Dizem que Moisés recebeu a Lei no dia de Pentecostes.?

Como pode ser isso, visto que Êxodo 19:1 diz que os israelitas chegaram a Sinai no terceiro mês depois de saírem do Egito?

Obrigada pelas respostas, Paz e Luz,

Nina

Update:

Newton s somente para sua informação :

A tradição judaica identifica de modo bastante claro o dia festivo de Pentecostes ou Shabuóth com o recebimento dos Dez Mandamentos por Moisés! Bom dia.

Update 3:

Vcs que estão afirmando que o Pentecostes só foi celebrado apos A morte de Jesus, por acaso vocês sabem o que é a Festividade de Pentecostes??? Já estudaram sobre esta festividade Judaica??

Update 5:

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Páscoa judaica caía em 14 de nisã. Segundo as festividades judaicas, o dia 15 de nisã era um sábado e no 16 de nisã se apresentavam as primícias da colheita da cevada. Cinqüenta dias depois, em 6 de sivã, os judeus celebravam a festividade das semanas, também chamada de Pentecostes. Visto que os meses judaicos eram de vinte e nove e trinta dias, pode parecer que o terceiro mês após a saída do Egito foi depois do tempo de Pentecostes. Lev. 23:4-17.

Êxodo 19:1. diz:No terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no primeiro dia desse mês, vieram ao deserto do Sinai.

Note que não diz ‘três meses depois’ de os israelitas terem saído do Egito, o que constituiria três meses completos ou cerca de noventa dias. Antes, estariam incluídos meses parciais. A Páscoa cai no mês judaico de nisã (30 dias) O mês seguinte é íiar (29 dias), seguido de sivã (30 dias). Os judeus partiram do Egito em nisã, de modo que sivã seria o "terceiro mês após" a sua partida.

Update 7:

Depois a levou ao povo e este concordou em fazer tudo o que Deus dissera. Por fim, Moisés levou as palavras do povo de volta a Deus, possivelmente em 4 de sivã. Deus disse a Moisés que santificasse o povo "hoje e amanhã", e "terão de mostrar-se prontos para o terceiro dia", que seria 6 de sivã. Êxo. 19:10, 11.

Conseqüentemente, quando Deus deu os Dez Mandamentos no "terceiro dia", as leis fundamentais do pacto da Lei, isto poderia bem corresponder a data em que se celebrava mais tarde o Pentecostes.

Espero que tenham entendido!!

Paz e Luz,

Nina

Podemos acrescentar que certos costumes judeus envolvem a crença de que a ocasião em que se deu a Lei corresponde à data de Pentecostes.. Alguns judeus adornam suas casas com flores, em Pentecostes, com o objetivo declarado de atestar a sua alegria por possuírem a Lei. E, segundo The Jewish Encyclopedia, "é costume popular, em Pentecostes, comer lacticínios e queijada, em honra da Lei, que é comparada a ‘mel e leite

Comments

  • Olá paixão

    Pois é garota, o problema maior aqui é que as pessoas não consideram os ensinamentos judaicos então, se utilizam de fontes cristãs e descartam a idéia que a Torá foi escrita por um judeu letrato e ensinado a um povo judeu.

    Pentecoste é uma festa judaica com o nome de Shavuot que se dá junto ao Pessach (Páscoa judaica) e Sucot (Tabernáculo). Na época do Templo, estas festividades eram celebradas em Jerusalém, à qual chegavam judeus de todas as partes de Israel e dos países vizinhos, especialmente para comemorar a ocasião.

    Shavuot era conhecida por diversos nomes, inclusive Festa das Semanas (Chag ha-Shavuot), Festa das Primícias (Chag ha-Bicurim) e Festa da Colheita (Chag ha-Catsir). Cada um destes nomes é um reflexo da natureza agrícola da festa, que era celebrada no fim da primavera, quando a nova colheita de trigo era colhida, oferecendo um sacrifício especial de agradecimento no Templo.

    Shavuot cai no dia seis de Sivan, sete semanas e um dia, isto é, 50 dias depois do primeiro dia de Pessach. Por isto, tornou-se intimamente ligada a esta festa. O Talmud considera Shavuot uma festividade que encerra o Pessach, e até se refere a ela pelo nome de Atséret, que significa “conclusão”.

    Hoje em dia, nos serviços religiosos de Shavuot na sinagoga, se lê o Livro de Ruth (Ruth é a mulher moabita cuja lealdade ao Judaísmo se tornou notória). No final do século XIX, o Judaísmo reformista introduziu a Cerimônia de Confirmação no serviço de Shavuot. Hoje em dia, nas congregações reformistas, conservadoras e até mesmo em algumas ortodoxas, esta é uma ocasião em que as meninas e os meninos, em geral de treze a dezesseis anos de idade, confirmam sua lealdade ao modo de vida judaica.

    Na Bíblia (tanach) existem diversas referências à festividade que é denominada de Shavuot ou Pentecostes, celebrada no sexto dia do mês hebraico de Sivan (maio-junho).

    Em Êxodo 23:16, se ordena aos israelitas que observem “a festa da ceifa, que é das primícias de teus trabalhos, do que semearás no campo”. Esta festividade é citada de novo em Êxodos 34:22 como “a festa das semanas”, a festa dos dois Paes das primícias da ceifa de trigo... No livro de Números 28:26, ela é mencionada como “o dia das primícias” (Iom Habicurim) e “festa das semanas”. E em Deuteronômio 16:10-12 é dado o motivo para a sua observância: “E recordar-te-ás que servo foste no Egito”.

    De acordo com a descrição desta festa na Mishná (Bicurim 3), o povo das aldeias, em Israel, reunia-se na maior cidade do seu distrito, levando com eles as primeiras frutas maduras dos seus campos. Daí eles prosseguiram a pé para o Templo de Jerusalém, onde eles deixavam suas oferendas e eram bem-vindos com cânticos pelos levitas. A Bíblia não relaciona Shavuot com a entrega da Torá no Monte Sinai.

    Por que Shavuot é denominado de Pentecostes?

    Pentecostes é uma palavra grega que significa “a festividade de cinqüenta dias”. Shavuot ocorre no qüinquagésimo dia após o primeiro dia de Pessach.

    Por que algumas pessoas permanecem acordadas durante toda a noite de Shavuot?

    Os cabalistas foram os primeiros a introduzir o costume de passar a noite de Shavuot orando e estudando, para estarem preparados espiritualmente para a festividade que comemora a entrega da Torá ao povo judeu. O costume se baseia numa antiga lenda que conta que os filhos de Israel foram mantidos acordados por trovoes e relâmpagos, enquanto Moisés estava no Monte Sinai recebendo a Torá.

    O costume de ficar acordado é chamado Ticun Shavuot, ou seja, “preparar-se (aperfeiçoar-se) para Shavuot”. Entre os assuntos estudados, encontram-se seleções da Bíblia, do Talmud e do Zohar, alm de orações e piutim (poesias religiosas)

    Por que se observa Shavuot em Israel por um dia e por dois dias na diáspora?

    A Bíblia (Levítico 23:15-16) descreve Shavuot como uma festividade de um só dia. Do mesmo modo que ocorre com as outras festividades, as comunidades fora de Israel tradicionalmente comemoram Shavuot por um dia a mais, em virtude das incertezas do calendário.

    Existe uma versão segundo a qual Shavuot sempre foi observado como uma festividade de dois dias. Ela está baseada na diferença de opiniões expressa no Talmud (Shabat 86b) a respeito de se a Torá foi entregue a Israel no sexto ou no sétimo dia de Sivan. Extraem-se evidências do fato de que a festividade é mencionada como Zeman Matan Toratênu, a “época da entrega da nossa Torá”, e não como o “dia” da entrega da Torá.

    Espero ter ajudado

    Abraços

    Alexhaifa

  • Pentecostes ocorreu cinco dias após a morte e ressurreição de Jesus, portanto mais de dois milênios após Moisés!!!!!!

  • Olá, Nina! Como vai? Pentecostes é o quinquagésimo dia depois da ressureição de Jesus. Neste dia em Jerusalém caiu do ceu uma lingua de fogo sobre os apostolos que estavam reunidos, isto está em Atos 2.

    Considerando que Moisés foi um dos primeiros profetas as quais Deus se revelou no Antigo Testamento, tento morrido no caminho quando levava o povo do Egito para a Terra Prometida e fora substituido por Josué nesta missão. Não como fazer qualquer ligação com os dois episódios. Lembre-se que entre o AT e o NT ocorreu o periodo interbíblico que durou 400 anos. logo a afirmativa não procede

    Receba um abraço!

  • Vamos ver as sete festas ainda não estavam oficialmente ordenadas, mas já estavam em andamento, começando pela Páscoa:

    A Páscoa foi ordenada por Deus quando o povo de Israel ainda estava no Egito. Significa a "passagem" (sentido original da palavra) da escravidão para uma nova vida.

    Foi precisamente, nas vésperas do Sábado, conforme a data determinada (ao 14º dia do mês Nisã, conforme a data determinada pela Lei para o sacrifício.

    O Pentecostes (qüinquagésimo - sentido original da palavra), foi ordenado por Deus quando o povo de Israel acampou em frente do Monte Sinai e recebeu a Lei através de Moisés.

    O Pentecostes é uma festa profética que aponta para o derramamento do Espírito Santo e cujo cumprimento se verificou em Atos dos Apóstolos cap. 2 quando decorria esta festa em Jerusalém.

    Logo e a uma ligação estava no pos pentecostes recebendo a Lei.

    Moisés e o povo Após o Pentecostes receberão a Lei.

    Os Apóstolos Após o Pentecostes receberão o Espírito Santo de Deus.

  • Pentecostes, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa.

  • Impossível, no dia em que aconteceu o Pentecostes, Moisés estava morto a séculos.

  • Não sei ninguem sobreviveu para contar como foi né rsrsrsrsrs

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