O que voce acha do comentario economico do meu amigo?

O meu amigo diz que Africa é o continente que mais consome no mundo em termos de importaçao. Isto é, ele diz que ja que Africa nao produz absolutamente nada (de acordo a ele), entao o continente Africano sente-se obrigado a importar todos os produtos. Ele diz que ja que os outros continentes (e paises) produzem produtos, nao importam tanto como Africa.

Eu discordo com o comentario dele, achei ate absurdo (embora ele seja formado em economia), visto que o continente com mais consumo em termos de importaçao é a Asia. É so olhar pra China e pra India, pra ver o quanto eles consomem dos EUA e de Africa (materia prima). Sem mais detalhes, quis saber a vossa opiniao sobre o assunto.

p.s. Feliz ano novo, mais dinheiro, mais felicidade, mais caracter pra todos nos.

Update:

mais caracter mesmo draulep, tudo é um processo, nunca um estado. O caracter podemos adquirir sempre mais.

Comments

  • Pra começo de conversa ANÁLISE ECONÔMICA, é fruto de uma combinação multidiciplinar, e preconceito ,neste caso, produz um viés significativo. Sugiro ao nosso amigo economista ver o que representam países com a África do Sul, Quênia ,Nigéria, os países muçulmanos norte-africanos. Além de economista, fui professor de cursos de pós-graduação e sou consultor de alguns organismos internacionais, estive em 14 paises africanos desenvolvendo projetos, acredito que possuo um ferramental importante para este tipo de analise. A África possui uma gama enorme de países pobres e miseráveis mas, se não produzissem como iriam ter renda para importar? E a agricultura de subsistência não tem importância nesta avaliação? E, como bem posto pelo formulador da questão, as quantiadades de habitantes, nas diversas regiões, não devem ser levadas em conta? Acredito que o nosso amigo não é economista mas ENGANOMISTA, POIS NÃO BASTA TER DIPLOMA.

  • Ando exagerado em viagens e restaurantes....não meço as consequências. Mas como nada melhor que um dia após o outro para pensar e se acertar. Abraços econômia é coisa de ricos.

  • Os que mais consumem sao, com certeza, os E.U.A, U.E e Asia.

    Sem duvida. Ora! Eh soh pensar dessa forma: Como paises tao pobres como os do contimente africano seriam uma potencia importadora?

    A resp eh meio obvia, neh?!

    Feliz ano novo , mas felicidade para vc tambem.

    Agora o Caracter eh , realmente, um estado solido. Que pode ser mudado, mas nao em quantidade. Eh uma coisa que simplismente eh. Existe abstratamente, nao quanticamente. vc pode nos desejar mais dignidade, mais tolerancia, mais respeito. Que sao opcoes que iremos decidir ter (ou nao), quando chegar uma situacao que nos obrigue a sermos dignos ou desonestos. Ai sim, modificamos nosso caracter!

  • Pobre África... a Ásia consome mais , por ser muito mais populosa; mas , fabrica muito mais que a ... pobre África (que foi tão explorada e saqueada...até com a mão de obre escrava !)...

    01.01.09 - Tenha um próspero 2009, o ano em que o livro A ORIGEM DAS ESPÉCIES, do Charles Darwin, fará 150 de publicado...!

  • Devido à sua pobreza, a África é o continente que mais recebe ajuda externa (principalmente dos EUA).

  • Acho que o seu amigo estava se referindo em termos proporcionais ao que exporta e não ao volume ou valor.

    A África é um grande exportador de matérias primas como minérios raros, petróleo, pedras preciosas brutas, etc.

    Bom 2009 para você também!

    Um abraço!!!

  • Voce esta completamente certo. O seu amigo estava correto quando disse que a Africa nao produz muito, isso logicamente causaria o continente ser um dos maiores importadores do mundo, mas esse nao e o caso. Por causa da enorme probreza no continete e o clima nao favoravel eles nao podem produzir e muio menos importar por nao terem suficiente fundos. Esse e a maior causa da pobreza na Africa.

    Eu gostaria tambem de dizer que os EUA sao os maiores importadores do mundo, ja os Chineses sao os maiores exportadores.

  • Seu amigo está equivocado.Para que um continente seja o maior importador (débito) é preciso que tenha produtos para exportar(crédito).As vezes o débito pode ser maior que o crédito(saldo devedor na balança comercial) mas quando a exportação é próximo a zero a importação tenderá a ser aproximadamente igual a zero.Infelizmente o continente africano é o mais pobre do mundo e apenas alguns países como a África do Sul e outros poucos exportam.Na África sub saariana o povo vive daquilo que caça e da caridade de outros países e de outros continentes.Deus te abençoe e bons estudos.

  • O ponto de vista dele e contrário ao seu, apesar de ter algum fundamento, ele parecer ser radical ao dizer isso. Afinal o que você disse está certo e eu concordo.

    A África tem muitas novidades de exportação de combústivél, capim-dourado etc ...

  • Muito bom.

Sign In or Register to comment.