Por que acontecem tantos acidentes domésticos envolvendo aparelhos elétricos?

Recentemente tenho lido de muitos acidentes domésticos envolvendo a combinação eletricidade/pés descalços/água.

Para citar alguns exemplos, li recentente duas tristes notícia. A primeira, de uma mãe que secando os cabelos com o secador e a filha no colo, recebeu um choque elétrico e ambas morreram. A hipótese é que o secador caiu na pia e ela ao pegà-lo levou um choque.

A segunda notícia foi de uma adolescente que, ainda enrolada na toalha de banho, foi usar a chapinha (usada para alisar os cabelos) e recebeu uma descarga elétrica.

Eu pergunto: pelo menos nesses dois casos, houve descuido no modo de usar os aparelhos ou se tratavam de aparelhos com mau contato/má qualidade?

Por que isso acontece, se a parte onde pagamos é (pelo menos teoricamente) isolada?

Um abraços e obrigada aos experts em eletricidade que responderem à minha pergunta!

Update:

Oi, Céu Azul: Obrigada pela sua resposta. Olha, eletricidade é uma coisa que devemos realmente estar atentos, principalmente quem tem criança em casa. Mas, nesse caso, acho que tem a ver com a qualidade do eletrodoméstico, pois existem alguns onde a combinaçao àgua x eletricidade é impossìvel de evitar. Mas, vamos aguardar mais respostas.

Abraços!

Update 3:

Queria agradecer a todos que me responderam. Amei TODAS as respostas, tanto que vou mandar a pergunta para votaçao, para que outras pessoas possam ler essas informaçoes importantes que nossos colegas do YR escreveram. Pra mim a resposta do Flàvio està nota 1000, mas vamos deixar que a comunidade escolha a MR.

Abraços!

Comments

  • A maioria dos acidentes é por pura imprudência, mau uso, e desinformação de quem utiliza equipamentos que envolvem eletricidade.

    Existem normas técnicas de segurança para fabricação dos equipamentos, alguns fabricantes usam o mínimo exigido outros acrescentam itens a mais. As pessoas preferem pagar menos e arriscar sua vida.

    Por outro lado, quem aqui utiliza o aterramento adequado na sua casa? Sua geladeira está aterrada? Sua máquina de lavar? Seu microondas? Seu fogão (com acendimento automático)? Seu chuveiro? Sua instalação elétrica esta dentro das normas?

    De acordo com a NBR5410 (instalações elétricas de baixa tensão), é obrigatório o uso de dispositivos contra fuga de corrente (chamados de DR e IDR) nas instalações elétricas residenciais, prediais, industriais, onde haja risco de danos a pessoas e animais.

    Por exemplo: quando você tiver tomando banho e seu chuveiro (que até vem escrito hoje em dia: “compatível com DR”) tiver uma falha de isolação, e o terra não for eficiente, ao invés de você levar uma descarga elétrica, esse componente desliga o circuito antes que você sofra algum dano, e isso vale para toda sua casa, nas tomadas, equipamentos, etc.

    Outro exemplo: se uma criança por descuido da mãe ou do pai enfia o dedo na tomada, se a mesma tiver com o DR em seu circuito, no mesmo instante ele é desarmado e a criança nada sofre.

    O problema é que esse componente não é tão barato, então as pessoas preferem economizar R$100,00 e arriscar a vida a não instalar. Isso acontece em 90% das residências do nosso país. Muitas vezes nem disjuntores tem. Com certeza, se tivesse um dispositivo desse, quando o secador caísse na água o circuito já seria interrompido.

    Outra coisa é a manutenção, ninguém observa se o cabo do aparelho está em boas condições, se não esta desencapado, após tanto tempo de uso, se não tem nada danificado, se a carcaça esta em ordem, o negócio é usar e usar. Se o seu ferro de passar roupas estiver com o cabo danificado, você pode levar um choque e morrer passando roupas e nem teve contato com água.

    O secador pode ser da melhor marca, mas nenhum foi projetado para trabalhar em baixo de água.

    O pé de borracha da escada metálica também não foi projetado como isolante, mas apenas para não derrapar quando você tiver em cima dela.

    A água é um forte agravante, mas os outros fatores também foram cruciais.

    Eletricidade é muito perigosa, pois além de matar não a vemos.

  • Olá!

    Também fiquei pasmada ao saber dessas noticias.

    Você notou que esses dois terríveis acidentes aconteceram no banheiro. Um lugar muito úmido?

    Eu penso que as empresas de aparelhos elétricos, deveriam incluir nas normas de segurança do consumidor o não uso em lugares onde se encontra humidade e também não usar qualquer aparelho elétrico descalço. Seja um secador, chapinha, liquidificador, batedeira e assim por diante. Podemos estar descalços, esses aparelhos entrarem em contato com agua sem percebermos, ligarmos e ai a trajédia esta feita.

    ***Eu fiz a compra de uma escada de metal, a escada tem pés de borracha, mas a recomendação é para não utilizar a escada para fazer manutenção elétrica. O por quê disso é o seguinte: se o piso estiver molhado e a pessoa que estiver utilizando a escada numa manutenção elétrica tomar um choque, já viu né..... vai dessa pra melhor.***

    As recomendações que essas empresas fazem nos produtos elétricos é que na limpeza, não é para mergulhar o produto em água.

    ****Você não acha muito pouca informação?

    Abraço,

    Rose

  • O problema é do consumidor e do fabricante.

    Infelizmente nós brasileiros temos mania de comprar os produtos e as vezes lê o manual somente pra saber usar,e isso as vezes,porque na sua maioria é adivinhando,rs.Quando lemos é só pq não conseguimos de jeito nenhum aí é que vem a vez do manual,rs.

    Mas jamais é raríssimo um nós latinos lermos a parte onde se explica o que não pode,o que é perigoso,o que pode causa se não usamos da forma certa etc..,Essa parte no manual vem sem destaque e bem pequenino,por isso não nos chama atenção,culpa do fabricante,que poderia destacar isso é primeiro lugar,acima de tudo,depois falar as vantagens do objeto.

    As empresas não se dão conta do valor de uma vida,e nem se preocupam de educar o consumidor através da publicidade a se alerta dos perigos que causa o mal uso dos produtos.

    OBS:Até remédio se usamos errado podemos morrer.

  • Certamente, na maioria dos casos, por desconhecerem características básicas dos aparelhos elétricos bem como não terem noções básicas sobre o comportamento das correntes elétricas através dos diversos materiais/corpos, mas, também, na menor parte dos casos, por outras situações, como por exemplo, defeito em um equipamento ou parte componente dele, do sistema elétrico a que está instalado, das condições do ambiente, influências externas e etc.

    Mas aqui caber uma observação: Em particular nos casos envolvendo defeitos nas instalações, essas sim com certeza são responsáveis por grande parte dos acidentes envolvendo a eletricidade. Há muitas pessoas vivendo envoltos em armadilhas elétricas letais e não se dão conta disso. Ex: Fios expostos, mal isolados e instalados, ausência de medidas de proteção, como um aterramento eficaz de toda a instalação e aparelhos conectados a ela, por exemplo.

    Quanto ao exemplo da pessoa descalça no chão molhado, que toca a geladeira e é eletrocutado, por exemplo, se encaixaria na parte menor dos casos, já que um defeito dessa natureza é intolerável e não depende única e exclusivamente dos cuidados da pessoa em risco, algo diferente de uma pessoa que derruba um secador de cabelos, elétrico, conectado a tomada, em um recipiente com água, e toca nessa água ou aparelho, onde fica clara a imprudência. Nesse exemplo do aparelho, o ideal seria desligar o disjuntor que alimenta o circuito com o problema, o que por sua vez também exige cuidados.

  • Olá querida!

    Não entendo muito dessas coisas mas eu acho que é descuido.Porque todos sabem que água junto com eletricidade irá ocorrer um choque elétrico.

    Ambas as situações ocorreram porque os aparelhos elétricos entraram em contato com a água.Se não ,não teria ocorrido essas tragédias.Infelizmente acontece.

    Beijos!

  • Colega: Tudo que foi dito esta certo, mas temos que levar em conta que um nível muito baixo, ler as instruções dos riscos de Acidente.

Sign In or Register to comment.