Por que há pessoas que têm medo da felicidade?
"Muita gente tem medo da felicidade.
Para essas pessoas, esta palavra significa mudar uma série de hábitos - e perder sua própria identidade.
Muitas vezes nos julgamos indignos das coisas boas que acontecem conosco.
Não aceitamos - porque aceitá-los nos dá a sensação de que estamos devendo alguma coisa a Deus.
Pensamos; " É melhor não provar o cálice da alegria, porque, quando este nos faltar, iremos sofrer muito.
Por medo de diminuir, deixamos de crescer.
Por medo de chorar, deixamos de sorrir."
- Paulo Coelho
Comments
O medo de ser feliz é se esconder no próprio casulo com medo de que algum mal possa acontecer. Exatamente como neste texto que você citou. A felicidade é sentida no ar, o cheiro do medo é sentido há quilômetros de distância. Não tem nada a ver com as batalhas da vida. A pessoa que tem força e enfrenta o mal de verdade, não tem medo de ser feliz, a única diferença é que ela não quer ser enganada por uma falsa felicidade (e quem quer?). Mas pessoas fracas que não batalham para conquistá-la, e vivem confortavelmente com sua felicidade teórica guardada à sete chaves, carregam no medo em si de ser feliz, o maior egoísmo. Não é possível ser feliz sozinho. Não existe felicidade se ela não for exteriorizada. O modo de pensar e agir faz parte de como vivemos, e a felicidade também está no modo de pensar e agir.
Abraços.
Não tenho medo da felicidade pq creio firmemente que ela não existe, Guardian, simples assim. Se eu for viver com uma pessoa por amor, estou consciente de que a nossa vida jamais será um mar de rosa, claro que teremos momentos felizes e é isso que fará com que o relacionamento se fortaleça. Deve haver outras pessoas que têm o mesmo raciocínio que eu.
Muitos relacionamentos naufragam exatamente pq as pessoas entram num relacionamento com essa ideia de felicidade permanente. E não é assim que ocorre na realidade não.
Aliás, são os momentos cruciais que mostrarão a dimensão do amor. Quem foge nesses momentos ruins, será que amava mesmo?
Bjinhos
Ultimamente eu confio não confiando,eu espero sem ter que exatamente esperar, medo de sofrer de novo sim, principalmente no amor,sou sincera e direta e objetiva, sou assim até pra comprar um sapato sou rápida pra compras,objetiva se saio de casa pra comprar algo tenho uma lista e sei onde e o que procurar, não sou uma mulher enrolada, que sai as compras e não compra o que realmente precisa, então objetiva na vida real, se gosto de alguém é porque gosto, não tem trapassa,ou golpe ou sei lá o que,então no amor sou assim objetiva, mas nem todos aceitam mulher decidida assusta alguns, então eu fico na minha ,melhor sozinha do que sofrer com pessoas complicadas eu sou descomplicada.
Muitos acreditavam que estariam cercados pela felicidade e que ela não iria embora, então vem a desilusão e a decepção, deixando um receio de ser feliz ou de tentar ser feliz novamente.
Me fez lembrar de uma conhecida minha que tinha muito medo quando estava sorrindo muito,
ela sempre dizia,ahhh caramba amanhã vou chorar,e assim acontecia por ela dizia.
-------------
Quanto a felicidade,só tenho medo de estar equivocada ao que penso que poderia ser complemento da minha felicidade.
A felicidade causa "medo" quando a pessoa espera muito dela..... cria expectativas e quando não encontra o que quer, tende a desabar tudo.....
Guardian!
Tudo que é proveitoso e compensador exige, naturalmente, abnegação, doação, trabalho, dedicação e muitos preferem evitar as responsabilidades que acompanham as verdadeiras conquistas, contentando-se apenas com a satisfação de desejos imediatistas.
Em tempos em que se compra a felicidade é fácil deixar de perceber aonde reside o que de melhor e de mais duradoro pode haver, entregando-se a uma existência repleta de parafernalhas e vazia de significado...
Abração!
http://flaviogikovate.com.br/com-medo-de-ser-feliz...
Olá, Guardian.
Sempre me pergunto isso. É realmente uma coisa muito sem sentido, ter medo de ser feliz. Mas creio que todos nós temos esse problema (eu mesmo já tive várias vezes). Penso que a nossa felicidade é alcançada quando realizamos as nossas vontades, quando estamos bem com nós mesmos e com aqueles que estão à nossa volta. Mas ao mesmo tempo, talvez por querermos aceitação e nos encaixar em determinado grupo, acabamos priorizando as vontades dos outros e colocando-as acima de todo o resto. Isso é o que nos torna infelizes, pois tentamos moldar a nossa personalidade com uma forma que não é realmente nossa. Se todo mundo pudesse se expressar do jeito que quer, acredito que seríamos bem mais felizes. Contudo, na sociedade em que vivemos hoje em dia, a espontaneidade e a atitude são características raras. Nascemos, crescemos e morremos apenas "seguindo o fluxo", ansiosos demais por construir nossa própria vida, mas não tanto a ponto de mudá-la para melhor. Sofremos coerção a todo momento, e também a todo momento perdemos nossa identidade achando que estamos criando uma. É uma espécie de ciclo, um hábito que desenvolvemos, infelizmente.
https://www.youtube.com/watch?v=4uWxgow0-4s
o/
Oi Guardian, boa noite...o texto do Paulo Coelho que você colocou resume muito bem o motivo das pessoas terem "medo" da felicidade...é o medo de perdê-la...por medo de perder, não deixam nem chegar...falta preencher o coração com mais amor, como diz um versículo bíblico,o amor expulsa o medo.
Beijos *-*