Curiosidades ... Onde fica a semente da banana?
Você já parou para pensar onde ficam as sementes da banana?
Muitas pessoas acreditam que as sementes são aqueles pequenos pontinhos pretos no interior da banana, algumas dessas pessoas até retiram estes pequenos pontinhos com o receio de estar comendo uma semente.
Na realidade, as espécies que consumimos a banana prata, ouro, maçã etc. não possuem sementes, muitas pessoas se enganam com estes pequenos pontinhos.
Aqueles pontos pretos na polpa da banana são apenas óvulos não fecundados, as bananas que cultivamos são estéreis e se reproduzem assexuadamente.
Para plantar uma nova espécie de banana, basta cortar um pedaço da raiz e plantá-la em outro local, alguns biólogos adotam o nome de “propagação vegetativa” esse tipo de reprodução das bananeiras.
Comments
FRUTO E PSEUDOFRUTOS
* Publicado 30/04/2008
* Biologia
* Nota: ratingfullratingfullratingfullratingfullratingempty Vote
Biologia
Biologia para o Vestibular
Veja todos os artigos por Biologia
Por: Mara Magenta
O fruto é o resultado do amadurecimento do ovário, garantindo a proteção e auxiliando a dispersão das sementes surgidas após a fecundação. Ocorre exclusivamente nas Angiospermas.
No sentido morfológico, não apenas aquelas estruturas conhecidas como "frutas" (maçã, laranja, etc.), mas também as conhecidas como "legumes"(feijão, ervilha, etc.) e "cereais"(arroz, milho, etc.) são frutos. Os frutos são importantes na classificação botânica por possuírem uma estrutura muito constante.
Formação: A partir da fecundação, inicia-se o desenvolvimento da semente, através de uma série de transformações no saco embrionário e outros tecidos do óvulo. A parede do ovário desenvolve-se em PERICARPO, o qual é formado por 3 camadas : exocarpo (epicarpo), mesocarpo e endocarpo. Alguns frutos, como a banana (Musa) e o abacaxi (Ananas comosus) podem formar-se sem fecundação prévia e portanto, nesse caso, não possuem sementes. São chamados frutos PARTENOCÁRPICOS. Classificação:
FRUTOS SIMPLES:
Derivados de um único ovário de uma flor. Podem ser secos ou carnosos, uni a multicarpelares, deiscentes ou indeiscentes.
a.1- Frutos simples carnosos: possuem pericarpo suculento. Existem dois tipos: Baga: 1 ou mais carpelos; 1 ou mais sementes livres. Exs.: tomate, uva, laranja, abóbora. Drupa: geralmente um só carpelo; 1 só semente, concrescida com o endocarpo. Exs.: ameixa, azeitona, pêssego.
a.2- Frutos simples secos: possuem pericarpo seco. Estão divididos em:
I- Deiscentes: abrem na maturidade
a. Folículo: derivado de ovário 1-carpelar, abre através de uma fenda longitudinal (esporinha; chichá).
b. Legume: derivado de ovário 1-carpelar, abre através de 2 fendas longitudinais (leguminosas, como o feijão e a vagem).
c. Síliqua: derivado de ovário 2-carpelar. Na abertura persiste um septo mediano (deiscência septífraga :couve, mostarda).
d. Esquizocarpo: derivado de gineceu sincárpico multicarpelar, cujos carpelos separam-se inteiramente na maturidade em mericarpos (frutículos) geralmente deiscentes, livres. Ex.: mamona (Ricinus), cenoura (Daucus).
e. Lomento: derivado de ovário unicarpelar, fragmenta-se transversalmente em segmentos unisseminados. Ex.: carrapicho (Desmodium).
f. Craspédio: derivado de ovário 1-carpelar, fragmenta-se transversalmente em segmentos, mas após a queda desses, uma armação formada pela nervura e sutura do carpelo permanece presa ao receptáculo. Ex.: sensitiva (Mimosa).
g. Cápsula: derivado de ovário 2 a multicarpelar, possui diferentes modos de deiscência:
TIPOS DE CÁPSULA:
- septicida: abre pela linha de união dos carpelos (azaléa);
- loculicida: abre pelo meio de cada carpelo (algodão);
- pixidiária: abre por uma linha transversal (castanha-do-Pará; sapucaia);
- poricida: abre através de poros (papoula, quaresmeira).
II- Indeiscentes: Não abrem na maturidade
a. Aquênio: possui 1 semente, ligada à parede do fruto num único ponto. Ex.: girassol (Helianthus annus); não apresenta cálice modificado em papus;
b. Cipsela: idem ao aquênio, mas apresentando cálice modificado em papus; Cariopse: possui 1 semente, ligada à parede do fruto em toda sua extensão (gramíneas - trigo, milho, arroz);
c. Sâmara: possui, em geral, 1 semente; a parede do ovário apresenta expansões aliformes (várias leguminosas, Sapindáceas, Malpiguiáceas);
d. Noz: geralmente 1 carpelo, 1 só semente livre do endocarpo (noz-moscada).
PSEUDOFRUTOS
FRUTOS AGREGADOS: Derivados de muitos ovários de uma única flor (gineceu apocárpico multicarpelar), mais ou menos concrescidos. Exs.: morango, fruta-do-conde, framboesa.
FRUTOS MÚLTIPLOS: Formados por muitos ovários amadurecidos, pertencentes à uma inflorescência, que crescem juntos, formando uma infrutescência. Exs.: amora, abacaxi, figo.
Obs.: frutos agregados e frutos mútiplos são um conjunto de frutos simples, que podem ser identificados individualmente, de acordo com suas características. Os frutos que não se originam do crescimento do ovário, mas derivam do desenvolvimento de estruturas como o hipanto (maçã), bem como o conjunto de frutos que forma os frutos múltiplos e os agregados, costumam ser chamados de pseudofrutos.
Em laboratórios usam-se fitohormonios para induzir o desenvolvimento do óvulo que fecundado vai gerar sementes, germinando novos indivíduos sexuados, diploide.
A EMBRAPA faz isso em centros de fruticultura.
que maneiro kiko,sempre achei que era mesmo aqueles pontinhos pretos,rsrsrs,mas p/ mim tanto faz detesto banana,apesar de dizerem que ela é bom p/ caibra,mas ñ consigo comer.bjsss
Legal.!
Valeu pela informação
É, mas segundo o site a seguir, existem algumas espécies de bananeiras que tem sementes. Veja as fotos.
AXOO QUE NAO TEM SEMENTE NAO KKKKK
MAS VISITA ESSE SITE SE CASO AJUDARR
iche sei la entao, eu sempre pensei que fosse aqueles pontinhos pretos, mais se nao é os pontinhos pretos nao sei o que entao, mais eu acho que e a semente sim o exemplo disso e o morango que tem varios pontinhos pretos e aqueles sim e comprovado que e sementes! ;D
legal
Bá, que legal, eu realmente pensei que aqueles pontinhos fossem as sementes das bananas...legal mesmo, não sabia !!
Bom saber...sempre pensei que realmente fossem aqueles pontinhos pretos, mas vi na Tv que a banana nanica está em extinsão, então pensei: Por que não plantam? Aí fiquei na dúvida..kkk