cana de açucar não é pior pra natureza que gasolina?

Em são paulo e minas as plantações de cana são um mar continuo, não se ve uma borboleta voando, um pássaro , um animal. Acabaram com toda fauna e nascentes de agua, ainda quando colocam foco matam os animais, como capivara em bando, aki na minha região aparecem bandos mortos queimados e todos compram o que a mídia fala, GASOLINA CAUSA MENOS PREJUIZO AMBIENTAL QUE ALCOOL.

Comments

  • Cana de açúcar é um combustível que você pode utilizar na produção de álcool e depois pode plantar de novo para poder fazer mais.

    E o petróleo, você vai esperar mais de mil anos para se produzir totalmente o petróleo?, o petróleo não se pode plantar, acha que é só cavar no chão e encontra petróleo ?

    Se você não sabe o petróleo é o resultado de pressão de mais de mil anos da matéria organica na água (por isso é mais encontrado no pré-sal).

    Quando vão retirar o petróleo do pre sal se ocorrer vazamentos pode matar peixes, algas e quase todos os seres marinhos que nessecitam de luz solar,pois todos sabem que se vazar petróleo ele que é semelhante ao óleo é menos denso que a água, assim indo para cima, tampando quaisquer tipo de luz solar .Ao retirar o petróleo podem causar sérios danos a natureza, em sua combustão mais ainda .

    Na combustão da gasolina liberam se gases tóxicos que podem causar dores de cabeças e tonturas quando se inspira ela ou pode até causar problemas maiores no ser humano ou na natureza.

  • Etanol feito com cana-de-açúcar não agride a natureza

    Além de aumentar a potência do motor, o combustível não prejudica o meio ambiente

    Nas áreas metropolitanas, o problema da poluição do ar é uma das mais graves ameaças à qualidade de vida de seus habitantes. As emissões causadas por veículos carregam diversas substâncias tóxicas que, em contato com o sistema respiratório, podem produzir efeitos negativos sobre a saúde.

    O Estado de São Paulo enfrenta uma situação preocupante por deter 37% da frota automotiva do País. Dados fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que, em dezembro de 2006, o Estado registrou mais de 10 milhões de automóveis. Segundo informações do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), só na Capital já são mais de quatro milhões de veículos.

    Por outro lado, São Paulo ostenta o primeiro lugar no cultivo de cana-de-açúcar, matéria-prima principal para produção do álcool. Pesquisadores do mundo inteiro têm reconhecido o etanol, que é um álcool extraído de vegetais como cana-de-açúcar, como a “gasolina ecológica” do futuro por reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2).

    Renato Link, gerente do setor de engenharia automotiva e certificação da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), concorda. Para ele, o melhor tipo de combustível é o renovável, que utiliza como matéria-prima elementos renováveis da natureza. Além de serem fontes inesgotáveis de energia, não geram aumento de CO2 e outros gases nocivos na atmosfera, uma vez que as emissões geradas pela queima dos mesmos é re-absorvida pela biomassa. Ao contrário dos combustíveis renováveis, que representam um ciclo fechado de carbono, os combustíveis fósseis como o petróleo e o carvão mineral lançam carbono adicional na atmosfera (carbono que estava armazenado há milhões de anos), agravando o efeito estufa.

    Dentro da categoria dos renováveis, Link destaca o etanol. E, para o especialista, o produzido com a cana-de-açúcar é a opção com mais benefícios aos consumidores e ao meio ambiente.

    O Brasil é pioneiro no uso do etanol. A história do etanol no País é anterior ao Proálcool, programa criado pelo governo na década de 70 para desenvolver a produção do álcool de cana. Os primeiros usos do álcool foram feitos há 100 anos, quando os carros começaram a chegar no País. Durante a crise da década de 30, o combustível também foi utilizado para substituir os combustíveis tradicionais.

    Vantagens do etanol

    Renato Link explica os benefícios de utilizar o combustível que, comparado à gasolina, apresenta maior torque, aceleração e velocidade do motor. “O álcool, do ponto de vista técnico, é um combustível que dá alta performance ao veículo”, diz o gerente da Cetesb.

    As vantagens para o meio ambiente são ainda mais interessantes. O álcool é um combustível oxigenado que reduz a emissão bruta do motor, que é aquela que vai direto para o escapamento do carro (nos modelos mais novos, dos últimos 10 anos, o catalisador e a injeção eletrônica diminuem a emissão bruta).

    Os combustíveis, como a gasolina, para serem queimados necessitam de oxigênio. O CO2 presente nos combustíveis reage com o oxigênio. Quando misturada com o etanol, a gasolina consegue aproveitar o oxigênio existente no álcool, deixando de retirar oxigênio da atmosfera para esse processo.

  • A cana-de-açúcar não é tão ruim, a gasolina também tem seus efeitos na natureza.

    De acordo co o código florestal só é permitido por fogo quando um tribunal der a permissão, mas sem a cana-de-açúcar como será produzido seus derivados lembrem-se que na época do Brasil Império a cana-de-açúcar era e é muito importante.

    A gasolina é um combustível fóssil ao contrário do Álcool que não polui tanto quanto à Gasolina, mas a Gasolina tem seu valor, num carro que com o Álcool nem se quer faz 9 Km/L já a gasolina tem carro que chega a 11 Km/L. Tem sua diferenças, mas o Álcool só se torna ruim por causa das queimadas e seu elevado preço no mercado de combustíveis.

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