Por que água mineral não é fiscalizada?
Quem garante a qualidade daquela água vendida nos garrafões ?. Não existe um selo, um orgão que ateste a qualidade daquela água que iremos beber.
Como saber se não veio de uma fonte poluida, de bicho morto, de fezes e imundicie ?. Somente pela limpidez ?!.
Opinem.
Update:Eddie, é fiscalizada ?. E nem um selo naqueles garrafões imundos ?!.
Comments
As águas minerais são fiscalizadas pela Agência Nacional de Águas - ANA, pelo Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, todos federais (cada um na sua área, isto é, um registra as fontes e o conteúdo da água (DNPM), outro impede a destruição dos mananciais (ANA), outro fiscaliza a qualidade do que é distribuido (ANVISA).
Existem também os órgãos estaduais e municipais que cuidam do assunto.
Antigamente essas fiscalizações eram mais punitivas e públicas, hoje é mais educativa, preventiva e com menos publicidade.
Você tem razão quanto à falta de um selo de qualidade nas águas minerais.
.
eca né, abços eio
Meu amado, bom dia!!
Trabalhei por 12 anos em um órgão fiscalizador e licenciador de meio ambiente, posso te dizer que uma empresa para se licenciar para extração, envasamento e distribuição de agua mineral é uma das coisas mais difÃceis e demoradas para se conseguir a licença final, pois são inúmeras as licenças que a empresa tem que conseguir além dos diversos testes de laboratório que elas tem que apresentar. São inúmeras as restrições que as empresas tem que cumprir depois da licença expedida, licença essa que tem prazo de apenas tres anos, aqui no Rio. Pois bem, com toda essa dificuldade pessoas de má fé, acabam envasando água de qualquer lugar sem as necessárias condições de higiene e qualidade. A água que é licenciada precisa ter em suas etiquetas os numeros das licenças concedidas, Ministerio da Saude, Departamento Nacional de Pesquisas Minerais, órgão estadual de meio ambiente, dentre outras, além da composição quÃmica da água. Os procedimentos mudam de lugar para lugar, mas se alguma orientação posso dar, é que procurem se informar com o Ãrgão estadual de meio ambiente do Estado se tal empresa se encontra licenciada e com a licença em vigência, e se não estiver denunciar, e mesmo que esteja licenciada se não apresentar condições de higiene adequadas que se façam as denúncias também. Todo o cuidado é pouco quando falamos de água........
Um beijo enorme!!
Oi querido,
Fiquei curiosa com sua postagem e fui dá uma pesquisada !!
Encontrei essa matéria, mas não sei de que data é, se é antiga ou nova !!
http://www.ceresambiental.com.br/site/?p=295
Beijos e boa noite
Camila
Quando é imprópria para o consumo , vem escrito :
ÃGUA NÃO POTÃVEL
Abs
Tenho pra mim meu amigo oculto que existem alguns picaretas por aà que falsificam sim a qualidade da água mineral!
Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos!
Oi querido.
E você sabe da ironia de tudo isso, o que se sabe é que a nossa água pelo menos em São Paulo, é considerada de ótima qualidade.
Eu sempre desconfiei dessas águas, não temos nenhuma garantia mesmo.
Você já reparou como os distribuidores desses garrafões os transportam?!
A maioria tem carros velhos, e os garrafões são apoiados sem higiene nenhuma, o chão que eles são colocados nesses veÃculos não possuem nenhuma condição necessária.
E a loja que são vendidos também não são um exemplo de qualidade.
Besitos niño.
vc q pensa
tudo q tem marca e é vendido
foi sem duvida fiscalizada!
olhem meu perfil por favor pois minhas perguntas não estão indo pra's categorias
estão todas no limbo!
bjs!**
Fiscalização!?,
Rapaz, se o governo ainda não decidiu-se no que irá fazer, apesar das olimpÃadas, como irão pensar.. em fiscalizar nossas águas?
à um absurdo!.
Oiê...
Meu amigo...se são fiscalizadas...são muito poucas...e em pouquÃssimos lugares...
Comprei recentemente um garrafão...e observei, enquanto colocava, inúmeros corpos estranhos boiando naquela que deeria ser clara e limpa ...água!!!
Devolvi, reclamei, mandei aos jornais...e fui a fonte buscar mais!
Felizmente, em POÃOS DE CALDAS a água das fontes é fiscalizada, limpas, abundante e saborosa...tanto quanto águas podem ser!
Bjinhus...fique com Deus! Tenha um ótimo fds!