Todos tem direito a uma hora de almoço ou o patrão pode descartar esse horario?ele tem direito?

no meu caso ele disse que temos que cumprir as 45hrs e por isso não temos "direito" ao almoço, se caso exigir o almoço terá que trabalhar de sábado das 8hr as 17hs, que eu saia, o horario de almoço é a parte todos tem pelo menos 1hr de almoço, mas ele está agindo certo "tirando" essa 1hr de almoço ou eu tenho direito dessa hora? e tirando que além de tudo isso é descontado R$10.00 por dia que seria a marmita, já que não temos onde esquentar e temos que optar pra essa escolha, ONDE ESTÁ O MEU DIREITO????? .OBRIGADA DESDE JÁ

Comments

  • *Não pode alterar o tempo de almoço, por lei é de 1 hora.

    O que seu patrão tem que fazer é alterar o horário de trabalho.

    O horário pode ser das 7 as 17 de segunda a quinta e na sexta sair as 15.´para não ter que trabalhar aos sábados.

    O que tem dar certo é as 44 horas semanais, mas não mexendo no horário de almoço de 1 hora.

  • Vamos por partes, pra ficar mais fácil de entender.

    Depende da tua categoria o número de horas que vc tem que cumprir por semana: algumas 40h, outras 44h por semana.

    Sendo assim, mesmo se sua jornada for de 44h por semana, preciso saber seu horário de trabalho. Se for das 8h às 18h, vc "trabalha" 10h por dia, ou seja, 9 horas de trabalho e uma hora para descanso e refeição.

    Mas nove horas em cinco dias dá 45h, e não 44h. Por isso é que algumas empresas encerram o expediente uma hora antes na sexta feira.

    Dê mais detalhes sobre a tua jornada, mas fique sabendo que se for maior do que seis horas, vc tem sim direito a uma hora de descanso e refeição.

    E não entendi o que vc fala sobre o desconto e opção. Pode explicar pra gente tentar te ajudar?

  • Mary

    Vc deve verificar se há acordo de compensação do sábado.

    Geralmente a jornada semanal é de 44 h ou menos.

    Vc deve trabalhar no sábado se não houver compensação sim.

    Mas o trabalhador tem direito a uma hora para refeição e descanso diariamente.(CLT)

    Veja quantas horas vc trabalha por dia no total.

    Pagar a refeição é normal e está de acordo com a lei.

    Sorte.

  • Maryyy,

    pelo que sei, existem duas formas de cumprir horário:

    8 ou 6 horas diárias e 4 no sábado.

    Se vc trabalha 8 horas por dia, então deve ter pelo menos uma hora de almoco. Se trabalha 6 horas corrido, então tem um intervalo de 15 min prá um lanche. No caso de 8 horas, a carga total é de 44 horas semanais. Se forem 6, são 34.

    Mas eu não tenho certeza absoluta disso. Vc teria que confirmar no sindicato da categoria.

    [email protected]

Sign In or Register to comment.