minha mãe tem alzheimer :'( :'( :'(?
Eu tenho 15 anos , minha mãe tem essa doença descobrimos ontem ela não sabe eu too mal porque se eu falar alguma coisa pra minha mãe depois de 5 minutos ela esquece porfavo eu não quero que minha mãe esqueça de mim e da minha familia não paro de chorar oq eu faço minha mãe tem 46 anos me ajuda eu não sei mais oq fazer se minha mãe esquecer de mim !
Comments
Thalia, primeiramente, é EXTREMAMENTE INCOMUM que o Mal de Alzheimer se manifeste tão cedo em um paciente. Alzheimer, na quase totalidade dos casos, se manifesta após os 56-58 anos Como foi que, como você diz, "descobrimos essa doença"? Vocês a levaram ao Médico? Esse Colega é Neurologista? Ele pediu exames? Quais? Problemas de memória podem, ou não, estar relacionados a Alzheimer. Há uma outra centena de problemas que podem, igualmente, causar alterações de memória, desde isquemias até tumores, passando, por certo, pelas demências, sendo que Alzheimer é uma dessas. Que outras alterações de conduta ela apresentou? Ela, usualmente, é tranqüila, serena, e passou a ser agressiva? Ela vem apresentando dificuldade em reter a urina, fazendo xixi na roupa? Ela sai à rua, e esquece de onde mora? Alguém tem que conduzi-la para casa, porque ela é incapaz de lembrar de seu endereço? Ela trabalha? Ela faz as tarefas de casa? E, se faz, vem mantendo tudo certinho, ou ocorrem alterações na louça lavada, ou sem lavar, no passar roupa, na limpeza doméstica, no banho pessoal, arrumar roupa, pentear-se, perfume, esmalte, baton? Houve mudanças nesses momentos? Ela sabe quem são as pessoas da família, aquelas que convivem com ela? Ou esquece nomes e rostos, desconhecendo ou tendo dificuldade em estabelecer quem é você, ou irmãos, ou marido? E pessoas que vêm pouco à sua casa, ela lembra dessas com facilidade, ou dificuldade? Amigas de muitos anos, ela lembra de pronto, ou fica pensando, pensando, confunde nomes? Ela lembra muito de gente que já morreu? Ela se veste, e se arruma como sempre fez, ou isso mudou? Ela se alimenta normalmente, como sempre fez, ou vem mostrando dificuldade em deglutir os alimentos, ou mesmo lembrar que está na hora de fazer refeição? Ela sofreu algum trauma emocional recentemente? Morreu alguém da família, alguém chegado? Houve alguma perda importante nos últimos tempos? Importante saber, ela tem um Colega Médico que a está acompanhando? O que, especificamente, ele disse a vocês? E ela? Thalia, algumas coisas você deve saber, ainda que você seja uma adolescente, sobre essa doença, sobre Mal de Alzheimer. Você não oferece, em seu questionamento, elementos para que se possa raciocinar e pensar se, de fato, se trata de Alzheimer. Mas, SE FOR, essa é uma demência que compromete o raciocínio e a memória, trazendo déficits importantes na capacidade de raciocinar, e na memória, primeiramente, a memória recente para, em seguida, comprometer também a memória antiga.Então, num primeiro momento, o paciente tem dificuldades com o que ele recém realizou, coisas que ele fez há pouco para, só bem depois, haver comprometimento da memória antiga, da infância, de um outro tempo que ele passa a confundir com o presente. Isso gera uma grande angústia para o paciente, até que ele chegue a uma fase em que nenhuma das memórias funciona mais,e ele se torna completamente esquecido de tudo e de todos. A doença evolui com diminuição de capacidades motoras, o paciente passa a ter dificuldade para praticar toda ação que envolva atividade muscular. Caminhar, pegar coisas, vestir a roupa, comer, pentear o cabelo, tomar água, tomar banho; vai se desenvolver uma total apatia emocional com o passar do tempo. Nessa fase, ela não vai se lembrar se comeu ou não, se acendeu a luz ou se deixou o gás ligado na cozinha. O paciente passa a apresentar dificuldade motora, ou seja, passa a caminhar com dificuldade progressiva, a libido passa a aflorar muito mais, o paciente apresenta discurso erotizado, fala em tesão, em querer manter relações sexuais, passa a contar coisas que já fez ou que deseja fazer... Não há uma seqüência pré-determinada, isto acontece agora, e aquilo acontece a seguir. As alterações vão sendo notadas, algumas são dramáticas, escancaradas, outras nem tantos. Mas, o paciente vai, progressivamente, perdendo condições orgãnicas. Ela tem alguma outra doença associada? Thalia, talvez fosse interessante se vocês a levassem a um Colega Neurologista, ouvir uma segunda opinião sempre pode ser interessante. Se você quiser conversar mais a respeito, retorne ao Yahoo Respostas. SE preferir, meu e-mail pessoal é [email protected] . Grande abraço, força, calma, pegada é muito feia. E não vai ficar melhor. Receba meu abraço.
Necessariamente não. Mas saiba que essa moléstia tem um area of understanding componente hereditário. Como você já tem casos na família, é bom se prevenir, procurando auxílio médico. Existem várias medidas que visam retardar ou evitar a doença.
não se preocupe assim ela não vai esquecer de vc o que vc pode Faser é ajuda-la deixe ela ver as hrnãoo responda por ela estimule amemória dela fazendo -a lembrar de coisas do passado e recentes pratique atividades mentais com ela tipo jogos de raciocínio etc esta doença e progressiva e cruel com os parentes mas se ela for bem estimulada e a familia bem orientada não vai mudar muito a rotina de vcs tenta deixar bilhetes pela casa dizendo o quanto a ama e quem vc é fotos e muitas coisas que a façam lembrar de coisas boas boa sorte ai com sua mãe que Deus abençoe vc