como devo recorrer a pensão alimenticia?
o pai da minha filha tem um mercadinho que vende de tudo um pouco com muitos freguês e ele tem um filho mais velho que minha filha e não sei quanto pedir de pensão porque ñ sei qual o valor que devo pedir o colegio de minha filha é 95,00 fora a comida, roupas,calçados,lanches,condução para onibus,remedios emfim tudo e ele só dá 100,00 espontaneo e diz que só pode dar essa esmola foi ele que disse e eu pago a escola e o restante é meu?estou sem trabalho e meu atual marido quem me ajuda e ele não tem obrigação e ganha pouquissimo minha filha tem 3 aninhos e ainda toma migau me ajudem me diga sobre a lei me orientem por favor,quando eu for no tribunal o que devo levar(documentos) o que devo dizer?estou desesperada
me ajudem pelo amor de DEUS
Comments
Bom, você deve procurar um advogado (se tiver condições) ou procurar a Defensoria Pública da cidade onde você mora, onde um advogado pago pelo Estado solucionará seu caso. O advogado ou o defensor irá entrar com ação de alimentos, que é o nome da ação ajuizada na justiça para se pedir uma pensão. Para tanto vc deverá levar alguns documentos : cópia da certidão de nascimeto da criança, cópia de sua carteira de identidade e CPF, comprovante de endereço, comprovante de despesas q vc tem com a criança, como recibo da mensalidade da escola, receitas medicas (caso faça uso de algum medicamento (leve tambem a notinha com o valor do medicamento) Agora, o q é mais importante: Leve nome e endereço completo do pai da criança, bem como o nome do local onde ele trabalha e o que ele faz é, é claro, o endereço de onde ele trabalha. Leve também o nome, endereço e telefone de umas tres testemunhas, que nao podem ser parentes (vizinhos, amigos ) q conheçam vcs, sabem q vcs tiveram um relacionamento, uma filha e q ele nao ajuda. Procure também saber a renda dele, pois isso é imprescindível para o advogado estipular um valor a ser pago por ele a crinaça. Não adianta nada se voce nao souber mais ou menos qto ele ganha, viu? No mais, o profissional te orientará. Boa sorte!
trabalhando
estou sem trabalho a 5 anos quanto devo paga de penão
Se o filho é dele ele tem obrigação legal de sustentá-lo.Procure na OAB, perto de sua casa todas estas orientações.Uma coisa é liquida e certa. 30% do valor que ele tem como renda pertence a seu filho, assim diz a lei.Faça uma lista de quanto gasta com seu filho, desde calçado, roupa, dentista, remédio, hospital, escola, material escolar, enfim tudo que puder juntar, e aí no dia que procurar a OAB, apresente isto, que servirá de base para pensão alimentícia.
Senhora, vai querer ficar nesta situação até quando? procure a justiça gratuita de sua cidade com urgência, levando seus documentos em xerox e originais, inclusive comprovante de residência, além da certidão de nascimento da pequenina.A senhora deve pedir 1 salário mínimo de pensão para sua filha. O juiz vai analisar e caso não determine o pagamento de 1 salário mínimo, pelo menos vai determinar que seja 50% do salário mínimo ou seja 207,50 atualmente. Não precisa se preocupar na situação dele, se pode ou não, se ele tem outra família, A senhora precisa resolver o problema de sua filha na justiça porque esta história de pagar expontaneamente não dá certo. Que segurança tem? Não se desespere, se mantenha firme no dia da audiência, porque o juiz vai procurar se ele pode pagar 1 SM, certamente ele vai dizer que não pode etc.Tenha calma, fé que DUES está contigo. Espero ter ajudado. Fique na PAZ!
Não entendo muito de leis. Só sei que pensão é de acordo com a renda do homem. portanto peça uma revisão dessa pensão perante o juiz,os documentos são os gastos que vc tem. aí o juis vai determinar o valor.ou então entre em acordo com o pai de sua filha e veja o que ele pode fazer. boa sorte.
A lei determina que os alimentos sejam fixados "na proporção das necessidades do filho e dos recursos da pessoa obrigada".
No caso, ele tem um mercadinho e possui renda provavelemente, vc devera utilizar métodos indiretos para se obter elementos que permitam avaliar as possibilidades dele, já que o mesmo nao é empregado, como o depoimento de testemunhas, a verificação do padrão de vida por meio da análise de dados relativos a cartões de crédito, movimentação de conta bancária etc, busca no detran por veiculos, no registro de imóveis.
TE ORIENTO A PROCURAR UM ADVOGADO, CASO NAO POSSUA CONDICOES VÁ ATÉ A VARA DE FAMÍLIA FALE COM O PROMOTOR E DIGA DO TEU PROBLEMA E DA NECESSIDADE DE UM ADVOGADO DATIVO (DE GRAÇA). Quanto a quanto pedir somente todas as despesas que tem com sua filha com alimentacao, vestuario, educacao, lazer e ponha uma margem para questoes imprevisives.... coloque todas as despesas!!!
boa sorte
Nathalia Suzana Costa
Antes de tudo você deve procurar um advogado para explicar a sua situação. Ele irá analisar asua situação e do pai a sua filha para poder entrar com recursso. Geralmente é de 15% do valor do salário dele, mas como você citou que ele é autonômo, por isso não possui renda fixa, só o advogado poderá lhe dar uma posição. E além do mas, depende também da visão do juiz, em relação a situação, daí ele é que dará a sentença. Não tem como dar uma real posição, pois será analisado vários fatores por exemplo: se vc trabalha, se já possui filhos com o novo marido, a situação do seu ex, etc.
primeiro consulte um bom advogado,que trate de direitos de familia,se vc nao tiver condiçoes,de pagar um,procure a casa do advogado mais proxima de sua cidade,a oab,e peça um do *governo*,mas vc tera que ter salario inferior,a um salario minimo,em todo caso se informe certinho,e em seguida,lhe digo,que nao é vc quem decidira,o valor da pensao,e sim o juiz,de acordo com os olerites dele, no caso, ele é autonomo,e tem gastos com luz, agua,etc, tudo isso é avaliado,pelo juiz,ai sim,vc passara a receber a pensao,e sabera inclusive qdo ou nao ele podera ver sua filha. e se ele nao pagar chame a policia,porque nao pagar pensao alimenticia,deixara ele uns dias,de molho,na delegacia**....
há...e nao esqueça de levar os seus documentos eos da criança...incluindo a certidao de nascimento...
Procure a Procuradoria Pública e exponha este fato,com certeza terás apoio jurídico para dar inicio ao pedido de pensão.