Existem montanhas no meio do mar?
O menino no colégio me disse que se existia vulcão no oceano existia montanha. Desmentir ele, mas ainda ficou a duvida: Experientes, alem dos vulcões existem montanhas no meio do mar?
O menino no colégio me disse que se existia vulcão no oceano existia montanha. Desmentir ele, mas ainda ficou a duvida: Experientes, alem dos vulcões existem montanhas no meio do mar?
Comments
Claro que sim, existem sim. Tanto existem montanhas no meio do mar, como existem montanhas no fundo do mar.
Você já se perguntou de onde são provenientes os maremotos? Eles são provenientes das erupções destes vulcões que habitam essas montanhas. As placas tectônicas, em constante movimento alteram a topografia do fundo do mar!
São, simplesmente cordilheiras marinhas, ou, montanhas e picos de montanhas que foram cobertas pela água do mar; as ilhas, são afloramentos destes picos!
Aliás, os continentes são afloramentos dessas montanhas, muito mais altas (Cordilheira dos Andes, Cordilheira dos Pirineus, Cordilheira di Himalaia, Cordilheiras Rochosas).
Por exemplo, a Austrália, há 100 milhões de anos, estava a 300 metros mais alta (da presente altura atual) em relação ao nível médio do mar...; daqui a 100 milhões de anos, ela estará 300 metros de profundidade, abaixo do nível médio do mar; a placa tectônica aonde ela flutua está indo em direção nordeste; talvez Sumatra e Filipinas desapareçam junto!
Eu pensava que fosse um mar rasinho, mas o Mar Mediterrâneo, num ponto situado há uns 60 km ao sudoeste da Grécia, tem uma profundidade de 5.000 metros!
Na última glaciação (12 mil anos), o Oceano Atlântico, pós degelo das calotas polares, passou por cima da união entre a Europa e a África (Estreito de Gilbratar) e, por erosão, separou os dois continentes, formando o Mar mediterrâneo!
Então, assim acho que fica bem claro de se entender...
ilhas