Como fezer um trabalho escolar bem feitinho?

Dicas, idéias de como fazer um trabalho de escolar bem feitinho. Pode se técnicas e metodos para trabalhar com os alunos.

Comments

  • Olaa

    Um trabalho de escola para ser bem feito presisa ser elaborado com base primeiramente nos conhecimentos da mareria em quetao , por exemplo :

    - antes de tudo procure o maximo de coisas sobre o assunto em questao. ( pesquisas , reportagens, videos no you tube, livros , entre outros.

    - após isso vc já terá um entendimento qualificado sobre o que irá fazer , em seguida monte o seu trabalho.

    - coloque a capa com o titulo da trabalho o seu nome nome da escola e da materia.

    - coloque a contra capa com o titulo do trabalho o seu nome novamente e o nome da escola tbm de novo mas dessa vez acrescente alguma frase de impácto referente ao assunto trabalhado.

    - coloque em seguida um pequeno indice com o conteudo do mesmo.

    - agora é só colocar tudo o que aprendeu sobre o assunto,

    - a forma q vc irá dividir e abordar os assuntos dependem muito do que vc irá falar , mas no geral é importante seguir a seguinte regra :

    - o que é.

    - fatos historicos.

    - repercusão social hoje.

    - informações tecnicas sobre.

    e antes definalizar eh importante haver uma conclusão

    na ultima pagina coloque a bibliografia.( as fontes que vc procurou tudo)

    ----------

    na hora de configurar tudo deixe o trabalho em letra ARIAL tamanho 12 .

    boa sorte .

  • como já falram aki, o certo é colocar o mês e o ano, mas se, por exemplo, voç fizer o trabalho no fim do mês, e ter que entregar no começo do outro, coloque o mês de entrega. Bjoks no ?...

  • Pega um livro ou manual (geralmente de poucas paginas) com as regras abnt para formatação de trabalhos e relatórios escolares e cientificos...

    Lá eles tem o q precisa num trabalho e te da idéia de como elaborar todas as fases...

  • no caso, eu termine uma pagina a de tras pode escrever

  • Elaborar um trabalho escolar a partir de um tema

    1.. Antes de mais é necessário definir os aspectos do tema que serão tratados. Uma forma de proceder é fazer uma lista de todos os pontos possíveis e passíveis de serem abordados. A partir daqui devem-se seleccionar os tópicos realmente importantes a serem desenvolvidos, tendo presente o objectivo do trabalho.

    2.. Delimitar o tema

    Qualquer assunto pode ser investigado sob vários ângulos e, por muito que se deseje, não é possível abordar todos os aspectos de um só vez. Normalmente, os professores, quando pedem um trabalho, delimitam já o âmbito do mesmo, o que facilita a vida aos alunos. Mas se isso não acontecer, não desesperes. Delimitar um tema de pesquisa não é um bicho-de-sete-cabeças. Para isso, começa por fazer uma lista, no papel, de todos os pontos possíveis de serem abordados, já com as informações que tens sobre o assunto. Depois escolhe aqueles que realmente devem ser desenvolvidos. Este é um exercício muito interessante, porque as questões levantadas servirão como um pré-roteiro ao longo do processo de investigação, sendo igualmente um apoio na fase de elaboração do texto final.

    Este primeiro levantamento de questões deve ser o mais amplo possível, para depois ser reduzido a aspectos realmente fundamentais, que serão pesquisados em profundidade.

    3.. Reunir informações

    Depois de delimitado o tema, passa-se à recolha de informações em livros e artigos acessíveis e fáceis de consultar, tais como manuais didácticos, enciclopédias gerais ou especializadas, revistas, jornais e também na Internet. Dependendo do assunto, é possível reunir uma boa variedade de material de pesquisa, abordando os diferentes aspectos do trabalho. Entramos, agora, na fase de tratamento dos dados obtidos. Podes começar por escolher as fontes que parecem mais interessantes e ricas em informações e começa a analisá-las.

    Para trabalhares com material encontrado na Internet, imprime ou faz download dos textos que parecerem realmente úteis. Dessa forma, não precisas ficar muito tempo ligado à Internet.

    4.. Análise dos dados obtidos

    Agora que já sabes o quê e onde pesquisar, há que partir para a leitura e compreensão do material recolhido e dos apontamentos, que mais tarde servirão de base para o texto final.

    Reserva um caderno para escrever todas as tuas observações e resumos. Folhas soltas são mais fáceis para anotar, mas também mais fáceis de perder.

    5.. Atenção e organização

    Antes de começares a ler e a analisar os materiais, deves encontrar a melhor maneira de organizar a informação que recolheste. Podes, por exemplo, fazer anotações num caderno, tendo sempre o cuidado de indicar as fontes donde foram retiradas essas informações. Se preferires sublinhar as partes mais importantes no próprio texto, não te esqueças de tirar cópias do material. Procura não riscar ou escrever em livros e enciclopédias, principalmente quando eles são emprestados. Para entenderes bem o conteúdo de um texto, deves fazer mais que uma leitura.

    Lê cada um dos textos uma vez, prestando bastante atenção àquilo que eles dizem. Depois, faz segunda leitura e vai anotando ou sublinhando todas as informações que considerares relevantes para o teu trabalho.

    Se sublinhares um texto, faz breves anotações ao lado (com uma ou duas palavras, no máximo). No final da leitura, isso ajudar-te-á a localizar as ideias que melhor se encaixam no teu trabalho.

    Desta maneira, não corres o risco de te perderes no meio de uma quantidade muito grande de textos sublinhados.

    6.. Preparação do texto final

    Agora que já dispões de uma grande quantidade de informações sobre o tema pesquisado, procura traçar o plano do teu texto final.

    Vamos ver um exemplo?

    1- Numa pesquisa sobre água, começaríamos por apresentá-la como um líquido vital para os seres vivos no planeta, lembrando que se trata de um recurso natural cada vez mais escasso.

    2-Em seguida, destacaríamos os ciclos da água e as regiões da Terra onde há maior abundância e escassez do líquido.

    3- Num capítulo à parte, poderíamos discutir a situação da água em Portugal.

    4-Para encerrar, mostraríamos uma ou duas iniciativas bem-sucedidas de aproveitamento e economia da água doce existente.

    Depois de elaborado o plano, estás preparado para a etapa final: a redacção do trabalho.

    7.. A redacção final

    Nesta fase deves procurar escrever, com palavras tuas, o que entendeste dos textos analisados. Parece difícil? Pois fica sabendo que redigir um texto sobre um assunto que era quase desconhecido pode ser fascinante. Só assim vais perceber a quantidade de coisas que aprendeste em tão pouco tempo!

    Coesão e coerência

    A partir do plano, tenta interligar todas as anotações feitas anteriormente, reescrevendo-as com palavras tuas e encaixando-as nos itens que te propões desenvolver. Lembra-te que, para que um trabalho seja bem conseguido, os textos devem ser bem encadeados e os conteúdos relacionados entre si. Não percas tempo a escrever coisas que estão para além do que foi proposto - aquilo que chamamos "fugir do tema". Depois de tudo escrito, faz uma revisão do texto, verificando se está compreensível e bem encadeado, se já escreveste tudo o que sabes e que achas importante sobre o tema ou se ainda falta alguma coisa.

    Atenção!

    Se verificares que o trabalho está incompleto, volta às fontes de pesquisa e procura mais material para completá-lo. Se estiveres satisfeito, não consideres o trabalho encerrado antes de uma última leitura. Só assim poderás identificar as frases mal estruturadas que precisam de ser reescritas e substituir, por exemplo, palavras que se repetem muitas vezes ou que estejam incorrectas.

    Quando já estiveres satisfeito com o resultado final, preocupa-te, agora, com a apresentação. Dá um título bem expressivo ao trabalho e organiza a bibliografia. A bibliografia deve incluir os dados de todo o material que utilizaste para desenvolver a pesquisa, incluindo endereços dos sítios consultados na Internet.

    Espero ter ajudado

    Boa Sorte

    Valeuu

  • Um dica interessante e que sempre ajuda é a importância do assunto a ser trabalhado, geralmente há maior participação quando se trata de novidades que despertam a curiosidade. E, ainda que seja um trabalho que exija a participação de cada um dos integrantes.

  • Para realizar um trabalho bem feito voce precisa:

    *escolher o tema

    *pesquisar o mesmo

    *após a pesquisa todo o trabalho deve ter:

    -introdução

    -desenvolvimento ( o trabalho em si)

    -conclusão

    bibliografia ( fonte de pesquisa.

  • primeiro, colocar nas regras da ABNT!

    meio chatinho de ficar fazendo mas deixa o trbalho com outra cara, hm, tam bém não copiar e deixar o desenvolvimento com um vocabulario acessivel a todos que forem ler....

    ai vai um link, da abnthttp://www.felicianas.com.br/biblioteca/abnt/abnt....

  • Leia Paulo Freire

  • Tente procurar em alguns livros de Augusto Cury, ele tem ótimas idéias, por exemplo, li um livro que serve p/ aplicação tanto em sala de aula como na vida: "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes".

    Experimente!

Sign In or Register to comment.