A questão social leva a pessoa a virar atéia?

eu vi uma pesquisa que associava descrença religiosa a QI elevado, e que os ateus seguido dos espiritas, ganham em média 3 vezes mais que os evangelicos e católicos.

na pesquisa diz que são varios fatores que levam a pessoa a virar ateia, uma delas é a oportunidade de estudar em boas escolas e consequentemente ter um ótimo aprendizado e conseguir ver que "Deus" é um ser mitologico.

agora eu pergunto, tem como uma pessoa que não teve uma boa educação escolar virar atéia?

sinceramente minha opinião é que é bem mais dificil, se eu nunca tivesse estudado toda vida em ótimas escolas, que no curriculo tinha aulas de filosofia, ética e sociologia, acho que eu nunca iria virar ateu.

Update:

Rohi.

eu não mensionei nenhuma vez que pra ter o QI alto e ter uma bos situação financeira, é obrigatório ser ateu.

eu falei que a pesquiaa associava a descrença á QI alto, existem ateus que nem se quer procuram saber nada pra contestar, pessoas tolas que falam sem nada pra provar sua suposição.

existem cristãos mais inteligentes que os ateus?

Sim, muitas, eu estou querendo falar que é mais facil a pessoa ser esclarecida das coisas se tiver uma boa educação na escola.

Comments

• Amigo.

A teoria exposta é vaga e sem sentido; apesar de conhecer muitos ateus com o perfil citado, a maioria dos que conheço são mal instruídos. Sua colocação sobre QI também mostra que você não acompanha a revolução dos estudos na área de medição de inteligência.

Poderia me orgulhar da medição de meu QI, se isto realmente me fizesse melhor do que alguém, ou comprovasse que sou mais inteligente, que sei tudo, mas aprendi, com tudo o que aprendi, que ainda não aprendi o suficiente, e que aquele que julga saber tudo, ainda não sabe como convém saber.

A insistência de muitos ateus em quererem parecer mais inteligêntes, só revela insensatez, pois o verdadeiro sábio aprende com tudo e com todos. Se Você realmente estudou nas melhores escolas e aprendeu dos melhores mestres, deve ter faltado quando eles ensinavam isto.

Boa educação, nunca foi sinônimo de ateísmo, mas é certo que uma pessoa bem instruída tende a ser menos mística; como diz o Apóstolo Paulo: "Os judeus (religiosos) buscam sinais; Os gregos (estudiosos) buscam sabedoria, eu prego a Jesus Cristo, loucura para os estudiosos, escândalo para os religiosos; mas para todo aquele que crê (tanto religiosos quanto estudiosos) sabedoria de Deus e Poder de Deus."

Concluo dizendo que se realmente os ateus fossem mais inteligentes e sábios, já teriam convencido os religiosos, pois de onde vem a fé senão dos discursos (Romanos 10:14), assim, para que alguém opte por uma ou outra teoria, basta que o discurso seja convincente e comprovado; Se o ateu não consegue ser convincente, ou ele não é tão sábio como diz; ou está errado em sua posição.

Agradeço o esclarecimento, apenas entendi devido a alguns termos utilizados na pergunta, que ela seguia a tendência de muitos ateus em associarem inteligência à ateísmo.

Se a preocupação é que todos tenham uma boa educação então não há contracenso pois a própria Bíblia nos faz grandes convites à crescermos em sabedoria e inteligência.

• Oi Hugo Lana, tudo bem?

Só respondendo o que você me questionou na pergunta da Glaucia, se eu já estudei física, química, biologia, sim, já estudei.

Você disse que tudo é uma seleção natural, tudo bem, então me responda: quem fez essa seleção?

Você também disse que é a natureza quem dá as condiçoes para os seres vivos sobreviverem: então me diga: quem criou a natureza?

Quantos as partículas que você citou: quem criou essas partículas?

Resumindo:

para aqueles que crêem, nenhuma explicação é necessária; para aqueles que não crêem, nenhuma explicação é possível.

• existe uma coisa chamada CEREBRO, basta usa-lo!

• Quando a pessoa consegue o sucesso material, ela acha que não precisa de nada e de ninguém.

Coloca Deus em segundo plano, quando não o esquece completamente.

Estando com muitos bens materiais, ela acha ridícula a esperança bíblica de um mundo melhor. Passa a criticar a Deus e a Bíblia, chegando depois a dizer que Deus nem existe, e que ela não precisa de Deus. Daí se explica o que Jesus disse sobre o camelo no orifício da agulha.

E daí estes, que não têm mais fé em Deus, obtêm uma vida cheia de objetivo, feliz?

Não necessariamente.

Muitos deles sofrem de depressão, são dependentes de uma vida de sexo a todo custo, têm realmente uma vida vazia.

É bastante comum ver essas pessoas, ao chegar na velhice, dizerem que realmente sua vida foi vazia, sem sentido. Daí, nessa idade, alguns percebem que estavam o tempo todo errados.

A prosperidade material não é garantia de felicidade.

Pode, aliás, trazer muitos problemas.

Ter pouco, mas viver uma vida saudável e com objetivo: isso sim pode trazer verdadeiro contentamento.

• O que leva a pessoa a perder a crença é a coragem de enfrentar as pressões opressoras fictícias impostas pela religião e ter boa vontade para buscar as respostas para suas mais variadas dúvidas até descobrir que o que nos faz sentir bem são as dúvidas e não a fé cega opressora.

É claro que boas escolas vão te dar essa luz de informações, mas eu por exemplo, mesmo estudando nas piores escolas consegui me safar quase que sózinho, não fosse um curso bíblico feito por um padre menos fantasioso ter me abrido os olhos sobre o que é alegoria bíblica e o que é realidade. Daí por diante, fui buscar respostas em livros que tratam sobre o assunto de uma maneira menos infantil eu diria.

• eu também vi ligeiramente essa pesquisa e o IBGE, confirma isso. as pessoas mais estudas e que ganham mais são Espiritas Kardecistas ou não acreditam em religião, que não é a mesma coisa que ser ateu. Só tem capacidade para analisar as falcidades que 99% das religiões aplicam a quem não tem discernimento para ver que tudo é mentira que é engodo.

Ainda bem que vc estudou. Lembra daquela aulinha de ACERSÃO E RAZÃO. é fácil para ver quando estão mentindo.

• Exato, Hugo e digo mais:

A maior proporção de ateus está entre as pessoas mais ricas, entre as de classe média predomina o catolicismo e entre as mais pobres os evangélicos te muita força

Existe sim uma maneira de ma pessoa sem estudo virar atéia, é só ela estudar posteriormente e descobrir o que é verdadeiro

• A sociedade atual globalizada é altamente materialista e consumista. Aqueles que não professam nenhum credo (ateus) estão mais engajados nesse perfil da sociedade em que vivemos.

Os evangélicos tem na bíblia, várias passagens que ensinam a não acumular tesouros na terra onde a traça e a ferrugem tudo corrompem; mas que se deve acumular tesouros no céu. Também instrui que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã; com o que comer, vestir, ou até mesmo, para onde ir.

Hoje, as pressões dessa sociedade injusta e sobremaneira competitiva, fazem os mais pobres e menos letrados a sofrerem muito mais do que os das classes média e alta que, mais letrados e portanto mais adquados ao ritmo da sociedade consumista e materialista de hoje, a não se voltarem para Deus ou ainda, não crerem em Sua existência.

O ter ou não ter pode sim, em ambos os extremos, levar uma pessoa a crer ou não em Deus.

Se muito tem, não precisa de Deus porque nada lhe falta.

Se pouco ou nada tem, pode achar que Deus não o ama a ponto de suprir suas necessidades, ou que Ele não existe.

Há casos em que o muito possuir levam a um relacionamento consistente e verdadeiro com Deus, como Abraão, que foi um dos homens mais ricos da terra e tornou-se o "amigo de Deus" segundo a Bíblia (Gênesis) relata.

Outros que apesar da extrema pobreza, não negam a fé e são, dia após dia, gratos a Deus.

• Uma pessoa que estuda em boas escolas, terá oportunidade de conhecer varios angulos de uma mesma questão. Se essa escola é tido como boa é porque os resultados são bons e os administradores são inteligentes. E normalmente são apresentados aos alunos os dois lados de uma mesma moeda, para que a pessoa possa escolher o que melhor lhe convier. Num regime altamente religioso como colegio internato, orfanatos, escolas paroquiais, congregações religiosas, conventos, o café-da-manhã, o almoço, o jantar, será sempre deus, biblia jesus cristo. E voce nem fica sabendo que o dia tem 24 horas, e que existe quatro estações no ano. Se tudo é a vontade deus, então pra~quê essa bobagem chamada ciencia.Entendeu?? voce parece estar com a cabeça boa, pois classificou deus como ser mitologico. abraços

Ronezia mell: o proprio hugo luna, dono dessa pergunta te classificou de *@?&$, em uma outra resposta sua. Uma pessoa que, como tú, estudou fisica, quimica, e PRINCIPALMENTE biologia, e ainda possui ideias criacionistas, deveria obrigatoriamente, ter lugar na cabeça para `` outras possibilidades``. Voce estudou sim, porem foi tudo por correspondencia. Voce está muito looonnngge de ser alguem que aprendeu lendo, O que voce disse que estudou, é antagonico a deus, que é fisica, quimica, biologia.

• Eu creio que o problema não é que são ateus ou não. O problema é bem mais de Visão de Deus diferente das de quisquer Religião. Deus passa a ser Energia Criadora, e Não Interferente. Impossivel aliar-se visão de quisquer religião de um Deus, com uma visão científica de algo que seja a Energia Primeira, a Causa primeira, a Particula Criadora Original. Mas,mesmo aí, há um Deus. Que seria essa Causa primeira, essa Energia ou essa Particula Original Criadora. O que não se pode é acreditar no Deus das Religiões que são Deuses Mitológicos, por serem explicados por humanos não científicos e com palavras para serem entendidas pelos não cultos.

Sign In or Register to comment.