Só para pessoas da Umbanda e Candomblé?
Para pessoas que são de outra Religião, peço para que não criem caso, respeitem a minha Escolha, a minha Religião.
Recentemente pedi para que minha mãe de santo jogasse buzios pra mim, depois fizemos um ebó para Oxalá, porque eu tinha um problema espiritual com Egum. Dias depois, tive uma conversa rápida com ela e ela me disse isso: "Você é filha de Nanã e ela esta tão proxima a você que os Eguns de Nanã tbm ficam."
Infelizmente não pude tirar todas as minhas dúvidas, gostaria que vcs me explicassem um pouco mais sobre essa parte em particular: " ...ela esta tão proxima a você que os Eguns de Nanã tbm ficam."
Grata.
Comments
Gente... Uma filha de Nana...
Bem, sem mais delongas vamos ver se eu posso te passar alguma coisa...
Não é bem isto! Nànà é um Orisá ligado ao fundamento da vida, a sua lagoa é de água parada, límpida e a parte lamacenta desta ‘’mina d’água’’ que é o berço da vida, onde os embriões dos primeiros seres vivos se desenvolveram. Nànà é a mãe das mães e para afirmar isto, em seus braços embala um Xaxará que é a representação de seu filho Oxalá. Ela é um Orisá idoso, difícil de ser tratado, difícil em termos de feitura, tem que se conhecer e muito para se raspar este Orisá. Ela trás em termos os Eguns, pois faz parte digamos do seu balé, seus filhos podem ser assediados ou não, mais para isto a sua Iyalorixá deverá fazer para você um contra-egum, ao qual ela deve te dizer quando e onde usar, quais as situações enfim deve te orientar sobre lugares que você pode ou não freqüentar, não fazer uso de bebidas em excesso e respeitar principalmente o seu Orisá de Orí, já que é um Orisá digamos pesado, arqueado pelo peso dos anos, traz toda uma longa história do fundamento do Candomblé! Feliz é a Casa que tem uma Nànà, traz a riqueza, traz a prosperidade, mais também traz a sinceridade doa a quem doer.
Portanto, MUITO CUIDADO COM O QUE VOCÊ COME, respeite o dia do seu Orisá mantendo-se em abstinência de sexo e determinados prazeres e jejum de bebidas e comidas! Se você gostar use muito lilás, mais contenha-se em suas decisões de estar sempre querendo tudo para ontem, em querer que todos dêem 110% se der 98 % não presta! Tente ser mais comedida!
E por favor, quando for a sua saída me chame, quero estar no gargarejo, quero ver você dançando e se for possível '' dando '' o seu Ilá!
Também peço Ago se por acaso aqui escrevi sobre uma determinada qualidade de Nànà, falo sobre o pouco que conheço e de minha Nação!
Aqui te peço a sua benção, e deixo aqui também minha benção!
Axé aos meus irmãos e simpatizantes do Povo do Santo!
ZdB da linhagem da família descendente da Sociedade da Nossa Senhora da Boa Morte!
Acredito que não haja "um preconceito enorme do espírita, com relação aos cultos afro". Geralmente o pessoal ligado á Umbanda e ao candomblé,é que gosta de ser chamado de Espírita. É muito comum usarem, por exemplo, a expresão Centro Espírita de Umbanda... Acho, tambem, que eles deveriam estudar um pouco a Doutrina Espírita, para, pelo menos, saber do que se trata. Paz e luz, irmão.
neste livro voçê vai achar a resposta:http://www.poderosodeus.com/livros/gallery/Edir%20...
olha, desculpa, vim aqui pra falar, algo...mas eu sou espirita e nao entendo disso de Egum e mae de santo...
mas, fazer o que ru preciso de pontos...espero q encontre sua resposta.
num sei n
Caro amigo me perdoe, mas eu também já participei, com todo o respeito veja o que a Bíblia diz:
Deuteronômio 18:10
Não ofereçam os seus filhos em sacrifício, queimando-os no altar. Não deixem que no meio do povo haja adivinhos ou pessoas que tiram sortes; não tolerem feiticeiros,
1 Samuel 28:3
Samuel havia morrido, e todos os israelitas haviam chorado a morte dele e o haviam sepultado na cidade de Ramá, onde ele tinha nascido. Saul tinha expulsado de Israel todos os médiuns e adivinhos.
1 Samuel 28:9
A mulher respondeu: — Com certeza você sabe o que o rei Saul fez: ele expulsou de Israel os adivinhos e os médiuns. Então por que é que você está tentando me pegar numa armadilha para que eu seja morta?
2 Reis 17:17
Queimaram os seus filhos e filhas como sacrifício a deuses pagãos, consultaram médiuns e adivinhos e só fizeram coisas erradas, que o SENHOR não aprova, e por isso ele ficou irado com eles.
2 Reis 21:6
Queimou o seu filho em sacrifício, fazia adivinhações e feitiçarias e consultava adivinhos e médiuns. Pecou muito contra Deus, o SENHOR, e fez com que ele ficasse irado.
2 Reis 23:24
A fim de cumprir as leis escritas no livro que Hilquias, o Grande Sacerdote, havia achado no Templo, o rei Josias retirou de Jerusalém e do resto de Judá todos os médiuns e adivinhos e todos os deuses do lar, os ídolos e todos os outros objetos de adoração pagã.
2 Crônicas 33:6
Queimou os seus filhos em sacrifício no vale de Ben-Hinom, fazia adivinhações, praticava magia e feitiçarias e consultava adivinhos e médiuns. Pecou muito contra Deus, o SENHOR, e fez com que ele ficasse irado.
Isaías 2:6
Ó Deus, tu abandonaste o teu povo, os descendentes de Jacó. Pois o país está cheio de médiuns da Filistéia e de adivinhos que vêm do Oriente. O teu povo segue costumes estrangeiros.
Isaías 3:2
Ele vai tirar também todas as pessoas importantes: os homens corajosos e os soldados, os juízes e os profetas, os adivinhos e os sábios,
Isaías 8:19
— Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!”
Isaías 19:3
Os egípcios perderão a coragem, e eu farei com que os seus planos fracassem. Então eles consultarão os ídolos e os adivinhos, os médiuns e os feiticeiros.
Isaías 44:25
Eu não deixo que se cumpram as mensagens de profetas mentirosos e faço com que os adivinhos fiquem parecendo tolos. Faço com que os sábios se enganem e transformo toda a sua sabedoria em tolice.
Isaías 47:15
É isso o que acontecerá com os seus adivinhos, com os quais você tem lidado toda a sua vida. Todos eles irão embora, cada um seguindo o seu próprio caminho; nenhum deles poderá salvar você.”
Jeremias 50:36
Morram os seus adivinhos mentirosos e tolos! Morram os seus soldados, que estão apavorados!
Daniel 1:20
Todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigisse inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia.
Daniel 2:2
Então mandou chamar os sábios, os adivinhos, os feiticeiros e os astrólogos, para que eles explicassem os sonhos. Quando chegaram e se apresentaram diante do rei,
Daniel 2:10
Os sábios deram ao rei esta resposta: — Não há ninguém no mundo que seja capaz de fazer o que o senhor quer. Nunca houve nenhum rei, por mais forte e poderoso que fosse, que tivesse exigido uma coisa dessas dos seus sábios, adivinhos ou astrólogos.
Daniel 2:27
Daniel respondeu: — Não há sábios, adivinhos, feiticeiros nem astrólogos que possam dar a explicação que o senhor está exigindo.
Daniel 4:7
Vieram então os sábios, os adivinhos, os astrólogos e os feiticeiros, e eu lhes contei o sonho, mas nenhum deles pôde explicá-lo.
Daniel 4:9
“Beltessazar, chefe dos adivinhos, eu sei que o espírito dos santos deuses está em você e que não há mistério que você não possa explicar. Por isso vou lhe contar o sonho e quero que você explique o que ele quer dizer.
Daniel 5:7
Depois, gritando, ordenou que chamassem os adivinhos, os sábios e os astrólogos. Logo que eles chegaram, Belsazar disse: — Aquele que ler o que está escrito na parede e me explicar o que quer dizer será vestido com roupas de púrpura, receberá uma corrente de ouro para pôr no pescoço e será a terceira autoridade mais importante no meu reino.
Daniel 5:11
pois aqui no seu reino há um homem que tem o espírito dos santos deuses. Quando Nabucodonosor, o seu pai, era rei, esse homem provou que era ajuizado, inteligente e sábio, tão sábio como os deuses. E o rei Nabucodonosor pôs esse homem como chefe dos sábios, adivinhos, feiticeiros e astrólogos.
Miquéias 3:7
Os adivinhos e os que dizem o que vai acontecer no futuro passarão vergonha. Não receberão resposta de Deus e por isso ficarão desmoralizados.