Minha cadela pode cruzar com o irmão ou com o Pai dela?

bom, eu tenho uma golden retriever( lua ) com dois anos e meio, já é o 4º cio dela... comprei ela a um ótimo canil aqui do meu estado, tem pedigree, atestado de displasia, ela é toda perfeitinha e não tem nenhum problema genético! procurei o criador do canil p/ colocar ela p/ cruza-la ,qual foi minha surpressa essa semana qndo o criador disse q iria colocar a Lua para cruzar com o irmão, quase cai pra trás pq pensava q não podia cruzar entre parentes.. mas ele disse q no canil é normal pq dependendo do cão melhora a linhagem e é um procedimento normal no canil dele, me disse tmbm q a mãe da lua cruzou com o pai.. e teve filhotes perfeitos, um deles era a lua!!

tô com muita dúvida, alguém q entende do assunto pode me ajudar?

Comments

  • nao cruza de jeito nenhum!!!!!

    se sua cadela engravidar os filhotes com certeza nasceram com alguma complicaçao seria, e corre o risco da mae rejeitar os filhotes, ou ela pode até mesmo tentar mata-los.

    espero ter ajudado. bjs

  • Cruzamento entre pai e filho é aceitável tanto que o kennel dá pedigree.

    Agora entre irmãos e mãe e filho NÃO poderá ocorrer, msm que nasça um filhote, aparentemente perfeito, no seu interior poderá apresentar problemas gravíssimos, como falta de órgãos por exemplo.

    vc tem que ter motivos bem importantes pra cruzar parentes de primeiro grau! OU seja, tem que haver a caracteristica de que mencionou pra fixar. Eu particularmente não o daria! Esse tipo de cruzamento pode trazer pra os filhotes certo problemas que são "ocultos". Ex: nascer um macho afeminado. Ou uma femea não fertil.

    Cada um tem um ponto de vista! Resta vc analisar! Acho sempre interessante a procura de um cão bom e diferenciado! Aposto que aí onde vc mora tem!

    Se vc quer pegar um macho pra depois acasalar com sua fem, que seria filha dele, acho que seria mais interessante vc vender e comprar outro de sangue diferenciado. Será bem amis interessante pra vc e pro seu plantel! E assim vc tb nao corre risco de produzir algum cão com anomalia embutida, no caso acima mencionado a infertilidade ou o afeminamento

  • Veja bem: esse tipo de cruzamento é até feito em alguns casos para melhorar a genética do animal, mas no seu caso, uma vez que a cadela já é fruto de um cruzamento consanguíneo (com forte parentesco, no caso, a cadela cruzou com o próprio pai), não é nada recomendável fazer um novo cruzamento entre parentes tão próximos, no caso, o próprio irmão da sua cadela. Procure um outro cão que será melhor.

  • O certo é não cruzar porque seus filhotes podem ter complicações sérias em relação a formação genética,isto é, podem nascer deformados Você naõ vai querer isso não é.

    Procure outro que não seja parente.

  • A minha cruzou com o irmão dela nasceu 7 filhotes só que dois nasceram albinos.acho que tem tanto problema.

  • QUE SAFADEZA

  • sim pode cruzar com o irmão com o pai com o tio com o sobrinho e até com o avô dela sem problema nenhum!!!!

  • realmente isto não 'e aconselhável! acho melhor você procurar outro macho para fazer o cruzamento com a sua cadela! como já foi falado, ela já 'e resultado do cruzamento entre parentes e agora te deram a opção de cruza-la com o pai ou o irmão, isso poder gerar filhotes com alguma deformidade!

    Procure outro canil ou então em sites de cães você poderá encontrar algum outro macho com pedigree e atestado negativo de displasia, 'e so você tentar online! talvez tenha sorte!

    Entre neste site:

    http://www.webanimal.com.br/asp/acasalamento_resul...

    Tem o site da revista cães e cia, tem vários canis de diferentes raças, tenta contactar algum próximo da sua casa, boa sorte

    http://www.caes-e-cia.com.br/guia/gold.asp?produto...

  • Pesquisando, não acho aconselhável. Leia um dos posts:

    Esse é um cruzamento endogamico (parentes muito próximo). Só é feito por que tem muita experiência em criação, pois a carga genética será muito fechada. Se transmitir algo bom, será muito bom, mas se transmitir algo ruim, será muito ruim.

    Aconselho procurar outros cães que tenham características que lhe agradem e ai sim acasalar com os seus, ou procurar um bom criador, mostrar seus exemplares e sua intenção de cruza-los. Ele poderá orientá-lo.

  • concordo com Alessandra.

    Na realidade eu ainda sou mais radical.

    O cruzamento cosanguineo( entre parentes) é muito delicado. Lembre-se que é preciso haver variedade genética dentro de uma espécie(com exceção de algums seres vivos).

    Se na família de sua cadela houver algum problema genético recessivo( que não se expressa visivelmente), no momento em que você cruza ela com um parente, você poderá estar reforçando esse erro genético.

    Mesmo que você afirme que sua cadela não tem nenhum problema genético, você só pode ter certeza se fizer um mapeamento genático na sua golden.

    Pense bem, há vários canis com cães de boa procedência.

    Abraço

Sign In or Register to comment.