Há meios de combater / tratar doenças causadas por vírus?

Gostaria de saber se há como prevenir, tratar e combater esse tipo de doença. Além disso, se há meios de se fazer isso, gostaria de saber como é feito, considerando aspectos biológicos dos vírus.

Comments

  • Considerando apenas aspectos biológicos, vou tomar como exemplo o tratamento do HIV, porque é o que tem mais coisa publicada.

    Sabendo que os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, temos que ter em mente que ele precisa entrar na célular, incorporar seu material genético, produzir novas partículas virais e sair da célula.

    No caso do HIV existem medicamentos tanto no mercado como em fase experimental que atuam em todas essas etapas. Existem medicamentos que se ligam onde os vírus iriam se ligar para invadir a célula, logo eles não conseguem iniciar o processo de fusão celular e nem chegam a entrar na célula. Outros medicamentos atuam depois que ele já entrou na transcriptase reversa, impedindo que ele produza DNA a partir de seu RNA. Alguns impedem que após feito esse material se incorpore no genoma humano, através da inibição de enzimas que regulam esse processo.

    Outros vírus que possuem tratamento, praticamente baseado no que eu falei, nem sempre eficaz são: virus da hepatite, herpes genital e simples, verruga vulgar e HPV.

  • a sua imunidade que vai atacar o vírus... vc pode tratar os sintomas (que é o que antiinflamatórios, por exemplo fazem), cuidar para estar sempre com a saúde ok (se alimente direito, faça exercícios, evite o stress), evitar ficar em ambientes fechados cheios de pessoas (evitando contato com o vírus)... existem vacinas para alguns tipos de vírus, geralmente os que sofrem menos mutações (para o vírus da gripe, por exemplo, que sofre muitas mutações, vc tem que tomar a vacina todo ano)

  • pelo que eu ouço falar, virus só pode ser combatido pelas defesas naturais do organismo, sendo assim, as pessoas tem de reforçar essas defesas, acho que o único tratamento possível é o alívio dos sintomas, conforme o tipo de vírus.

Sign In or Register to comment.