Todos os animais necessitam de energia para realizar as mais diversas funções vitais.
O processo comum a todos os animais é a respiração aeróbia, pelo qual, a nível celular, se realiza a transferência da energia dos alimentos para as moléculas de ATP. Por este motivo é fácil de entender a necessidade dos animais de um fluxo constante de oxigénio para as células, bem como da remoção eficiente de dióxido de carbono, um resíduo do metabolismo.
As necessidades em oxigénio, bem como a produção de dióxido de carbono, aumentam proporcionalmente com a massa corporal e actividade do animal, ao passo que as trocas gasosas variam proporcionalmente com a área de contacto com o meio.
No entanto, existem vários termos associados à respiração:
Respiração externa – trocas gasosas entre o organismo e o meio externo;
Respiração média – trocas gasosas entre o sangue e as células;
Respiração interna – corresponde ao verdadeiro significado do termo.
O sistema respiratório é um conjunto de estruturas envolvidas nas trocas gasosas com o meio. Dessas, as estruturas onde se efectua o movimento de gases respiratórios entre os meios externo e interno designam-se superfícies respiratórias.
O movimento dos gases respiratórios, quer nas superfícies respiratórias quer a nível celular, ocorre sempre por difusão e em meio aquoso:
Comments
Todos os animais necessitam de energia para realizar as mais diversas funções vitais.
O processo comum a todos os animais é a respiração aeróbia, pelo qual, a nível celular, se realiza a transferência da energia dos alimentos para as moléculas de ATP. Por este motivo é fácil de entender a necessidade dos animais de um fluxo constante de oxigénio para as células, bem como da remoção eficiente de dióxido de carbono, um resíduo do metabolismo.
As necessidades em oxigénio, bem como a produção de dióxido de carbono, aumentam proporcionalmente com a massa corporal e actividade do animal, ao passo que as trocas gasosas variam proporcionalmente com a área de contacto com o meio.
No entanto, existem vários termos associados à respiração:
Respiração externa – trocas gasosas entre o organismo e o meio externo;
Respiração média – trocas gasosas entre o sangue e as células;
Respiração interna – corresponde ao verdadeiro significado do termo.
O sistema respiratório é um conjunto de estruturas envolvidas nas trocas gasosas com o meio. Dessas, as estruturas onde se efectua o movimento de gases respiratórios entre os meios externo e interno designam-se superfícies respiratórias.
O movimento dos gases respiratórios, quer nas superfícies respiratórias quer a nível celular, ocorre sempre por difusão e em meio aquoso:
Difusão directa
Espero ter ajudado =D !!
VLWs!!!
Até nos peixes querem botar a culpa, não basta as crianças e os cachorros...
Sim, mas, acho q só em caso de terem algum problema na digestão do alimento, que poderia gerar gases demais...
Ja ouvi um relato de um dojô, que tinha problemas de gases constantes, que até atrapalhavam ele no nado, pq o faziam flutuar demais.
Nao tenho certeza,mas acho que sim...todos nos soltamos gases e por que ele nao pode soltar tambem?
kkkkkkkkkkkkkkkkk
acho que sim, faz umas bolhinha na aguá
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
acredito que peida!!!!!!!!!!!!
peidam sim, você nunca viu as borbolhas nos rios, no mar é mais complicado, só os peidos das baleias que dá para ver de longe.
Perfeitamente,
Completamente normal.
todo mundo solta pum, até eles.
Observe melhor as bolhinhas do aquario...é eles peidan.........
pqp...acho que não