No Brasil já houve uma guerra civil nos moldes afro-asiáticos?

Bem, há alguns dias atrás eu estive pesquisando na internet sobre conflitos armados dentro de um mesmo país, o que o mundo conhece como "guerra civil". Descobri que quase todos os países já enfrentaram pelo menos uma guerra civil. A guerra de secessão nos EUA foi um dos conflitos mais sangrentos da América. Na América Latina temos os conflitos no Haiti, Guatemala, Nicarágua, Colômbia, Peru e Argentina, que nada deixam a desejar aos violentos conflitos em Serra Leoa, Sri Lanka, Espanha, Senegal, Costa do Marfim ou Líbia. E por último, temos os conflitos genocidas, exemplo: Camboja, Angola, Ruanda, Iraque, Sudão ou Afeganistão.

Mas sobre o Brasil, não acho nada, e não posso acreditar que quase todos os países do mundo passaram por guerras civis e o Brasil não... Enfim, alguém pode me dizer se no Brasil já aconteceu alguma guerra civil nos moldes do que vemos na África, Ásia e mesmo na América Latina, isto é: com elevado (ou pelo menos considerável) número de mortos e refugiados... Será que nós podemos entrar no rol de países que já sofreram os horrores de uma guerra civil ou somos um país que viveu na sombra e água fresca?

Comments

  • Olá, Geonísia, como vai? Sua dúvida é interessante, pois o Brasil sempre foi um país relativamente pacífico, embora tenha participado de várias guerras.

    Não diria que nossas guerras civis foram nos moldes africanos e asiáticos, mas chegaram a ser sangrentas. As maiores foram a Revolução Farroupilha (1835-1845) e a Guerra dos Canudos (1896-1897). A Guerra dos Farrapos foi um dos maiores conflitos do país, sendo um movimento separatista organizado — na maioria — por civis, envolvendo a República Rio-Grandense (atual Estado do Rio Grande do Sul, emancipada em 1836 e reconquistada em 1845) e a República Juliana (atual Estado de Santa Catarina, se tornando independente em 1839 e sendo reintegrada ao Império do Brasil no mesmo ano). Já a Guerra dos Canudos foi um conflito menor, sendo de repressão a movimentos sociais e religiosos no interior da Bahia, já na República dos Estados Unidos do Brasil. Vale apena também mencionar a Conjuração Baiana, uma revolução popular do século XVIII de caráter republicano e iluminista durante o Brasil Colonial.

    Além das guerras já mencionadas, houveram muitos outros conflitos menores que geralmente não são considerados Guerras Civis, como a Revolução Constitucionalista de 1932 e as várias revoltas na Ditadura Vargas e no Regime Militar, além dos conflitos no início da República.

    Uma das grandes batalhas armadas entre militares e civis no Brasil contemporâneo foi o conflito entre os narcotraficantes e as Forças Armadas no Complexo do Alemão em 2010, na cidade do Rio de Janeiro, havendo 39 mortos em 6 dias de guerra. É claro que muitos não consideram uma guerra civil, mas eu diria que por ser nessas proporções, de fato foi, pois sequer as polícias de elite do Estado do Rio de Janeiro (como o BOPE e o BPChq) foram capazes de conter os traficantes [que estavam fortemente armados com poderosas armas de guerra], sendo necessário convocar o Comando de Operações Táticas [da Polícia Federal] e a Brigada de Paraquedistas do Exército Brasileiro. Além de tudo, foram praticados atos terroristas, como ateamento de fogo em ônibus e carros.

    Espero ter lhe ajudado a esclarecer suas dúvidas, foi uma honra responder à pergunta.

    Passar bem.

  • Geonísia Ferreira, eu sou Miguel Ferreira, coincidência! Não querida, às guerras que aconteceram no Brasil foram guerras digamos assim pacíficas.

Sign In or Register to comment.