Teria o cérebro humano sido moldado apenas pela seleção natural?

Tudo indica um abismo muito grande entre as funções cognitivas humanas e qualquer coisa que tivéssemos como parâmetro na Natureza, sem juízo de valores, apenas a observação da realidade.

Neste ponto não me parece nada absurdo a concepção de alguma forma de "evento especial" ou de uma "intervenção" ou ainda de uma "inteligência criativa" atuando além do processo de evolução natural.

De onde poderia ter vindo uma mudança tão intensa e fora dos padrões em um período tão curto quando se trata do nosso desenvolvimento?

O que haveria de ter provocado este "estalo", esta explosão tão repentina que nos diferencia tanto e até nos coloca, em diversos aspectos, mais distantes do que como realmente adaptados a este Planeta?

Update:

*Sim, Andre, um gene faz uma diferença enorme. E é justamente sobre a "manifestação" ou "aparição" destes específicos, que fizeram tamanha diferença, que todos parecem se perguntar...

Update 3:

José, com certeza, a dieta com carne e plena de nutrientes densos foi essencial para o desenvolvimento humano... Porém, contudo, todavia, entretanto... Tudo indica um abismo muito grande entre as funções cognitivas humanas e qualquer coisa que tivéssemos como parâmetro na Natureza..................

Comments

• o cerumano possui uma pecularidade muito interessante, enquanto todos os animais possuem uma inteligencia muito proxima entre os individuos de cada especie ou raça, nos humanos a diferença de inteligencia chega a ser brutal.

temos desde genios até idiotas, passando pelos muito inteligentes, os inteligentes, os medianos, os abaixo da media e os mediocres.

é evidente que quanto mais inteligente, menor o numero de individuos e posso especular que não passaram de 10 mil o numero de super dotados, num universo de bilhões de cerumanos.

tambem posso especular que na inexistencia desses genios, seriamos uma especie muito parecida com os demais animais, porque na ausencia , os muito inteligentes não teriam "material" para desenvolver ideias, os inteligentes não realisariam ideias que não foram antes pensadas e assim por diante, seriamos uma civilização que o maximo em tecnologia seria a construção de casas, vestes rudes , ferramentas simples e o uso do fogo e da roda.

1 outro dado interessante é a curva cartesiana da evolução humana e colocando todas as nossas tecnologias nesse grafico, veremos que o cerumano só começou a se desenvolver tecnologicamente de uns 300 anos para cá.

na verdade eu não tenho resposta à sua pergunta, porque como já disse, é mais inexplicavel o rarissimo surgimento dos genios.

quanto a descartar a evolução por conta de podermos fazer conjucturas, é totalmente infantil renegarmos que o nosso dente do juizo indica que tinhamos o maxiliar mais pronunciado, que ainda temos vestigios de que já tivemos cauda e que o fato das mitocondrias terem DNAs diferente das demais celulas, sugerem que antes de termos sido macacos, fomos antes descendentes da união de duas bacterias, uma aerobica com outra anaerobica.

ºººººººººººººººººººººººººº]]

vc já está fechando as perguntas,mas aceita uma sugestão para uma proxima com tema semelhante?

existem indicios que o sapiens conviveu com os erectus e os neandertais durante certo periodo e tambem existem indicios de que o sapiens exterminou com os outros 2 humanoides. a pergunta que faço é;

se não tivessem sido extintos, erectus e neandertais seguiriam a mesma linha evolutiva que seguimos, já que eram tambem humanoides?

• Voce por somente entender de espiritismo nunca leu um livro sério, a dica é o homem passou a comer carne, seu cerebro cresceu e se desenvolveu. Fim de assunto.

• Acredito na reprogramação da mente.

• O nosso cérebro é a maior prova de que toda a teoria da evolução é totalmente equivocada.

Nenhuma outra espécie animal possui um cérebro igual ao nosso.

• pequenas mudanças genotípicas, grandes mudanças fenotípicas. Entende? Muda um gene ou outro faz muita diferença

• Bem todos os seres vivos que existem evoluiram de acordo com a seleção natural, porem nos humanos somos frageis e não faz sentido termos sobrevivido e evoluido e tão rapidamente de acordo com a seleção natural, entao eu acredito sim que ah uma inteligencia criativa que molda toda a natureza esta força criativa chama-se DEUS...

Para que existissemos houve uma sequencia de fatos aleatorios improvaveis, desde a criação da vialactea quando toda a materia estava sendo sugada para formar o sol ate chegar ate nos, a terra ter sobrevivido ao caos inicial do universo e ter ficado na distancia exata do sol para permitir vida, mostra que a uma inteligencia superior, afinal de contas qualquer cientista pode dizer o que Houve desde o Big Bang ate agora, mais nenhum pode dizer o que Havia antes. Antes de Existir a Materia e a Vida, ja Existia, DEUS.

• Não acredito nisso !

• Aff mano... não faz uma pergunta dessa aqui, vai encher de crentelho, to avisando, eles vão encher seu saco até 2030, eles não entendem a evolução e vem falar *****

• Acho que nao

Sign In or Register to comment.