O certo é "caso haja", porque haver no sentido de existir só fica no singular
Se um dia tiver duvida substitua o verbo "existir" pelo "haver" na frase. No exemplo "caso existam duvidas?" faz sentido. Mas por exemplo em "eles haviam deixado o local" se trocarmos o haver por existir, a frase fica "eles existiam deixado o local", o q nao faz sentido
Os verbos impessoais são aqueles que não têm sujeito. Nesse caso, esses verbos ficam na terceira pessoa do singular. Haver, no sentido de existir, é impessoal, por isso se diz: haja dúvidas. Dúvidas é o objeto direto, não o sujeito.
Comments
O certo é "caso haja", porque haver no sentido de existir só fica no singular
Se um dia tiver duvida substitua o verbo "existir" pelo "haver" na frase. No exemplo "caso existam duvidas?" faz sentido. Mas por exemplo em "eles haviam deixado o local" se trocarmos o haver por existir, a frase fica "eles existiam deixado o local", o q nao faz sentido
Caso haja dúvidas, porque o verbo haver no sentido de existir, fica na terceira pessoa do singular, é invariável.
Oi.
Os verbos impessoais são aqueles que não têm sujeito. Nesse caso, esses verbos ficam na terceira pessoa do singular. Haver, no sentido de existir, é impessoal, por isso se diz: haja dúvidas. Dúvidas é o objeto direto, não o sujeito.
Correto é "Caso haja dúvidas". O verbo haver nesse caso é impessoal. Um abraço
é caso haja duvidas com toda a certeza ......................blz???
Nesse caso o verbo haver não comporta o plural, logo, o correto é "caso haja dúvidas".
Sei que 9 anos depois pode ser um pouco tardio rsrs
Mas para quem hoje (assim como eu) for pesquisar, vejam este link com a explicação:
http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/verbo-h...
O verbo "haver" quando usado com o sentido de "existir" é impessoal - sei lá porque. Mas é.
Caso EXISTAM dúvidas = caso HAJA dúvidas.
pq vc num manda essa dúvida pra ABL? Associação Brasileira de Letras... vai lá e procura no google... ABL!
caso hajam dúvidas
eu acho