Livro Assim Falava Zaratustra. Qual é a filosofia implicita no livro?
Olá amigos!
Já li três vezes o livro de Nietzsche e cada vez que leio interpreto de maneiras diferentes...
Alguém aqui do YR conhece essa obra, poderia postar sua opinião, crtiticas, sei lá, o que intendeu do livro.
Obrigado! Bom Fim de Semana a todos.
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Eu já li esse livro em português e alemão, ele condensa de forma obscura todo o pensamento de Nietzsche, desde os conceitos de "morte de Deus", Eterno Retorno e o Übermenschen (Super-homem). Por se tratar de uma obra obscura é de difícil interpretação e critica. Os outros livros do Nietzsche são escritos de forma aforismática e direta.
Na modesta opinião deste que vos escreve, incorpora Zaratustra a figura do redentor da "moralina" cristã (conforme definição de Wilhelm) de que é impregnada a sociedade ocidental.
Zarastustra foi escolhido como a "voz" da "filosofia do porvir", justamente pelo carater simbólico dessa persona... (Wilhelm considerava a doutrina de Zoroastro como uma das "fontes" em que o evangelho de Cristo "bebeu" para ser escrito rsrsrs)
O pontapé inicial da obra é a "morte" de Deus: o velho eremita que vivia isolado nas florestas e o vacilante atravessador da corda bamba (que morre após o super-homem "atropelá-lo" para atravessar a mesma corda, dançando e dando risada).
O inicio da obra é Zarastustra conversando com Deus, inclusive, após a morte dele, Zaratustra sentido-se condoÃdo e abalado, carrega o corpo junto de si, promento ter sido esta a última vez que carregava mortos consigo.
A obra desenvolve-se, sempre com conteúdo fortemente simbólico e POÃTICO, pela premissa da incompreensão do seu discurso pela massa (rebanho), após tentativa de Zaratustra em professar sua (des) doutrina para o "rebanho", na cidade que possui o curioso nome de "vaca malhada".
Zaratustra passa, então, para a "des-doutrinazação" para alguns seres que demonstram certa capacidade para compreender seu discurso (poucos, diga-se). Esse discurso de Zaratustra é marcado essencialmente por desnudar-se toda a decadencia dos valores vigentes, tanto da sociedade quando da filsofia, no caso, a metafÃsica e também o racionalismo.
Por isso, talvez a grande "moral" dos discursos de Zaratustra seja a tentativa de despir o homem de toda a crosta que o afasta daquilo que essencialmente o faz humano, "curando-o dos séculos de prisão das correntes da morão cristã e do racionalismo desencaeado por Sócrates. Essa foi a razão de ter dito des-doutrinazação. à a busca pela originalidade, o "novo". Entendeu?
A primeira parte da obra, basicamente, gira em torno de questões tão grandes quanto variadas, que perpassam desde a sexualidade até politica.
As demais partes são bastante complexas, de molde impossibilitar um resumo simplificado por essas mal traçadas linhas.
De qualquer modo, esboço de forma sintética alguns aspectos essenciais, assim julgados, e modestamente, por este humilde escriba (kkkkkkkkk), que seriam:
a) a destruição: há três pontos nevralgicos que é preciso ter-se em mente para a compreensão dessa obra, quais sejam o (i) eterno retorno, (ii) além-do-homem e (iii) devir. Vou me focar no além-do-homem para dizer que, o homem é uma ponte, o vir-a-ser (devir) do qual surgirá o além-do-homem. Este, por sua vez, somente surgiria pela superação do homem (ass: capitão óbvio!). Mas a questão dessa superação, passaria , justamente, pela destruição do velho, ou daquilo que torna as coisas velhas (que no inicio da obra é simbolizado pelo DRAGÃO).... e QUEM seria capaz disso? Seria o homem forte, com a VONTADE DE PODER realmente FORTE (simbolizado pelo LEÃO)..... Essa parte da obra é IMPORTANTÃSSIMA, pois Wilhelm descreve todo o DESERTO E SOLIDÃO que ENVOLVEM esse GUERREIRO;
b) A CRIANÃA - (AFIRMAÃÃO DA EXISTENCIA e ETERNO RETORNO): O além-do-homem seria caracterizado pela criança (portanto, além-do-homem não é o LEÃO, mas sim, a CRIANÃA). Por que essa simbologia? Porque a criança representa o novo, o IMACULADO, a INOCENCIA.... Essas seriam, para Zaratustra, algumas das caracteristicas do novo... e esse novo, por sua vez, seria o que? Seria a criação: essa sim, a marca caracteristica do além-do-homem..... E a postura AFIRMATIVA da existencia.... O leão é quem diz NÃO a tradição, ao sacramentado pela filsofia ou religião.... (o Leão não possui força pra dizer SIM).. e que abre espaço para o surgimento do além-do-homem.... Agora enfrentar e superar o niilismo, o peso do eterno retorno (as coisas são limitadas, por isso tudo está condenado a repetição indefinida e eterna), o desanimo de saber que tudo é oco, nada é especial, tudo é igual... E afirmar, dizer SIM... E AMAR tudo isso, seria o elemento distintivo do além-do-homem...
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à mais ou menos isso ae....
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VERSÃO RESUMIDA: Ã O LIVRO QUE DESCREVE O NASCIMENTO DO ALÃM-DO-HOMEM... Ã O EVANGELHO DO ALÃM...... DO HOMEM.
A morte de Deus, algumas pessoas(na minha opinião idiotas) dizem:
"Nietzsche matou Deus"
Mas não, em Assim Falava Zaratustra em muitas palavras, ele diz que quem "matou" Deus foi o homem, em sempre acreditar nele mesmo como um (Super-Herói), um homem que sempre se supera.
Como por exemplo, o homem quando está doente muitas vezes não vai pedir a Deus saúde, para que ele possa se recuperar, ele vai ao médico e pede um remédio para cura-lo e acabou, é o que vem acontecendo a muito tempo... E algumas pessoas ainda ousam em dizer essa bobeira, já vi até em charges Nietzsche com uma arma apontando pra Deus, um absurdo!
Espero que tenha compreendido