O liberalismo é a filosofia política que tem como fundamento a defesa da liberdade individual nos campos econômico, político, religioso e intelectual, da não-agressão1 2 , do direito de propriedade privada3 e da supremacia do indivíduo contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.4 5 . Suas raízes remontam ao taoísmo na China antiga, ao pensamento Aristotélico grego e ao renascimento e iluminismo.Liberalismo
vantagens e desvantagens
Ellsworth (1974) mostra que no liberalismo, quando o comércio é livre, os
consumidores sempre conseguirão obter um produto pelo menor preço possível, porque
há uma constante disputa entre os produtores para conseguir mercado e sempre
buscarão ganhar esse mercado se especializando na produção do produto, para oferecê-
lo pelo menor preço. Em outras palavras, o livre-comércio permite que as pessoas
consigam aproveitar as vantagens obtidas por meio dessas trocas comerciais.
Krugman e Obstfeld (2001) afirmam que a colocação de barreiras ao livre-comércio
ocasiona numa perda de eficiência, onde as empresas que são protegidas não são
forçadas a se desenvolverem e buscar melhorar a qualidade dos produtos produzidos
para competir com o mercado externo. Acrescentam outro argumento para o livrecomércio, que as indústrias de um país adepto ao liberalismo têm mais oportunidades de
adquirir conhecimentos e inovações através da troca comercial.
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O liberalismo é a filosofia política que tem como fundamento a defesa da liberdade individual nos campos econômico, político, religioso e intelectual, da não-agressão1 2 , do direito de propriedade privada3 e da supremacia do indivíduo contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.4 5 . Suas raízes remontam ao taoísmo na China antiga, ao pensamento Aristotélico grego e ao renascimento e iluminismo.Liberalismo
vantagens e desvantagens
Ellsworth (1974) mostra que no liberalismo, quando o comércio é livre, os
consumidores sempre conseguirão obter um produto pelo menor preço possível, porque
há uma constante disputa entre os produtores para conseguir mercado e sempre
buscarão ganhar esse mercado se especializando na produção do produto, para oferecê-
lo pelo menor preço. Em outras palavras, o livre-comércio permite que as pessoas
consigam aproveitar as vantagens obtidas por meio dessas trocas comerciais.
Krugman e Obstfeld (2001) afirmam que a colocação de barreiras ao livre-comércio
ocasiona numa perda de eficiência, onde as empresas que são protegidas não são
forçadas a se desenvolverem e buscar melhorar a qualidade dos produtos produzidos
para competir com o mercado externo. Acrescentam outro argumento para o livrecomércio, que as indústrias de um país adepto ao liberalismo têm mais oportunidades de
adquirir conhecimentos e inovações através da troca comercial.