como você define o "Panteísmo"?
Albert Einstein : Físico norte-americano de origem alemã. Fascinado pelo panteísmo de Spinoza, declarou: "Acredito no Deus de Spinoza que se revela na harmonia de tudo o que existe, não num Deus que se preocupa com os destinos e acções do Homem", "a minha religião é de facto o universo... em outras palavras, a natureza, que é o nosso reflexo do universo". Minha pergunta é .. como você define o panteísmo e se você concorda com o trecho acima. Comente...
Comments
È como se fosse um ateísmo enfeitado.
Quero dizer que na realidade é um ateísmo, mas eles falam Deus não no sentido de divindade e que há um ser supremo e sim da perfeição do universo, da beleza do universo.
Na minha opnião panteísmo e ateísmo são quase o mesmo.
P.S: Se não me engano Einstein era deísta e não panteísta.
Pelo que eu sei o deísmo é um teísmo em que eles não acreditam que Deus intervém curando, abençoando ou salvando pessoas, é como se ele fosse o dono do universo e controlasse tudo, mas ele não viria para fazer nada na vida de ninguém.
Não. Não concordo.
Não existe lógica no PanteÃsmo. Seria o mesmo que dizer que você é apenas uma pequena parte de um ser único.
Todos nós escolhemos nosso caminho independente das intervenções divinas. Prefiro dizer que somos uma criação inteligente e independente com vontade própria de errar ou acertar, de chegar a perfeição usando as próprias idéias, decisões e atitudes.
Andrea,
Albert Einstein, era um ser humano
extraordinário e raro. Sua mente era
complexa e tinha difÃcil relacionamento
humano. A DESPEITO DE SUA MENTE
PRIVILEGIADA, não conhecia a Deus de
maneira experimental, portanto, não tinha
conhecimento PLENOdas implicações do
PANTEÃSMO.
O panteÃsmo, é uma teoria diabólica,
onde afirma a falsa idéia, de que Deus
está em tudo, no ar, na água, nas plantas
e em toda matéria existente. ESPERO ter
respondido a CONTENTO a sua oportuna
pergunta.
Desejo-lhe, uma
excelente semana.
Mas os que esperam no
Senhor renovarão as suas
forças; subirão com asas como
águias; correrão, e não se cansarão;
andarão, e não se fatigarão. Isaias 40:31
PARABÃNS PELA PERGUNTA.
Isso só nos mostra que Albert Einstein acreditava em Deus, como muitos cientistas acreditam sim; é um ledo engano alguns religiosos dizerem que Einstein era ateu ou agnóstico como já li aqui alguns fazerem esse tipo de afirmação. Nâo importa a maneira como se concebe uma inteligência superior, mas o fato é que todo e qualquer ser vivente tem essa consciência de que existe algo que lhe seja superior. O PanteÃsmo é a maneira de dizer que tudo o quanto existe são partÃculas emanadas do todo universal ( Deus ), e quando algo se deteriora, ou alguém morre por exemplo, volta para o todo universal ( Deus ). à como o aceano, onde uma gota d´água do oceano é parte dele e mesmo que retirada do mar, ainda é parte desse oceano. Acho a idéia fantástica !
O panteÃsmo é incoerente. Acredita na evolução e depois quando chegamos no auge do processo evolutivo voltamos ao todo. à o mesmo que, numa competição, quando vencemos, não recebermos o prêmio. Como diria o poeta: "se foi pra desfazer, por que que fez?"
No PanteÃsmo, o principio inteligente e da vida constitui a Divindade. Todos os seres, todos os corpos da natureza são Deus, vindo Este a ser um conjunto de manifestações diversas. Neste caso, Deus deixa de ter vontade única para ser um conjunto de vontades divergentes. Não se podendo imaginar a Divindade sem a perfeição, como poderia Ela ser constituÃda de partes tão imperfeitas, em luta pelo progresso? Como muitos panteÃstas admitem a individualidade da alma, o que viria a ser a Divindade senão um emaranhado de pensamentos egoÃstas e mesquinhos em luta constante com outros em discordância?
PanteÃsmo : sistema filósofico que identifica a divindade com o mundo e segundo o qual Deus é o conjunto de tudo que existe )
ver Deus em tudo que existe...
eu sou meu deus, eu posso
eu sou meu demônio, desisto
O PanteÃsmo é, basicamente, um tipo diferente de MONOteÃsmo, já que o PanteÃsmo continua a falar num só Deus, mas esse "um só Deus" não está em tudo, ele "Ã" tudo... Ele é o universo... Ou seja, vê o universo como divindade. à como dizer que há um só deus, mas esse deus é composto por tudo o que há no universo, tudo são pedaços desse ser divino, tudo é divino. Isso, nada mais é do que um tipo diferente de monoteÃsmo.
E monoteismos são ruins, pois qualquer tipo de monoteÃsmo nega qualquer possibilidade de haverem outros deuses... A consequência disso costuma ser uma intolerância forte em relação aos politeÃstas e henoteÃstas. Eu sou politeÃsta e creio em diversos deuses. Eu consigo tolerar os monoteÃstas porque a visão dos monoteÃstas é a de que há um só Deus e eu posso ver esse Deus dos monoteÃstas como um outro Deus qualquer. Já os monoteÃstas, DIFICILMENTE, conseguem tolerar o politeÃsmo. Só vi monoteÃstas tolerando politeÃstas quando eram monoteÃstas com um grau de instrução bem elevado e um nÃvel intelectual muito bom. E, mesmo assim, esses monoteÃstas, em seu Ãntimo, me viam como uma afronta. Percebi isso em diversas vezes, quando a conversa costumava terminar com um "no fim das contas, o Deus é o mesmo, só muda o nome"... Ou seja, mesmo conversando normalmente, a pessoa ainda dava essa indireta. E, de fato, é muita indelicadeza dizer que o deus é o mesmo, pois as caracterÃsticas dos vários deuses são bem diferentes. Por exemplo, o Deus judaico-cristão é transcendental (está lá fora), tende ao masculino, mas é assexuado no fim das contas; já os deuses do Paganismo, em sua maioria, são imanentes (estão entre nós) e são sexuados.
Enfim, não vejo com bons olhos o PanteÃsmo pelo problema de ele costumar trazer junto de si aquela velha conhecida dificuldade de tolerar as outras religiões. Ainda assim, eu o respeito.