"ITE" é inflamação e "OSE" é o que?

Me ajude quem souber, pois eu não me lembro o que é ose!

Como por exemplo... artrose.

Comments

  • amigdalite= inflamação + infecção

    ite= infecção e inflamação.

    ose= inflamação.

    dermatose= inflamação dérmica sem infecção

    dermatite= inflamação/infecção dérmica.

  • Marina

    De uma forma bem direta e pratica, usamos o sufixo "ite" para processos agudos e o "ose" para os crônicos/degenerativos. Exemplo:

    artrite= uma inflamação aguda da articulação, de inicio recente.

    artrose=um processo crônico-degenerativo da articulação, de longa evolução.

    deu pra entender?

    abraço

  • Melhor resposta é a do Paulo!

  • Caramba, Marina! Essa pergunta "me pôs a pulga no ouvido"! Não, nesse caso é no ouvido e não atrás da orelha. Eu tenho "labirintOSE crônica causada por má circulação periférica". Chique, não é? Mas besta! Por causa dela tomo, direto, há anos, cápsulas de "gingko-biloba". Uma semana sem tomar e já não ando em linha reta, nem f*dendo! Sei que a tal doença não é uma inflamação, mas não consigo lembrar o que seja! E como sou "levemente maluquinho" terei que descobrir isso, para poder dormir. Ai, que infortúnio...

  • ose=patologia.

    cifose, artrose, esteanose, escoliose, parasitose, neurocisticercose, trombose, necrose, etc.

    tbém OSE é derivado de açúcares, como glicose, sacarose, frutose, galactose, etc.

  • Os sufixos -íase e -ose, utilizados ambos para designar doença, estado mórbido, são oriundos do grego e chegaram até nós através do latim.

    A terminação -ose ganhou com o tempo acepções diversas, podendo traduzir:

    a) estado mórbido. Ex.: colagenose, artrose;

    b) doença causada por agente específico. Ex.: tuberculose, blastomicose;

    c) ação, estado ou condição. Ex.: hipnose, lordose, cifose;

    d) aumento de produção. Ex.: leucocitose, linfocitose;

    e) arranjo, disposição. Ex.: pterilose;

    f) designativo de açúcar. Ex.: glicose, lactose, xilose.

    Logo,pode-se definir o sufixo relacionado à várias coisas,não podendo ser somente um termo adaptado para certa doença ou estado.

    Obrigado.

  • Em linguagem médica, o sufixo -ite (do grego itis ou ite) é «elemento sufixo de composição que indica doença ou inflamação do órgão ou da estrutura anatómica indicada no radical». Além disso, ainda se trata de «elemento sufixo de composição utilizado na formação de nomes de minerais» [cf. Dicionário de Termos Médicos, de Manuel Freitas e Costa, edição da Porto Editora]. Por sua vez, o Dicionário Médico, de Ludmila Manuila, Alexandre Manuila, P. Lewalle e M. Nicoulin (Climepsi Editores, Lisboa), diz que -ite é «suf[ixo] que designa doenças de natureza inflamatória: bronquite, meningite, artrite, etc.».

    Quanto ao sufixo -ose,o dicionário diz que é «suf[ixo] que designa uma doença não inflamatória (artrose, nefrose), ou um estado ou situação, por vezes com ideia de excesso (leucocitose, carcinomatose)». O primeiro dicionário diz que é «elemento sufixo que designa condição, estado, processo» ou «elemento sufixo usado na formação de glúcidos».

Sign In or Register to comment.