lev vigotsky....
Ei e não esquece de me adc no msn ([email protected]) Eu sou do tocantins também ....