Justiça, injustiça, punição e recompensa.?

Quando uma desgraça acontece com uma pessoa que fez mal todos dizem que foi um castigo de Deus. Como pode então uma desgraça acontecer com pessoas que não fizeram mal? Por exemplo, alguém que já nasce com uma deficiência ou doença.

Antigamente acreditava-se muito em vidas passadas e reencarnação, ainda tem os espíritas, mas hoje em dia a maioria das religiões não acredita nisso. Quando alguém nascia doente ou deficiente diziam que essa pessoa era assim porque numa vida passada ela teria sido mal e por isso foi punida por Deus.

Eu não acredito em Deus e acho que um dos motivos para as pessoas acreditarem é que a nossa justiça é falha. No mundo inteiro existem pessoas que fazem o bem e não são recompensadas por isso e pessoas que fazem o mal e permanecem impunes a vida inteira. Então por isso as pessoas acreditam que um Deus vai punir quem não foi punido em vida e premiar quem foi bom. Eu acredito que quando nós morremos voltamos a ser o que éramos antes de nascer e por isso não há acerto de contas pós-morte. O único jeito de punir ou premiar alguém é em vida mesmo. Infelizmente sabemos que os maus morrem de velhice rindo da cara dos bons e os pobres coitados sofrem a vida inteira e morrem sem ter sido feliz um dia.

Eu acredito em sorte e azar e não acho que exista um Deus que decide quem tem sorte ou azar. Quando uma pessoa nasce saudável ela teve sorte e quando nasce doente teve azar. O fato de a pessoa ser boa ou ser ruim não determina se a vida dela será boa ou ruim. Essa é a triste e dura realidade. Vocês que acreditam em Deus o que pensam sobre isso?

Update:

Paloma, eu sei que você tem suas crenças. Eu só quero saber quais são. O que vocês acham sobre o assunto. Por isso fiz essa pergunta, pra conhecer a opinião dos outros.

Comments

• Eu acredito em Deus.

Poxa amigão, este é um pensamento ótimo, com ótimos argumentos... Mas eu quero deixar meu ponto de vista (tudo o que digo aqui é apenas o meu jeito de pensar, não quero interferir em pensamentos dos outros):

Acredito que Deus age de determinada maneira por motivos incompreensíveis pelo homem. No caso da punição ou recompensa, talvez um homem mau não tenha ainda recebido sua punição por que talvez esta não seja a hora certa para recebê-la, assim da mesma forma para o homem bom. Quando uma coisa já começa ruim para determinada pessoa pode querer dizer que Deus tem um plano ainda maior na vida dela. Como exemplo, me diga qual o exemplo de superação melhor: Um cego que, acima de tudo, vive independente e consegue sobreviver ao mundo, ou um homem que nunca ganhou na loteria tem a sorte de ficar rico neste jogo? Talvez eu esteja errado, mas cabe a Deus decidir o que é punível e o que não é. Eu não acredito em sorte, e sim no que Deus prepara para mim no dia em que eu nasci. Para concluir, digo: Deus não tem que favorecer nada a um homem bom nem punir um homem ruim só por que o nosso sistema é assim, pois o que ele devia fazer ele já fez: Sacrificou o próprio filho para morrer em nosso lugar, e este sacrifício foi tanto para os bons quanto para os maus.

Aos detalhes adicionais: Hitler era cruel e matava judeus por que pensava que estes favoreceram a morte de Cristo.

• "Eu acredito que quando nós morremos voltamos a ser o que éramos antes de nascer e por isso não há acerto de contas pós-morte. O único jeito de punir ou premiar alguém é em vida mesmo. Infelizmente sabemos que os maus morrem de velhice rindo da cara dos bons e os pobres coitados sofrem a vida inteira e morrem sem ter sido feliz um dia."

[...]"O fato de a pessoa ser boa ou ser ruim não determina se a vida dela será boa ou ruim."

[...]"Eu acredito em sorte e azar e não acho que exista um Deus que decide quem tem sorte ou azar. Quando uma pessoa nasce saudável ela teve sorte e quando nasce doente teve azar."

Só posso dizer que minha crença é oposta à sua. A regra da sorte e do azar, do acaso, é extremamente injusta, e sem justiça, a vida seria absurda e sem propósito. É justamente por todos esses motivos que eu creio e confio na justiça de Deus e nas palavras de Jesus, que prometem a felicidade depois da morte.É uma questão de esperança,paciencia e Fé.

"Antigamente acreditava-se muito em vidas passadas e reencarnação, ainda tem os espíritas, mas hoje em dia a maioria das religiões não acredita nisso."

Maioria das religiões não acredita? É a minoria das religiões. Cristianismo e Islamismo. Aproximadamente,2/3 da humanidade é reencarnacionista. Não apenas espíritas, mas Umbandistas, Wicca, Hinduistas (lembrando que a india é o segundo país mais populoso do mundo), budistas, taoístas, incluindo Candomblé, Jainismo, Caodaismo, povos indígenas e aborígenas.

"Quando alguém nascia doente ou deficiente diziam que essa pessoa era assim porque numa vida passada ela teria sido mal e por isso foi punida por Deus."

Essa não é a lógica da reencarnação. Deus não pune ninguém. O que o homem chama de "punição" nada mais é do que uma infantil tentativa de fugir da responsabilidade. Não somos castigados.Apenas colhemos o resultado de nossos atos, pela lei justa da causa e efeito.Mas,o que esquecem é que ninguem nasce para sofrer,mas para aprender a vencer seus medos,dificuldades e ilusões,tanto aquele que errou no passado,quanto aquele que é bom,mas anda precisa passar por provações.Isso quer dizer que nem todo deficiente físico foi cruel no passado,mas solicitou essa prova.

• se vc num acredita em Deus dane-se! pq cada um tem suas crenças...e devos respeitar isso!!

• Isso tudo foi o homem quem criou, Deus não tem nada haver com sofrimento.

Sign In or Register to comment.