Você conhece a história do Campeonato de 1974?

O Campeonato Brasileiro de 1974 será lembrado para sempre como o mais roubado da história

Em 1974, o Cruzeiro possuía o melhor time do Brasil, com craques como Joãozinho, Nelinho, Raul e outros jogadores que há muito não se vê igual. Obviamente, ele terminou a primeira fase do campeonato em primeiro lugar. O Vasco, segundo colocado, enfrentou o Cruzeiro na final, que deveria ser jogada no Mineirão. Estava dado o primeiro golpe: O jogo foi transferido para o Maracanã, e os dirigentes do clube celeste nem ligaram, pois em 10 jogos no maracanã, o Cruzeiro ganharia 9, empataria 0,7, e perderia 0,3.O empate dava o título para o Cruzeiro. O jogo, entretanto, estava 2x1 para o Vasco, mas o até hoje ídolo da torcida cruzeirense, Zé Carlos, marcou um gol olímpico (que vem direto do escanteio). O árbitro Armando Marques anulou o gol alegando, "Perigo de gol", o que impediu o meu amado time de ser campeão naquele ano.

Comments

• Boa tarde, amigo.

Sou Avaí, mas já ouvi falar sobre essa história. Lamentável, é o que tenho a dizer.

O que me consola um pouco é o fato de a roubalheira no futebol atualmente não poder ser tão escancarada. Mesmo assim, temos aí o exemplo do Timão que venceu o Brasileiro de 2005. Puxa, um time do quilate do Corinthians não tinha necessidade de se queimar por tão pouco. Perto da sua história, torcida fabulosa, um título a mais não teria importância. Apesar de ser Avaí, confesso que chorei quando vi o "bando de loucos" comemorar o retorno a Primeira Divisão. Sou um cara que ama futebol e rivalidades a parte, gosto do espetáculo em si.

O Cruzeiro (que também é azul como meu time) certamente é muito maior que este título garfado. A história do Time, por si só, já diz o resto. O que passou, passou e bola pra frente.

abraço

• Conheço sim, meu pai me contou!!!rsrsrsrs

Agora responde essa pra mim:

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=An...

• Sim...

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1974 teve pela primeira vez um clube carioca como campeão: o Vasco da Gama.

Como era ano de Copa do Mundo, a pressão para aumentar o número de clubes no Campeonato Brasileiro foi deixada um pouco de lado, para dar uma maior atenção à Seleção Brasileira de Futebol. Permaneceram, portanto, 40 clubes em uma única divisão para todo o campeonato, porém incluindo o inédito critério de maior renda no critério de desempate, que favoreceu a classificação do Nacional/AM e do Fluminense para a segunda fase.

FÓRMULA DE DISPUTA:

Primeira Fase: Em turno único, duas chaves com vinte clubes em cada. Classificando para a próxima fase os dez primeiros colocados de cada chave, mais os dois próximos na classificação independente de chave, mais os dois clubes com maior arrecadação/público entre os não classificados pelos critérios anteriores.

Segunda Fase: Quatro grupos com seis clubes, em turno único. Classificando para a próxima fase o campeão de cada grupo.

Terceira Fase: Quadrangular final, turno único, onde todos os clubes se enfrentam, e sendo campeão aquele que tiver melhor campanha na fase final.

JOGO EXTRA:

Cruzeiro e Vasco ficaram empatados em primeiro lugar com 4 pontos, enquanto que Santos e Internacional ficaram com 2 pontos. Nesse caso, o regulamento previa um jogo extra entre os dois primeiros colocados, com o jogo devendo ser realizado em Belo Horizonte, em função da melhor campanha do Cruzeiro ao longo do campeonato (38 pontos contra 34). Porém, alegando falta de segurança no Mineirão, graças a um incidente com invasão de campo na partida anterior, os vascaínos conseguiram levar o jogo para o Rio de Janeiro.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO NACIONAL DE 1974:

1 Vasco da Gama

2 Cruzeiro

3 Santos

4 Internacional

5 Grêmio

6 Flamengo

7 Atlético Mineiro

8 Vitória

9 Atlético Paranaense

10 São Paulo

11 Palmeiras

12 Guarani

13 América

14 Náutico

15 Corinthians

16 Fortaleza

17 Operário-MS

18 Portuguesa

19 Coritiba

20 Bahia

21 Goiás

22 Paysandu

23 Nacional-AM

24 Fluminense

25 Tiradentes

26 Rio Negro

27 Sport

28 Remo

29 Olaria

30 América Mineiro

31 Ceará

32 América de Natal

33 Botafogo

34 Desportiva Capixaba

35 Santa Cruz

36 Sampaio Corrêa

37 CEUB

38 Itabaiana

39 Avaí

40 CSA

• eh issu msm,o titulo mais roubado do Brasileiro concerteza,issu foi o cumulo do absurso,os Vascainos deveriam sentir vergonha junto com esse arbitro vascaino por esse titulo mais q roubado neh.=)

• O Vasco ganhou esse campeonato Roubado,como o o Corinthians ganhou roubado em 2005...

• Realmente foi vergonhoso.

• nao, mas eu conheço o de 1979 onde o Inter ganho de forma INVICTA !!! Chora gaymista imundo !

• KKKKKKKK.

Isto é uma pergunta? Parece mais uma resposta. E por falar nisto, quem? Quem perguntou alguma coisa a vc?

• Bem feito quem mandou torcer pra time pequeno...

• É e em 95 foi o Santos .

Sign In or Register to comment.