Como ter o projeto de pesquisa aprovado no mestrado em educação?

Tá tudo bem errei em não falar sobre meu titulo de dissertação que pretendo trabalhar, mas agora vou informar que pretendo trabalhar: O fazer o bem, a auto-estima e os sentimentos na práxis docente frente aos novos paradigmas: desafios Educacionais. Quem pode me ajudar?

Comments

• Oi Jorge, tudo bem?

Acredito que para que você tenha um projeto de pesquisa aprovado em um Mestrado, você deveria seguir alguns passos básicos, segundo a visão que eu tenho. Não trabalho com a sua área, mas já participei de aulas deMestrado e me interesso bastante por trabalhos científicos. O que eu digo aqui não é nenhuma receita, longe de mim ser prepotente desse jeito, mas acredito que possa ser responsável por lhe atentar para um quesito que vc ainda não tinha prestado atenção.

* Empregar a Normalização correta: procure formatar à risca o texto segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que pode se traduzir em um pouco mais de trabalho, mas acredito que seja o mínimo para que os professores da banca tenham um pouco de atenção pelo nosso trabalho. Muitas das Pós Graduações disponibilizam a foma que a gente deve apresentar o nosso projeto de pesquisa, o que facilita um pouco, nao é verdade?

* Em segundo lugar, procure um assunto ligado à linha de pesquisa sua e do orientador que você está concorrendo a uma vaga. Procurar artigos ou outro tipo de trabalho dese professor que já foram publicados ajuda.

* Mesmo que hoje em dia seja muito complicado a gente falar de coisa nova, procure dar uma nova abordagem aos estudos que já estão sendo feitos ou concluídos;

*Buscar uma fonte de informações bem confiável. Quanto mais alta a qualificação da sua revista, segundo a CAPES ou ISI (Internacional), acredito que seu assunto seja melhor respaldado;

Infelizmente não sou da área da aducação, mas acredito que se você atenta para o que conversamos ali em cima, você já deve ganhar alguns pontos. Procure também pontuar bastante nas provas de ingles e de conhecimentos específicos, o que pode 'diminuir o peso' da sua dissertação e possibilitar a sua aprovação na Pós.

Espero que eu tenha lhe ajudado!

Um abraço e um Feliz 2009 p vc!

• Voce precisa procurar autores que falem da auto-estima que o professor deve ter, sem se deixar desanimar. Autores como Leonardo Boff ( A águia e as galinhas), Rubem Alves ( Estórias de quem gosta de ensinar) e Paulo Freire ( Professora sim, Tia não; Medo e ousadia) e Moacir Gadoti ( Um legado de esperança; Perspectivas atuais da Educação)e a própria LDB, que tem um capítulo especial sobre a valorização do profissional em Educação.

Faça seu trabalho e se possível, anote as citações desses autores quanto á sua temática: isso enriquecerá o seu trabalho.

Coloquei o Leonardo Boff porque quantas vezes o professor anda desanimado com a rotina escolar, sem perspectivas de melhorias?...Esse livro é contagiante.

Achei pertinente a sua temática porque poucos se lembram de que o docente também é um ser humano..Todas as teorias pedagógicas estão voltadas á aprendizagem do aluno, e são poucos os autores que trabalhem com a auto-estima e a valorização do profissional de educação. Parabéns pelo tema.

• Aí depende do que e onde vc pretende fazer; há departamentos muito concorridos, outros nem tanto... A maior partye dos profs. eu observo q estão fazendo nas particulares de qualidade baixa; não recomendo.

• Basta fazer um bom trabalho.

Sign In or Register to comment.