Espírito Santo, está mais para um estado de iluminação, do que um Ser?

Em outras crenças orientais, um dos objetivos é alcançar um estado de iluminação.

No Cristianismo, isto seria possível com a descida do Espírito Santo sobre a pessoa.

Veja que o objetivo é o mesmo, mas com caminhos e nomes diferentes.

Sem um monte de colagens bíblicas, você poderia me dizer o que pensa a respeito do Espírito Santo? É um Ser, ou um estado de iluminação? Como seria uma pessoa que o tem? Fale o que pensa, com suas próprias palavras e de preferência sem atacar às crenças alheias.

Comments

  • O Espírito Santo é uma pessoa e é Deus.

    Através dele a divindade habita naqueles que creem.

    Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. João 14:23

    Portanto é muito mais que uma iluminação, é ser a própria luz !

    Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Mateus 5:14

    Melhor do que ser iluminado é ser luz ! E a divindade habita em nós ! Essa é a mensagem do Cristianismo.

  • ►Peregrino falou e disse!

    Nossa mente é limitada, muita coisa não conseguimos assimilar ou entender...

    Deus para as religiões orientais, é apenas uma energia, impessoal e abstrata, diferente do Deus defendido pelos cristãos, que é pessoal, e que se fez humano, Emanuel, Deus conosco...

    Não podemos entender quem realmente é o Espírito Santo se não entendemos quem realmente é Jesus, pois Jesus prometeu enviar um Consolador, para estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos, e essa presença não poderia ser caracterizada como sendo apenas uma energia, que produz um estado de iluminação...

    O Espírito Santo nos convence do pecado, nos incomoda quando cometemos um erro e ao mesmo tempo, nos impulsiona a corrigí-lo, a nos retratar!

    Seria possível uma energia côsmica julgar o que é certo e o que é errado?

    Estamos em busca de iluminação ou em busca de paz?

    Buda foi conhecido como o "iluminado"...alguém que refletia uma luz superior!

    Jesus era, e é a própria luz!

    O Espírito Santo é um igual a Jesus, assim como Jesus é um com o Pai:

    1 x 1 x 1

    Antes de retornar ao céu, Jesus prometeu que estaria ente nós, como, se Ele não está aqui?

    Ele está aqui, na pessoa do Espírito Santo!

    Essa música responde muito mais a sua pergunta do que eu:

    ►http://www.youtube.com/watch?v=SIyRSQ-Vwd0

  • Para os arianos(unitaristas) como as Testemunhas de Jeová, o Espírito Santo é a "força ativa de Deus".

    O Espirito Santo é um ser pessoal para os trinitaristas,veja a razão:

    Personalidade:

    Possui intelecto(1 Cor 2:11)

    Sensibilidade(Rm 8:27)

    Vontade(1Cor 12:11)

    São atribuídos a ele atos pessoais:

    Trabalha(1 Cor 12:11)

    Busca(1 Cor 2:10)

    Fala(At 13:2/Ap 2:7)

    Testifica(Jo 15:26)

    Ensina(Jo 14:26)

    Reprova(Jo 16:8-11)

    Regenera(Jo 3:5)

    Guia na verdade(Jo 16:13)

    Glorifica Cristo(Jo 16:14)

    Chama o homem para trabalhar(At 13:2) e dirige nesta atividade (At 16:6,7)

    É suscetível a tratamento pessoal:

    É alvo de mentira(At 5:3)

    Fica entristecido(Ef 4:30)

    É resistido(At 7:51)

    É insultado(Hb 10:29)

    Blasfemado(Mt 12:31,32)

    Tem atributos divinos:

    Eternidade(Hb 9:14)

    Onisciência(1 Cor 2:10,11/Jo 14:26/Jo 16:12,13)

    Onipotência(Lc 1:35)

    Onipresença(Sl 139:7-10)

    São lhe atribuídos obras de divindade:

    Criação(Sl 104:30/Gn 1:2/Jó 33:4)

    Regeneração(Jo 3:5)

    Inspiração das escrituras(2 Pe 1:21)

    Ressurreição dos mortos(Rm 8:11)

    Tudo isto demonstra que o Espirito Santo é um ser pessoal.

    Abraço.

  • Não é isso que a Bíblia nos revela ..aliás ela foi a primeira a tratar do assunto,,,

  • Espírito Santo é o espírito de Deus pai, de Jesus e de todos os dons do bem, de toda criaturas puras da luz.

  • Para mim é um estado de iluminação da alma. Sem colagens bíblicas, o que voce me diz dos 10 mandamentos de Jesus?

  • Espírito Santo é uma falange dos Emissários da Providência que superintende os grandes movimentos da Humanidade na Terra e no Plano Espiritual.

    Pense nisso!

  • Segundo o usuário Alexhaifa (que esteda as escrituras hebraicas há anos) a tadução correta é "um Espírito Santo" e não "o Espírito Santo". Como a própria bíblia dá a entender, o ES é um ser.

    Sendo assim, Espírito Santo é um espírito que alcançou o grau de santidade.

    O livro dos espíritos nos ensina que somos influênciados e guiados por espíritos, o que não nos tira o livre arbítrio pois nós é que decidimos a quem daremos ouvidos, e é o esforço que fazemos para termos bons pensamentos e sentimentos que faz com que os ES venha ao nosso auxílio.

    Os espíitos nos inspiram pensamentos e sentimentos, esse estado de iluminação que você se refere é uma ação do Espírito Santo sobre nós. Mas a iluminação de fato, depende de nós. A iluminação, não o estado mas a definitiva, é um grau de pureza alcançado pelo esforço pessoal e os Espíritos Santos estão aí para nos auxiliar até lá.

  • Para mim é o Espírito de Cristo.

    Beijos

  • TEM QUE HAVER EMBASAMENTO NA BÍBLIA, DO CONTRÁRIO IRÃO TE ENGANAR, COM ACHISMOS FÚTEIS E SEM FUNDAMENTO ALGUM.

    NA BÍBLIA ESTÁ TODA A CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUE HOJE EXISTE, LEIA (COM ILUMINAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO), E DESCOBRIRÁ COISAS QUE TE DEIXARÃO DE QUEIXO CAÍDO.

    17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito (ESPÍRITO SANTO), derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;

    18 E também do meu Espírito,(ESPÍRITO SANTO), derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;

    VERDADES

    João 8.31.32 – Jesus dizia aos judeus que criam nele: se vos permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente serei meus discípulos.

    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

    João 5.24 – Na verdade na verdade vos digo, que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA, e não ENTRARÁ EM CONDENAÇÃO, mas PASSOU DA MOTE PARA A VIDA.

    SE QUIZER MAIS ESCLARECIMENTOS COM FUNDAMENTOS E EMBASAMENTO NA VONTADE DIVINA, FAÇA CONTATO.

    NESTE BLOG O ENDERÊÇO:

    www.prospectodafelizvidaeterna.spaceblog.com.br

Sign In or Register to comment.