aonde ou como consigo ajudar um amigo que sofreu um trauma quando tinha 16 anos ?

Hoje em dia ,ele é uma pessoa muito fechada e tímida, com 30 anos ele não consegue muito expressar seus sentimentos e se trava......Quando tinha 16 anos incendiou sua casa e morreu seu primo de um ano e meio,e até hoje ele se culpa, apesar de já ter sido comprovado que foi um curto circuito........só que tem um agravante na história, sua PRÓPRIA mãe o acusou(humilhou) aos gritos em frente todos que ali estavam no dia do ocorrido, sendo q quem era responsável pela criança era ela. Na verdade eu acho que ela faz isso p/ livra-se da própria culpa......gostaria muito de saber como posso estar ajudando ele,pois sendo assim (fechado,tímido) ele não consegue ser totalmente feliz ,será que existe algum tipo de grupo de apoio para casos como esse ? POR FAVOR ELE PRECISA DE UMA AJUDA

Comments

  • Você e pessoas religiosas precisariam prestar mais atenção no que Deus poderia ajudar e no que cada um teria que fazer e que Deus não iria interferir de modo algum.

    É algo como esta conhecida frase:

    "Deus poderá mover o céu e a terra, mas não moverá uma palha naquilo que cada um precisa fazer"

    O grande exemplo foi dado com o ilustre filho, quando percebeu estar sem saída, que iriam pegá-lo, chorando lágrimas de sangue no Horto das Oliveiras e suplicou:

    "Pai, se for possível, afaste de mim este cálice..."

    Mas sabia que Ele mesmo teria que ir até o final, a cruz.

    Existem coisas pelas quais o ser humano passa, e que dependem muito de ajuda, e esta palavra AJUDA não é algo simbólico, mas tem que ser real.

    Existem muitos meios de ajudar alguém, mas este ALGUÉM terá também que fazer sua parte, mesmo se encontrando em um estado depressivo, precisa reagir, pois dependerá dele próprio para conseguir se livrar disto.

    Em algum momento da vida do senhor Jesus ele apelou para cházinhos ou remédios, especialmente sabendo que os problemas eram da Alma, da pessoa, de seus pensamentos perturbados, de sua mente transtornada ou mesmo de possessões espirituais?

    Não, ele primeiro perguntava se tinha fé.

    Então sempre vinha uma lição, uma citação do passado, um comparativo, uma parábola!

    Que PALAVRA (parábola expressa) se poderia hoje contar a alguém? Muitas...

    Como poderia uma pessoa, em MOMENTOS TRAUMÁTICOS relembrar perfeitamente tudo o que aconteceu?

    Será que sempre ouvimos bem o que nos é dito? Será que sempre lemos corretamente o que está escrito?

    O trauma maior for ter perdido o primo ou recebido acusações da mãe? Poderia ser ambos e mais alguma coisa?

    COMO SEU AMIGO PODERIA TER CERTEZA DE TUDO O QUE ACONTECEU de modo EXATO?

    Sim, seria um caminho até duro para ele poder, EM TERAPIA, regredir no tempo até aquela data, e REVER todo o acontecimento bem do começo até seu final. TUDO, exatamente como aconteceu, todos os sons, os cheiros, os movimentos e os SONS, especialmente no que foi dito e ouvido...

    - Este sim seria o caminho, a REGRESSÃO de tempo sem qualquer método para induzir isto, mas com tecnologia moderna para isto, então a pessoa ira TER outro PONTO DE VISTA sobre tudo, o real acontecimento, e não a mágoa guardada, que se for perguntar a ele, sempre dirá algo semelhante, mas não igual, e se gravasse hoje o que ele conta, e comparar com o que contaria ao rever a CENA toda, aposte que teria muitos mal entendidos no meio da história, e isto prende uma pessoa em dados falsos. No entanto, o fato de rever a história, mesmo que seja aproximadamente como ele conte, jamais será exatamente como ele conta agora, mas será depois, então os dados corretos estarão disponíveis analiticamente, não estarão escondidos no subconsciente, e ele próprio sairá deste ciclo traumático, encontrando não apenas um trauma em si, mas o conjunto de acontecimentos que poderia estar ligados BEM ANTES do acidente do incendio, e isto é a importância de limpar completamente esta área de transtornos, perturbações que o deixam interiorizado, não é qualquer terapia para isto, não. Mas existe sim, de sucesso total.

    Então aí entraria a parte mais importante da AJUDA, pois ele não está em condições de pesquisar sobre isto, e se lhe derem algum medicamento, no que resolveria o qualquer outra ação?

    .

  • Puxa, fiquei abismada c seu problema. Já tentou conversar c seus pais? Talvez eles não se deem conta do q se passa c vc. O melhor caminho é procurar um bom diálogo c seus pais e quem sabe um profissional ajude vc a levantar sua autoestima e melhorar sua vida social. Pode começar inclusive tentando admitir q vc não tem só defeitos, realce suas qualidades, respeite as pessoas e procure deve ter alguém q goste de vc e talvez vc não tenha percebido ainda. Acredito q vc já deu o primeiro passo, admitindo q precisa de ajuda. Desejo q se encontre e possa ser mto feliz. abrs

  • Kamarada Jane

    Seu amigo precisa muito de você e de seu amor para voltar ter vontade de viver novamente.

    Comigo aconteceu uma história semelhante de trauma, nunca me esquecerei, minha mãe e minha tia morreram assassinadas na minha frente e não pude fazer nada. Eu vi elas morrerem perto de mim e isso marcou minha vida toda. Eu comecei a querer me matar, pois achava que a vida não valia a pena sem elas comigo. Comecei a fumar, depois a beber Vodka, e finalmente cai na heróina. Mas daí conheci meu namorado e ele começou a me ajudar e me mostrou que a vida valia a pena ser vivida. E hoje eu ele somos muito felizes. Tenho 21 anos agora. Eu tenho sonhos com elas e acabo sempre acondando chorando e gritando.

    Leva para alguém especializado

    Espero ter ajudado.

    Certo Kamarada.

  • Seu amigo precisa entender que ele não é este monstro que acham que ele é. Diga a ele que Ame a mãe dele pois dai já quebra uma grande barreira,e ele terá força para superar este acidente. Diga para que ele não faça deste passado um divâ. Diga para ele que ficar fechado e tímido e também até depressivo, só vai complicar a vida dele. Peça a Deus que apague este sentimento de culpa e viva o hoje. levante-se e figa firma sua vida.Temos um Deus amoroso que não nos desampara.Deus de perdão e bondade. Fique na paz de Jesus.

  • Psicologo - Muitas faculdades oferecem atendimento gratuito.

  • infelizmente, a ajuda não está nas suas mãos, você deve convencê-lo a ir a uma psicologo, esse tipo de trauma só se cura com muitas sessões de psicanálise para convencê-lo de que a culpa não é dele, é apenas um acidente

  • Peça ajuda a um psicólogo, ou procure alguém que sofre de um trauma parecido com o dele e peçam para que eles troquem idéias, tudo natualmente. O mais recomendado é certamente como disse : UMA AJUDA PROFISSIONAL !

  • Não existe soluçao facil, mesmo levando a psicologos, ele teria que frequentar alguns para ele encontrar um que ele confie mas mesmo assim eles não chegam ajudar de verdade e muitos são apenas profissionais que visam a grana.

    Ele pode tentar ajuda em terapia em grupo e se encontrar algum grupo voluntarios de instituiçoes religiosas pode ser positivo pois eles podem oferecer algo mais que uma consulta profissional, que é amizade.

    :)

  • cara ele precisa de ajuda profissional, tipo psicologo ou psiquiatra n sei qual dos dois...

Sign In or Register to comment.