Sonho diariamente, há pelo menos 1 ano, que estou numa casa que nunca vi?
Cada dia uma casa diferente. Examino a casa. O mar está sempre muito perto. Não é praia, é mar!
Que dizer?
Update:Algreen,
Muito obrigada. Seguirei seus conselhos e volto. Adoro Jung
Comments
O Algreen tem toda razão! Sou psicóloga e tenho o dicionário dos símbolos, de Jung, mas só o dicionário, não adianta! Porém, procurarei ser mais suscinta que o colega!
Casa é o nosso "eu", nossa psique, nosso SELF, como achar melhor chamar! Mesmo que vc tenha sonhado com uma casa que vc nunca viu, ela representa seu mundo interno.
O fato de vc examina-la, significa que vc tem se permitido "acessar" seu inconsciente e a se conhecer melhor. Algo aconteceu em sua vida que provocou essa volta para vc mesma, o que, na minha opinião, é sempre muito positivo.
Sonhar com o mar, tb tem relação a isso, por isso, não é mera coincidência que este mar esteja muito perto da casa, pois mostra que vc tem potencial em seu interior e que está a ponto de descobri-lo. O mar, tb dá indícios de que vc está vivenciando um período de consertar sua situação sentimental, e que é momento de transformações.
Tudo isso se completa qdo vc diz que seu ex-marido esteve presente nestes sonhos, isso não é de se estranhar, ainda mais pelo fato dele ter conversado com vc, se ainda existia alguma culpa pelo fim do relacionamento, da sua parte, o "mar" transformou este sentimento, levando-o o embora, assim como levou seu marido dos seus sonhos.
Continue "acessando" seu inconsciente, vc tem potencial e ego estruturado po bastante para dar conta de suas angústias, sentimentos, ansiedades, dificuldades, obstáculos, etc.
;o)
Amiga, você já obteve ótimas respostas. Por isso vou sintetizar o que eu percebo na sua narrativa. Seus sonhos mostram que você está buscando o autoconhecimento. A Casa representa "você mesma", você diz que sonha com casas diferentes e examina a casa, isso mostra que você está se examinando, se descobrindo, se vendo de maneiras diferentes, buscando se conhecer, saber como você é realmente. O mar representa suas emoções, seu emocional. Ele está sempre perto da casa, quer dizer que você se sente muito ligada, proxima ao seu lado emocional, a suas emoções. Seu ex marido estava presente nos seus sonhos pois em seu interior, em suas emoções você estava ligada a ele de uma forma que te angustiava. Quando vocês conversaram aquilo que te angustiava deixou de existir e ele não aparece mais em seus sonhos.
Continue essa busca de autoconhecimento, com certeza isso será muito bom para ti. Beijos.
Heliana B,
Muito cuidado com os yahoolegas que utilizam os dicionários dos sonhos para responder aqui. Quem faz isso não respeita as singularidades, as particularidades emocionais e ambientais dos sonhadores e lançam mão de dados mecânicos ou arbitrários. Podem fazer isso, simplesmente para ganhar pontos aqui.
Segundo Solange Firmino: "Os sonhos repetitivos normalmente têm mensagens importantes que precisam ser codificadas, pois denotam a existência de uma realidade que precisa urgentemente fazer parte de nossa vida consciente". Assim, em primeiro lugar, parabéns por querer compreender ou decifrar esse sonho que lhe acompanha há um ano.
Pegando carona na idéia da Solange: Quais são as mensagens que você necessita se apropriar?
Para chegar lá, siga os meus passos de deciframento de sonhos:
1) O que vem a sua mente, quando as palavras ou expressões abaixo são lidas:
casa
casa que você nunca viu
diferença
novidade
casa diferente
examinar
olhar em detalhes
examinar uma casa
sentir que há um mar perto
sentir que o mar está muito perto
ter a certeza de que não é praia, mas sim mar
2º passo, responder honestamente para si mesma, as seguintes perguntas:
a) quais são as emoções básicas que você precisa lidar de forma séria?
b) há algum sentimento que tem evitado ou tem negado, mas que lhe acompanha diariamente?
c) como você lida com o novo, o diferente e desconhecido?
d) quais são as mudanças que tem evitado fazer ou que tem adiado fazer?
e) em todos os sonhos você está sempre sozinha? se sim, por que será? se não, quem está contigo e o que faz/fala?
f) quais são as diferenças entre uma casa e outra que mais se lembra?
g) lá no fundo da sua consciência, o que será que esse sonho está lhe dizendo de forma repetitiva e insistente?
3º passo: juntar as peças do quebra-cabeças. Aqui, essa tarefa é eminentemente pessoal e intransferível. O que farei é um palpite que somente você poderá validar.
Lá vai: Sua mente não está aceitando ficar onde você está e/ou se colocou. Tanto é que sempre examina uma casa diferente, que, no meu modo de ver, é você mesma, sua vida interna e externa. Sua estrutura emocional está cansada de vivenciar sempre as mesmas coisas e sente, que mais cedo ou mais tarde, o mar está próximo. O mar, para mim, é a descoberta do novo, do diferente e de tudo aquilo que precisa descobrir. Desconfio que já passou da hora de você sair da rotina e mesmice. Um conselho bem básico: faça algo diferente e inusitado o quanto antes e veja se o conteúdo dos seus sonhos não melhora.
Sonhos que se repetem pedem de forma insistente a nossa atenção. Assim, veja isso como um sinal importante do seu inconsciente de que não é brincadeira não.
Para lhe ajudar na tarefa de se autoconhecer, veja aí dentro de você, o que essa casa, esse mar que não é praia representam ainda hoje. Pode ser também, que esse sonho venha para que você termine de examinar ou de escolher muitas coisas e não se decidir por nenhuma. Será que você é uma pessoa detalhista e obsessiva?
De qualquer forma, utilizei os passos básicos para análise significativa do seu sonhos para que você encontre o melhor significado para eles.
Por fim, anote em detalhes tudo aquilo que se lembrar do próximo sonho que tiver sobre casa, tais como:
cores,
lugares,
objetos,
pessoas,
hora do dia;
sentimentos durante o exame da casa
se há variação no tipo de mar que está próximo
Depois, poste novamente seu sonho aqui. Aí, quem sabe a gente consegue te ajudar mais, ou seja, ajudar você a explorar mais seu rico mundo interno.
sonhos sao frutos da imaginação.
irreais, aleatorios, as vezes sem nexo,.
talvez vc queira se mudar, talvez isso te incomode.
eu por exemplo, sonho todo dia que to trabalhando, isso porque passamos a maior parte do nosso dia fora de casa.