qual o simbolo que representa "numeros irracionais"?

vi em algusn livros que pode ser representado por um i maisculo e me outros livros por outro simbolo parecido com um r minusculo.

qual está correto?

Comments

  • Olá!

    O símbolo convencionado é o i maiúsculo. Entretanto, é bastante possível haver autores que adotem outros símbolos, por vezes para não confundir com determinada grandeza a ser usada no livro (muito embora eu nunca tenha visto outra representação para os irracionais =/).

    Espero ter ajudado!

    MV.

  • ][ (uma espécie de i maiúsculo)

  • i maiúsculo e pt saudações.

  • O símbolo varia muitos dependendo dos autores dos livros, não pode-se dizer "qual é o certo", porque na realidade nenhum está errado.

    Minha professora (que mandou fazermos um trabalho sobre conjuntos numéricos) disse que não importa os símbolos que acharmos, e principalmente dos números irracionais existem muitas maneiras de representa-lo (ex: Ir, I...)

  • O certo é o I maiusculo.

  • O símbolo convencionado para o CONJUNTO de números irracionais é o I maiúsculo vazado ("I" ou "𝕀", se o seu sistema consegue mostrar; UTF-8: 0xF0 0x9D 0x95 0x80; UTF-16: 0xD835 0xDD40; U+1D540 Mathematical Double-Struck Capital I; XML 𝕀); é o complemento dos Reais em relação aos Racionais ( 𝕀 ⋃ ℚ = ℝ ; 𝕀 ⋂ ℚ = ∅ ).

    Agora, não é incomum representar um NÚMERO irracional com a letra "r" numa expressão, principalmente considerando a confusão que poderia fazer com a unidade imaginária, i .

    O uso do "r" para um número irracional provavelmente vem de um dos dois subconjuntos dos irracionais:

    - os algébricos, que podem ser escritos como a solução de uma equação algébrica (polinomial), e.g., √2 = { x | x² - 2 = 0 , x > 0};

    - os transcendentais ou trancendentes, cuja definição é "não-algébricos", como π (pi), e (número de Euler, ou base dos logaritmos naturais ou nepperianos), entre outros que podem ser gerados.

    Os algébricos tomam a forma de raiz, portanto "r" pode ser uma boa descrição na álgebra.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    números racionais- R

    números irracionais- Я

Sign In or Register to comment.