Qual dessas categorias de TEÍSTA ou ATEÍSTA vc melhor se identifica?

"Levemos então a sério o espectro de probabilidades e coloquemos ao longo dele juízos humanos sobre a existência de DEUS, entre dois extremos de certezas opostas. O espectro é contínuo, mas pode ser representado por sete marcos:

1-TEÍSTA CONVICTO. Probabilidade de 100% de que Deus existe. Nas palavras de C. G. Jung, "Eu não acredito, eu sei".

==

2-TEÍSTA DE FACTO.Probabilidade muito alta, mais que não chega aos 100%. "Não tenho como saber com certeza, mas acredito fortemente em DEUS e levo minha vida na pressuposição de que ele está lá".

==

3-TECNICAMENTE AGNÓSTICO com tendência ao teísmo. Maior que 50% mais não muito alta. "Tenho muitas incertezas, mas estou inclinado a acreditar em Deus".

==

4-AGNÓSTICO completamente imparcial. Exatamente 50%."A existência e a inexistência de Deus têm probabilidades exatamente iguais".

==

5-TECNICAMENTE AGNÓSTICO com tendencia ao ateísmo. Inferior a 50%, mais não muito baixa. "Não sei se deus existe mais estou inclinado a não acreditar."

Update:

FONTE: Deus, um delírio

AUTOR: Richard Dawkins

PGS: 79,80

Update 3:

======GALERA==========

todo mundo aqui sabe o que é contínuo né!!... significa que você não se identifica com nenhum dos marcos, e acha que pode estar entre 2 quaisquer, pode marcar por exemplo:

===

4,7 (nível 4 tendendo para o 5) e, se quiser, criar uma frase que ilustre sua posição!!!... :)

===

Update 5:

===smaug===

COMO FAZ PRA POR FOTO?

Update 7:

===100% livre===

Acho que vc não disse besteira!! faz realmente sentido a sua afirmação!!!... pra nóis racionalistas, é difícil aceitar que alguem seja convicto em 1 dos extremos!!!... o nível 7 por exemplo é algo que não cola com a razão!!!... A razão por si só, na minha opinião, não é um ente capaz de produzir 100% de certeza sobre qualquer afirmação!!!... existe sempre uma pitada de ceticismo na língua de um ATEU!!!... mais isso é na MINHA OPINIÃO!!!...

Comments

• Olha não sei se vou dizer besteira, mas não tem como ninguém votar em 1 e nem em 7, pois não temos 100% de certeza de nada.

Então fico com um 6,5 aproximadamente. Pois não acredito, mas pode ser que exista algum Deus(Não o do cristianismo, e outros), acredito que se existir seria um Deus Deísta.

Na minha opnião deveria começar no 1,01 e ir até o 6,99; pois como eu disse no começo, não podemos afirmar com 100% de certeza que Deus não existe, não podemos afirmar com 100% de certeza que E.Ts não existem(quanto a isto, acredito que existam, porém não creio que já tenham vindo nos fazer visitas), não podemos afirmar com 100% de certeza que dragões não existiram na Terra.

• Hehe, me encaixo mesmo é no ATEU CONVICTO. Para mim, não tem mais maneira alguma de acreditar em Deus. Após anos de alienação, sofrimento e renuncia servindo um ser invisível, amadureci e compreendi que Deus, espiritos e coisas do tipo simplesmente não existem! E que foram criações de homens do passado que, por não conhecerem os mistérios do universo daquela época. Por exemplo, ao verem planetas, achavam que se tratava de deuses ou emissários divinos. Ao olharem furacões e raios, intitulavam aquilo de Deus. E por aí vai.

Para um homem moderno acreditar em Deus, é preciso que ele fique alheio a tudo o que possa exterminar a existência do divino para que assim possa crer. Pois se for por os olhos na ciencia e no intuito lúdico, ficará evidente que Deus não passa de uma fábula...

• 6,7 - Ateu convicto mas não monolítico - "Deus não existe até que se mostre evidência em contrário. A probabilidade de uma evidência aparecer é quase zero. Se existisse um ser criador e consciente, não poderia ser como nenhuma das hipóteses até hoje apresentadas."

• 7-ATEU CONVICTO. "Sei que DEUS não existe, com a mesma covicção com que Jung sabe que ele existe" ^^

• 5 e meio

Porque minha convicção de que Deus existe é acima de 50%(quase a mesma de um ateu convicto) mas porém eu não tenho como provar se Deus existe ou não

• 7-ATEU CONVICTO. Sei que DEUS não existe, com a mesma covicção com que sei que fadas, duendes, e gnomos não existem.

• Sou teísta convicto. Mas não sou fanático religioso.

• 6-ATEU DE FACTO

• Não consegui me situar nesta classificação: para mim a idéia de um Deus não tem nenhum fundamento que eu possa considerar, porque se trata de algo imaginário. Para mim os crentes tomam algo imaginário como se fosse real. Às vezes tenho a impressão que o crente esta "brincando de acreditar" ou que há uma cisão na mente dele: embora ele acredite em algo tão absurdo o resto da sua mente continua dentro da realidade, dentro da normalidade.

• 6,9999999 onde 9 tende ao infinito. Eu tinha 5000 pontos, mas un fanático me denunciou e eu voltei ao nivel quatro.

kkkkkkk

puis minha foto! Não disse que ia por? Eu pus. kkkk

Sign In or Register to comment.