O tempo, inexistindo, quando mede uma hora?
Especialmente se ao invés de o dividirmos em 60 ou 50 partes iguais, o fizermos com 46,666666666666666667 divisões?
...
Faço essa pergunta aqui, e não em filosofia, porque as distâncias são a base das certezas sobre nossos astros, e sei que ano-luz é medida de tempo.
Talvez devesse perguntar em física, mas aí os matemáticos talvez reclamassem da dificuldade em se imaginar ondas assim.
Creio que se me disserem quantas unidades dessa tem da Terra ao sol e da Terra à lua, eu não ficaria nada surpreso se descobrissem que a relação é, curiosamente, de uma para duas, em números exatos.
Update:César, um ano é uma medida de tempo, são 365 dias, como você mesmo disse.
O espaço que há nesse ano é o mesmo a cada ano ou você pode considerar que a Terra se move por lugares distintos no espaço, de maneira que jamais se repita, parecendo sempre se repetir?
Update 3:Breno, entendi mesmo que você não entendeu o que eu disse. Foi claro bem na sua primeira frase.
Comments
Keti.
O tempo, inexistindo, uma hora na realidade medirá 46,666666666666666667 divisões de infinitude.
Léxis.
Matemáticos reclamando de imaginar ondas? O que tem ondas a ver com anos-luz a ver com horas?
Um ano é uma unidade que independe da nossa unidade de tempo, é o tempo que leva para a Terra completar uma volta em torno do Sol. Ponto. Se a hora for diferente, não importa, um dia e um ano continuarão valendo um dia e um ano. Ã, se você quiser chamar assim, um relógio natural. O que não é natural é a divisão em 24 horas ao perÃodo que leva para o Sol passar duas vezes seguidas sobre o mesmo meridiano, mas mesmo que você divida este perÃodo em 60 frações, ou 136 frações, ou 2.583 frações, um dia continuará a ser um dia, e um ano continuará a ser um ano, e a relação entre um dia e um ano continuará a ser de 365,25 dias por ano.
Da mesma forma, o ano-luz vai continuar tendo a mesma dimensão.
-oOo-
Tua pergunta não faz sentido. Que frequência você está falando? Frequência se mede em Hertz (ciclos por segundo). Você está, por acaso, falando da frequência da Corrente Alternada? A frequência da corrente alternada não vai mudar a definição de hora nem de segundo, e nem poderia, por que você vai estar alterando uma unidade derivada, e perguntando o que ela afeta a unidade principal (resposta: nada). Assim, se você alterar a frequência da corrente alternada de 60Hz para 47Hz, não vai mudar o valor do segundo, que é a base para contar a frequência.
O que você está perguntando é equivalente a perguntar se a gente embalar ovos em pacotes de 6 em vez de 12 ovos, quanto é que vai ser a unidade? Vai continuar sendo 1...
Outra coisa, se o tempo não existisse, então o que é que existiria? Um Universo congelado no tempo. Nenhuma reação quÃmica, nenhuma reação nuclear, nenhum movimento de partÃculas, nenhum movimento, nem energia, nem nada. Tudo seria eternamente a mesma coisa, e esta eternidade seria tão longa quanto o tempo de todos os universos, e tão curta quanto tempo algum.
-oOo-
O ano é uma medida astronômica bem definida. à o tempo que a Terra dá uma volta em torno do Sol. Não é uma coisa que o homem possa escolher ou mudar, é um fato natural, assim como são fatos naturais os equinócios e solstÃcios, as fases da Lua, e os eclipses. Se definirmos o ano como sendo o tempo que a Terra completa uma órbita em torno do Sol (e a Terra orbita o Sol, e o faz em um perÃodo conhecido), não importa a nossa definição de hora (que é uma definição arbitrária, e poderia ser maior ou menor), o ano será sempre o mesmo ("sempre" em termos de humanidade, por que em bilhões de anos o ano terá uma duração ligeiramente diferente, mas então os astrônomos, se porventura existirem, não serão mais humanos).
Existem coisas que são arbitrárias, ou seja, invenções humanas, como a hora, o metro, o litro. Existem coisas que são fatos naturais, como o ano, o dia, a lunação. Podemos mudar as primeiras, mas as segundas temos que aceitar.
Não sei se lhe ajudarei, mas o que pensei logo que vi essa pergunta foi:
Toda e qualquer unidade pode ser infinitamente dividida seguindo parâmetros logarÃtmicos.
Como a música, meu caro.
Ela é dividida em certas unidades de tempo, sendo que essas sempre seguem um padrão numa forma de "função exponencial", com o expoente sempre igual a 2 se partimos da maior unidade.
1 x = 2 y = 4 z = 8 q = ...
Bom, eu já pensei a respeito e acho que essa pergunta é puramente filosófica.
Mas de certa forma é uma resposta matemática.
Enfim, eu tentei, não sei se acrescentei algo ou só dúvidas, ainda estou cursando Cálculo I, FÃsica(Ondas e Mecânica) só se passar! xD
O que você está dizendo? Tente saber um pouco de Astronomia antes de postar:
1-"... sei que ano-luz é medida de tempo": Não, ano-luz não é uma unidade de tempo, é a distância que a luz percorre no vácuo em um ano.
2-"Faço essa pergunta aqui, e não em filosofia...": Ah, sim, claro, desistiu de bagunçar lá, onde todo mundo pode dar sua opnião, e resolveu bagunçar aqui. Algo que você precisa entender é que, em Ciência, o que vale não é o que você pensa ou deixa de pensar, mas as medições e teorias baseadas nelas.
3-"Talvez devesse perguntar em fÃsica, mas aà os matemáticos talvez reclamassem da dificuldade em se imaginar ondas assim.": Ora, acha que os filósofos são melhores que os fÃsicos em Ciência? Ora, foram os fÃsicos que inventaram as teorias atuais sobre as ondas, sabia? Se não fossem os fÃsicos que conseguissem abstratar as ondas, quem seriam? Os filósofos? Ora, aposto como você, em sua ignorância ainda acredita nas idéias de Aristóteles, primeiro e último (graças a Deus) filósofo a se meter na Ciência e que já bagunçou o suficiente por um milênio.
Ketin meu amigo.
Muitas vezes uma hora para mim, dura um dia todo e outras apenas um segundo. Disto depende minha ansiedade, meu prazer dou dor nesta hora.
Não me arrisco a seus calculos EXTRATERRESTRES, apenas lhe digo isso para uma pequena avaliação sua.
abraços e amor
cara...
http://www.advir.com.br/