Será que posso usar o sobrenome de casada após a separação?
Update:
Eu tenho toda a minha documentação com o sobrenome de casada e sou consultora então já tenho o nome divulgado.
Pra mim não é interessante retirar o sobrenome.
Comments
Na prática, depende muito do juíz! Muitos permitem mas se o seu ex nao permitir...ai...fu .....de....u. Cabeça de juiz e fralda de criança vc nunca sabe o q vai encontar... o exemplo citado abaixo é muito válido para pesoas muito importantes... nao sei se é o seu caso profíssional caso nao...
Mantenha os documentos como estão.
Você pode ou não permanecer usando o nome de casada. A escolha é sua, não do ex-marido ou do juiz. E o mais divertido é que se você continuar usando-o uma próxima mulher com quem ele se case não o poderá fazer! Não é uma delÃcia isso?
Sim, pode continuar com seu nome de casada
Bjoka
O seu ex pode exigir na dissolução a retirada do nome dele.Em alguns casos ,o juiz mantem mas depende de cada caso.
à possÃvel continuar usando o nome de casada, desde que o retorno ao nome de solteira venha a causar evidente prejuÃzo à sua identidade profissional, ou algum prejuÃzo aos filhos havidos na relação, devido à distinção que poderá se criar ao nome de famÃlia, ou em caso de algum outro dano grave recolhecido por decisão judicial transitada em julgado. No nosso cotidiano, temos diversos exemplos: Marta Suplicy (Suplicy do Senador Eduardo Suplicy), causaria prejuÃzo à sua identificação polÃtica; LuÃza Brunet (Brunet do ex-marido), causaria prejuÃzos à profissão da modelo, e por aà em diante.
VC COMO CONSULTORA MELHOR DO QUE NINGUÃM SABE QUE NÃO PODE.SE VC TIVER ALGUM PROBLEMA COM NOME E CPF NEGATIVADO QQ TIPO DE ROLO ELE PODE PROCESSAR VC.
Separação não, divórcio sim.
Se você se divorciar, teu nome volta a ser o de solteira.
A regra é pode desde q vc queira, mas se a separação for litigiosa e o motivo foi traição da sua parte (alegação do seu marido) ou qualquer injúria, ele pode não querer deixar vc usar o sobrenome dele, então quem decide é o juÃzo.
Pode... porem vc deve requerer isso na Petição Inicial do Divorcio
(tanto o feito em cartório, quanto o feito em Juizo)