Quando o conselho ou a ajuda são mal interpretados devido as nossas palavras... Pode comentar?

Por vezes - ainda com educação - o conteúdo de nosssas palavras nos sai frio e imparcial.

No ponto de vista de quem a recebe - sem ser radical - é um ensinamento que magoa e humilha (ainda que sejamos seletivos na fala), Algumas pessoas com estrato social mais evoluído tendem a assumir postura de superioridade.

Há pessoas que recebem o conselho, a verdade ou o ensinamento educadamente, aparentemente nos tratam com cortesia e até reconhecem como verdadeiro o que dissemos numa postura humilde e inesperada. Todavia, no dia seguinte ou depois de certo tempo, ao encontrá-las, percebemos que estas nos evitam ou nos tratam com indiferença, sendo que foram elas mesmas que nos procuraram anteriormente.

Refletindo sobre as considerações acima, o que dizer dessas pessoas? E como ficamos se quando queremos ajudar - o que para mim é raro - percebemos que nada fez sentido, nada foi ouvido e que nossa fala se perdeu no Universo, assim como se perdem todas as palavras ditas?

Update:

Scarlet, não sou "moço". Sou mulher.

Comments

• Talvez as pessoas tenha instrumentos distintos para medir uma mesma realidade. Existem pessoas que estão tão bem no mundo, que o desprezo se torna um " comportamento " natural. Ela chega a conclusão de que a Humanidade e a Natureza são coisas indiferentes a ela, a primeira porque nada mais é do que um número grande de pessoas, a segunda porque é algo para além dela. Aí ela aprende a se inserir na natureza, e a amá-la, admitindo a sua inferioridade diante dela, para finalmente, libertar o seu espírito. Chegar nesse nível de entendimento é como ver o mundo sempre como se estivesse em cima de uma bela e linda montanha, e lá respira-se um ar leve e limpo, e quando se vê que a maioria só tem olhos para as coisas próximas e imediatas que estão ao nível do mar, o que resta é um certo desprezo, para o bem ou para o mal. A indiferença pode ser medo do mundo e das pessoas, como também um comportamento natural de quem respira o ar das montanhas.

Até.

• Hipotese !!

Sera msm que o problema esta com quem fala ?

Pq o que acontece por inumeras vezes, é que alguem pede um conselho, e vc dentro das suas possibilidades fornece um conselho, mas a pessoa esta passando por um momento dificil e te entende mal... ou a pessoa quer que seu conselho seja pra incentiva-la a fazer o errado, ela na verdade só quer um apoio, pois a decisão ja estava tomada... e dai vem vc e vai contra o que ela pensa...

Afff...

Acho que foi por isso que inventaram a frase " Se conselho fosse bom ninguem dava, vendia ! " kkk

Eu ainda escuto conselhos e dou conselhos, mas não fico mais discutindo ... pq afinal de contas, como vc msm disse, somos procurados e não podemos falar o que pensamos ? Oras..

Ventos de Paz !!

• Oi Hipótese!!

A questão é que desde o início pessoas desse tipo não queriam ouvir conselhos, queriam ouvir apenas confirmações de que elas estão certas...de que o que elas pensam, acham e fazem que corresponde ao certo...

Se você oferece algo justamente contrária a exectativa deles de apenas confirmar o que eles querem...a coisa muda de figura e se comportam mesmo dessa maneira....

Se esquivando, evitando contato...

Beijocas.

• Hipótese geralmente que faz isso são pessoas que não gostam de ouvir a verdade, não gostam de conselhos, e ficam enraivecidas quando, por algum motivo vão pedir um conselho, e ouvem o que não queriam ouvir. Esses tipos de pessoas são gente extremamente arrogante, que acham que são melhores que os outros, quando isso acontece, já é uma amostra de que nessa pessoa, não se deve confiar, e o melhor, é se afastar, para evitar possíveis desagrados! abraços!

• Sua reflexão é explicitamente verídica.

Isso ocorre quando as pessoas escutam o que na verdade sabem mas não querem ouvir ou confirmar.

A verdade é sempre pesada e sangrenta.

Portante ninguém gosta da verdade explícita.

Por vezes querem é um apoio que em seu íntimo sabem ser falso, mas ainda assim é um alívio bem vindo.

É como terapia reversa, a pessoa fala um monte de coisa que é a triste verdade, mas na verdade quer que você a contradiga, dizendo: "Que isso! Não é bem assim! Bla,bla,bla."

Mas se você confirma, logo irá te entender, mas depois, como você mesmo disse, passará a te evitar, pois ja tem sofrimento o bastante e não quer ninguém evidenciando suas falhas.

Então você deve escolher, fazê-la aprender na marra, ou deixá-la se estripar na ilusão das próprias falhas.

Qual seria o certo?

Qual seria o verdadeiro ato de amigo?

Sei não fia, sô só mais um!

Só sei que tôda conversa desse tipo com alguém é tensa e chata, a pessoa termina por sair como sabichona dona da verdade, mesmo querendo só ajudar.

Vai entender!

Jaz!

• Não vou comentar isso pq por eu sou do jeito que sou, as pessoas se enganam muito comigo. Sou de uma cidade pequena, seu moço, não fui acostumada a pensar mal das pessoas que considero amigas. Meu coração ainda não se deixou contaminar por maldades, graças a Deus. Mas se desconfio de algo, gosto de conversar com a pessoa com a mesma amizade que nos uniu pra evitar mal entendidos. Acredito que isso aconteça comigo pq não tenho o costume da cidade grande, nós, caboclos, não temos essa astúcia e quando alguém de cidade grande, sente essa ingenuidade, até desconfia. Vc sabia que quando entrei no site em 2008, desconfiaram que eu não fosse de Manaus? É ... precisaram pegar o meu IP - e eu, ingênua, nem percebi. Jamais gostaria de me tornar alguém tão desconfiada pq esse tipo de perfil costuma cometer muitas injustiçlas. Bom dia

• Cara, nem sempre o conselho vai de encontro com os anseios do aconselhado, já que, na maioria das vezes o seu ponto de vista é diferente do ponto de vista dos outros. O importante é sempre dizer a verdade, mesmo que ela venha contrariar as expectativas de quem pediu o conselho. E, se a pessoa aconselhada te evitar, paciência. Você, pelo menos, tentou ajudá-la. É por essa indiferença das pessoas após terem recebido um conselho que existe um ditado popular muito sábio que diz: "Se conselho fosse bom, não era dado, era vendido", ou seja, para a maioria das pessoas o conselho não vale absolutamente nada porque contraria o seu modo de vida.

Sign In or Register to comment.