Prezado Zm 747 ! Voce hoje tá "danado" ! 4 perguntas de uma vez !!
Vamos lá !!
A centelha ocorre milissegundos ANTES do pistão chegar ao ponto mais alto ( chamado de PMS = Ponto Morto Superior ), porque a explosão da mistura ar+combustível não é imediata e dependendo do combustível utilizado ( se alcool , gasolina, ou mistura ) o tempo exigido para queima também é variável.
Para o ajuste correto da "antecipação" da centelha ( tempo de avanço ) é usada a medida em graus , referindo-se ao angulo que a biela faz com a vertical - entendo-se que quando o pistão está no PMS a biela está rigorosamente na vertical e o angulo de avanço , portanto é ZERO.
Imagine o pistão subindo, empurrado pela biela, e a centelha precisa ser dada ANTES dele chagar ao topo....então a centelha ocorre em um angulo que pode variar de 20º antes do PMS ( APMS ) até , digamos 5º APMS).
Quanto menor é o giro do motor naquele momento , menor será o angulo de avanço ( nos carros a gasolina, em marcha lenta de 800 RPM o angulo mínimo é de 6º APMS>)
Num motor a ALCOOL ,à 5.000 RPM este avanço pode chegar à 25º APMS !!!!! ( quanto maior o giro maior o tempo de avanço e quanto mais alcool também !!! ) .
e quem controla tudo isso - hoje em dia - é a centralina ( módulo de controle da injeção ) !!!
Antigamente isso era feito pelo "ditribuidor" que tinha dois dispositivos !! Um era o avanço centrífugo que adiantava a centelha quando o giro do motor subia e o outro era o avanço a vácuo que adiantava o ponto quando vc pisava no acelerador e abria a borboleta do carburador ....
Veja que interessante : o avanço a vácuo respondia IMEDIATAMENTE e portanto os carros carburados tem aquele comportamento "nervoso" de "pular pra frente" quando voce pisa com vontade no acelerador !!
Nos carros injetados atuais ( wireless) , quando voce pisa no acelerador , o sensor de posição do pedal envia um sinal para a centralina que "manda abrir" a borboleta do coletor, e só então promove o avanço da centelha ...e isso leva um tempo pro carro responder....
Quem ja dirigiu um carro carburado sabe a diferença !!!
( Até fusquinha 1.300 , com seus 46 CV, "pulava" melhor que os atuais 1.0 injetados e sofisticados !!!
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Prezado Zm 747 ! Voce hoje tá "danado" ! 4 perguntas de uma vez !!
Vamos lá !!
A centelha ocorre milissegundos ANTES do pistão chegar ao ponto mais alto ( chamado de PMS = Ponto Morto Superior ), porque a explosão da mistura ar+combustível não é imediata e dependendo do combustível utilizado ( se alcool , gasolina, ou mistura ) o tempo exigido para queima também é variável.
Para o ajuste correto da "antecipação" da centelha ( tempo de avanço ) é usada a medida em graus , referindo-se ao angulo que a biela faz com a vertical - entendo-se que quando o pistão está no PMS a biela está rigorosamente na vertical e o angulo de avanço , portanto é ZERO.
Imagine o pistão subindo, empurrado pela biela, e a centelha precisa ser dada ANTES dele chagar ao topo....então a centelha ocorre em um angulo que pode variar de 20º antes do PMS ( APMS ) até , digamos 5º APMS).
Quanto menor é o giro do motor naquele momento , menor será o angulo de avanço ( nos carros a gasolina, em marcha lenta de 800 RPM o angulo mínimo é de 6º APMS>)
Num motor a ALCOOL ,à 5.000 RPM este avanço pode chegar à 25º APMS !!!!! ( quanto maior o giro maior o tempo de avanço e quanto mais alcool também !!! ) .
e quem controla tudo isso - hoje em dia - é a centralina ( módulo de controle da injeção ) !!!
Antigamente isso era feito pelo "ditribuidor" que tinha dois dispositivos !! Um era o avanço centrífugo que adiantava a centelha quando o giro do motor subia e o outro era o avanço a vácuo que adiantava o ponto quando vc pisava no acelerador e abria a borboleta do carburador ....
Veja que interessante : o avanço a vácuo respondia IMEDIATAMENTE e portanto os carros carburados tem aquele comportamento "nervoso" de "pular pra frente" quando voce pisa com vontade no acelerador !!
Nos carros injetados atuais ( wireless) , quando voce pisa no acelerador , o sensor de posição do pedal envia um sinal para a centralina que "manda abrir" a borboleta do coletor, e só então promove o avanço da centelha ...e isso leva um tempo pro carro responder....
Quem ja dirigiu um carro carburado sabe a diferença !!!
( Até fusquinha 1.300 , com seus 46 CV, "pulava" melhor que os atuais 1.0 injetados e sofisticados !!!
ajudei?
Olá amigo,
Na verdade, não é no ponto mais alto não. Imagine uma possa de alcool no chão, jogue um fósforo e veja como a chama se espalha, ele leva um certo tempo para chegar à extremidade. Esse tempo varia de acordo com o combustivel.
Na camara de combustão acontece o mesmo, a centelha é dada milésimos de segundos antes do pistão atingir a altura máxima, para garantir que quando o pistão chegar lá, a mistura já esteja completamente inflamada.
Nos carros carburados esse ponto era ajustado girando o distribuidor, que era mecânico e acoplado ao motor. Nos carros com injeção, esse ponto é recalculado pelo computador a cada ciclo, que calcula o ponto exato de dar a centelha, e esse ponto varia de acordo com o tipo e a quantidade de combustivel, pois como já falei o tempo de propagação da chama varia de acordo com o combustivel. Isso é o que faz melhorar a potencia do carro, pois aproveita ao máximo a energia da explosão.
Teh +
quando esta no ponto morto superior (PMS)
DEIXANDO UM ESPACO PARA A MISTURA AR-COMBUSTIVEL QUE JA ESTA COMPRIMIDA.
Com certeza meu chapa!!! é no ponto mais alto sim pois é nesse ponto que acontece a explosão. No caso de motores de quatro tempos tem o tempo de ADMISSÃO, COMPRESSÃO, EXPLOSÃO E ESCAPAMENTO. Na admissão o piston se encontra no ponto mais alto e uma válvula se abre e o piston começa a descer "sugando" o ar para dentro da câmara. Quando o piston está no ponto mais baixo, essa válvula se fecha e o piston sobe "comprimindo" o ar na câmara e quando está no ponto mais alto comprimindo o ar, é que acontece o acionamento da vela provocando uma centelha que explode esse ar que está misturado com o combustÃvel e manda o piston com violência e brutalidade para baixo, aÃ, quando ele atinge o ponto mais baixo, abre-se outra válvula e o piston sobe novamente e nessa subida ele manda para fora da câmara o ar podre que é o monóxo de carbono que segue pelo escapamento e que se aloja na atmosfera causando assim uma poluição enorme e contribuindo para o aumento do imenso buraco na nossa camada de OZÃNIO. Apartir daÃ, o movimento de sobe e desce do piston se repete e assim vai. Entendeu meu chapa??
Só quando acaba a luz.